Acessibilidade / Reportar erro

O relato: um revelador dos panos de fundo e subentendidos do trabalho: uma ferramenta para formar e transformar

RESUMO

Trabalhos oriundos de diferentes correntes de pensamento, ou mesmo de disciplinas diferentes, como as ciências da educação e a ergonomia, convergem atualmente para um objeto aparentemente comum: fazer com que relatos e discursos de profissionais contribuam para a formação de trabalhadores iniciantes. Se a problemática, de maneira geral, não é nova, sua atualização nas esferas particulares e a utilização concreta de procedimentos dela decorrentes suscitam questões inéditas, ao menos no que diz respeito às ferramentas propostas. Examinaremo-nas fazendo referência a dois exemplos franceses de ações de formação profissional: a autoformação de professores iniciantes por meio da plataforma Néop@ss-action e a utilização de relatos profissionais na formação à profissão de ergonomista. Assistimos nos dois casos a tentativas de didatizar objetos e processos escolhidos na esfera da produção discursiva.

Palavras-chave:
relato; relato profissional; práticas discursivas; autoconfrontação; didatização

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br