Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF

Evaluation and Appraisal of deaf students´ discourse

RESUMO

Este trabalho apresenta a análise discursiva de resenhas elaboradas por graduandos surdos do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com base nas abordagens teórico-metodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994HALLIDAY, Michael. 1994. An introduction to functional grammar. 2ed. London: Edward Arnold.; Halliday e Mattiessen 2004_____; MATTHIESSEN, Christian. 2004. An introduction to functional grammar. 3ed. London: Edward Arnold.), do Sistema de Avaliatividade (Martin e White 2005_____; WHITE, Peter. 2005. The Language of Evaluation: Appraisal in English. London & New York: Palgrave Macmillan.) e no que propõem pesquisadores interessados no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (Quadros 2004_____; KARNOPP, Lodenir Becker. 2004. Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed. ; Lodi 2005LODI, Ana Cláudia. 2005. Plurilinguismo e surdez: uma leitura bakhthiniana da história da educação de surdos. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 409-424.; 2006_____. 2006. A leitura em segunda língua: práticas de linguagem constitutiva da(s) subjetividade(s) de um grupo e alunos surdos. Campinas: Cad. Cedes, Vol. 26, n. 69, p. 185-204. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 25 set 2013.
http://www.cedes.unicamp.br...
; 2013_____. 2013. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. São Paulo: Educ. Pesquisa, v. 39, n. 1, p. 49-63.; Lodi et al 2014LODI, Ana Cláudia et al. 2014. Letramento e minorias. Porto Alegre: Editora Mediação .; Fernandes 1999; Almeida, Santos e Lacerda 2015ALEMIDA, Djair; SANTOS, Gláucia Ferreira; LACERDA, Cristina. 2015. O ensino de Língua Portuguesa para surdos: estratégias didáticas. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 30-57, Set./Dez. Disponível em: Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index . Acesso em 03 out 2015.
http://online.unisc.br/seer/index.php/re...
; entre outros). O ensino da resenha foi realizado a partir da proposta de Ramos (2004RAMOS, Rosinda Castro. 2004. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em curso de inglês para fins específicos. São Paulo: The ESPecialist. n. 25, vol. 2, p. 107-129.) e a análise das produções revela a presença de marcas avaliativas principalmente da categoria Julgamento do Sistema de Avaliatividade, destacando questões éticas e identitárias sobre preconceito, exclusão e inclusão social e educacional. O trabalho revela também a importância do uso de estratégias adequadas de ensino de Língua Portuguesa escrita para aprendizes surdos.

Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional; Avaliatividade; Português para graduandos surdos

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br