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O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas

The research article’s text plan: characterization and didactic perspectives

RESUMO

Este artigo tem como objetivo explicitar as principais propriedades dos planos de texto de quatro artigos científicos produzidos em áreas disciplinares distintas (Ciências vs. Ciências Sociais e Humanas/Humanidades), com vista a uma aplicação ao ensino de gêneros, no âmbito da promoção do letramento acadêmico e, mais especificamente, da didática dos gêneros. Privilegia-se o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart [1997] 1999______. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado. São Paulo: EDUC (1a ed. Delachaux et Niestlé, 1997)., 2010BRONCKART, Jean-Paul. 2010. La vie des signes en questions: des textes aux langues et retour. In: Brito, A. M.; Silva, F.; Veloso, J.; Fiéis, A. (Eds.). Textos Seleccionados, XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: APL, p. 11-40.), as propostas da escola de língua francesa da Linguística Textual (Adam 2001ADAM, Jean-Michel. 2013. Problèmes du texte. Pré publications. Université d’Aarhus. Disponível em: <Disponível em: http://cc.au.dk/fileadmin/dac/Arrangementsfoto/Prepub_no_200_-_nov_2013.pdf > Acesso em: 11 dez. 2018.
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) e os princípios da Didática dos Gêneros (Schneuwly e Dolz 2004SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. 2004. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. G. S. Cordeiro e R. Rojo. Campinas, SP: Mercado de Letras.; Dolz e Gagnon 2008______; GAGNON, Roxane. 2008. Le genre du texte, un outil didactique pour développer le langage oral et écrit. Pratiques: 179-198. Disponível em: <http://pratiques.revues.org/1159> Acesso em: 10 fev. 2019.
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; Dolz 2011DOLZ, Joaquim. 2011. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita. Salto para o Futuro 21, (11), 4-9. Disponível em: <Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:23150 >. Acesso em: 15 fev. 2019.
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). Para tal, foi adotada uma abordagem descendente, partindo do social para os textos e privilegiando uma metodologia de análise qualitativa de cunho descritivo, de acordo com a qual se procedeu à análise comparativa das propriedades de quatro exemplares do gênero artigo científico, inscritos em diferentes áreas de investigação. Os dados obtidos mostram a grande flexibilidade do gênero artigo científico a nível do plano de texto, sendo evidenciadas diversas adaptações em função da área de investigação em que cada texto é produzido.

Palavras-chave:
Plano de texto; Artigo científico; Gêneros acadêmicos; Ensino dos gêneros

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