Acessibilidade / Reportar erro

Gramática/análise linguística no ensino de inglês (língua estrangeira) por meio de sequência didática: uma análise parcial

Grammar/linguistic analysis in the teaching of english as a foreign language via didactic sequence: a partial analysis

RESUMO

Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o ensino de gramática/análise linguística e de expressão escrita (compreensão e produção) durante o processo de implementação de uma Sequência Didática por meio dos gêneros de textos comics, comic strips, political cartoon no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná - CELEM. Nossas análises nos permitem concluir que o procedimento Sequência Didática viabiliza o trabalho com a gramática, possibilitando que esta seja trabalhada em sala de aula na perspectiva da análise linguística (cf.: Geraldi 1991GERALDI, João Wanderley. 1991. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes., 1997______. (Org.). 1997. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática.), o que torna esse estudo muito mais significativo e real para o aluno.

Palavras-chave:
Análise linguística; Expressão escrita; Sequência didática; Língua inglesa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br