Acessibilidade / Reportar erro

Tipos de discurso e interpretação do agir: o potencial de desenvolvimento das figuras de ação* * Artigo originalmente publicado em francês: Bulea, E. (2009). Types de discours et interprétation de l'agir: le potentiel développemental des "figures d'action". Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, 3, Ediçoes Colibri/CLUNL Lisboa, pp. 135-152.

Discourse types and the interpretation of human activity: the developmental pontential of "action figures"

RESUMO

Este artigo enfoca o papel desempenhado pelo processo linguístico, especialmente pelos tipos de discurso, na interpretação da atividade humana, no contexto da prática profissional. Com base nos estudos de Saussure, a primeira parte do artigo apresenta a forma como as unidades semióticas e signos linguísticos foram conceituados na teoria desse autor, discutindo as implicações dessa conceitualização nos processos de significação humanos. Na segunda parte, são apresentados os resultados da análise empírica de entrevistas com enfermeiros sobre sua prática de enfermagem. Essa análise revela os diferentes tipos de figuras de ação mobilizadas por esses profissionais, bem como a relação dessas figuras com os tipos de discurso e outras escolhas linguísticas. A terceira parte discute o estatuto das figuras de ação: inicialmente, centra-se no papel dessas figuras no desenvolvimento, com base na produção de sentido sobre a atividade profissional; e, posteriormente, demonstra-se que as figuras de ação podem ser consideradas como macro-signos ou unidades semióticas.

Palavras-chaves:
Tipos de discurso; Figuras de ação; Unidades Semióticas; Desenvolvimento; Atividade Profissional

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br