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"Meninos" e "Professoras"? Pragmática social numa instituição de cuidado de deficientes

Children" and "Teachers"? Social pragmatics in a disabled care institution

RESUMO

Apoiado em teses de Kanavillil Rajagopalan, para quem toda representação é política, pois é uma escolha dentre representações possíveis, e de Howard Becker, para quem toda representação é adequada a determinadas condições sociais de fazer e uso, apresento uma reflexão sobre os usos das designações "meninos" e "professoras", observados durante as atividades de extensão realizadas numa instituição de cuidado de pessoas deficientes. Esta instituição não é um espaço escolar, mas em vez de procurar responder se essas designações correspondem ou não à "realidade", procurei entender a que realidade corresponde o uso dessas designações. Concluo que os usos das designações "meninos" e "professoras" evidenciam a posição marginal que a instituição ocupa no sistema municipal de ensino e colocam para os envolvidos, incluindo a equipe de extensão, um posicionamento quanto aos usos mais adequados ao contexto.

Palavras-chave:
Pragmática social; educação; pessoas com deficiência; designação

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