Acessibilidade / Reportar erro

Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade

Comments on blogs for teachers of English: an appraisal analysis

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. 1994. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold Publishers.; Halliday e Matthiessen 2004_____; MATTHIESSEN, Christian. M. I. M. 2004. An Introduction to Functional Grammar. 3a. ed. London: Edward Arnold.) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005_____; WHITE, Peter. 2005. The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan.; Martin e Rose 2003_____; ROSE, David. 2003. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum.) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico-gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas.

Palavras-chave:
comentários; blogs; sistema de avaliatividade; gramática sistêmico-funcional

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br