Acessibilidade / Reportar erro

As Disputas entre Ortodoxos e Heterodoxos: O que é (e o que não é) Economia * * Gostaria agradecer, pela leitura, críticas e observações, a Miguel Soares Palmeira, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, e a Ivan da Costa Marques, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Devo mencionar também minha gratidão a Daniel de Pinho Barreiros, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelos seus comentários. Registro ainda a gentileza de Adriana Moreira Amado, professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, cujas impressões sobre a configuração do campo da Economia no Brasil me ajudaram a compreender melhor meu objeto de estudo. Sou grato, igualmente, a Bernard Chavance, Florence Jany-Catrice, Jérôme Gautié e Oliver Godechot, pela generosidade ao compartilhar suas avaliações sobre a configuração do campo da Economia na França durante os anos 1980 e 1990.

The Disputes between Orthodox and Heterodox: What is (and what is not) Economics

Les Différends entre Orthodoxes et Hétérodoxes: Qu’est-e que (et qu’est-ce que n’est pas) l’Économie

Las Disputas entre Ortodoxos y Heterodoxos: lo que es (y lo que no es) Economía

RESUMO

Recorrendo ao conceito bourdieusiano de campo científico, este artigo se dedica a compreender como as fronteiras que delimitam o que é a Economia têm sido definidas. Para tanto, são identificadas e analisadas as relações estabelecidas entre ortodoxos e heterodoxos e entre ortodoxos, heterodoxos e os demais agentes do campo. A exemplo de outros estudos, os programas de pós-graduação da PUC-Rio e da FGV-Rio, de um lado, e da UFRJ e da Unicamp, de outro, foram tomados, respectivamente, como os representantes paradigmáticos da ortodoxia e da heterodoxia. O mapeamento das redes de interações mostra que, em que pese a importância da oposição entre o liberalismo neoclássico e seus críticos, o processo contínuo de disputas em torno dos limites definidores da Economia é complexo e multifacetado. Em vez de se encerrar exclusivamente no enfrentamento entre dominantes e não dominantes, o campo abriga ortodoxos e heterodoxos de variadas matizes, em diferentes situações.

conceito de economia; ortodoxia; heterodoxia; campo científico; sociologia do conhecimento

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br