Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre a presença do núcleo Voice e o clítico SE no português brasileiro * * Pós-doutoranda no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, com apoio da FAPESP (2016/02239-9). A pesquisa reportada neste artigo foi feita durante meu Doutorado e contou com apoio do CNPq (processos 142048/2012-7 e 229746/2013-6). Agradeço à audiência do III Colóquio Brasileiro de Morfologia, realizado entre os dias 24 e 26 de novembro de 2015 na Universidade de São Paulo, onde uma versão deste trabalho foi apresentada. Um agradecimento especial a Danniel Carvalho, debatedor dos trabalhos da mesa em que apresentei. Agradeço, ainda, aos pareceristas anônimos, e aos colegas Jairo Nunes e Letícia Santos por sugestões e discussões que enriqueceram este texto. Todos os erros restantes são de minha inteira responsabilidade.

The relationship between Voice and the clitic SE in Brazilian Portuguese

RESUMO

Neste texto, estudo três construções que tiveram/estão tendo mudanças em sua sintaxe no português brasileiro (PB). São elas: anticausativas, como em (1) O prato (se) quebrou: médias, como em (2) Essa roupa (se) lava fácil e impessoais, como (3) Nesse lugar (se) vende bota. Em sincronias anteriores, essas construções eram marcados com uma morfologia específica, o clítico SE. Atualmente, são também possíveis sem a presença deste clítico. Afirmo que as mudanças nas estruturas desses eventos possuem uma origem em comum: a perda de SE que nucleia um tipo de projeção Voice específica.

Palavras-chave:
clítico SE; projeção Voice; português brasileiro

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br