Acessibilidade / Reportar erro

Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico

Scientific article: a kaleidoscopic textual genre

RESUMO

A partir do exame dos processos multifacetados de elaboração de artigos científicos durante uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (PAELP) do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, este trabalho visa descrever o artigo científico como gênero caleidoscópico. Analisamos os textos elaborados no decorrer da disciplina, por meio dos aportes teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (cf.: Bronckart 1999BRONCKART, Jean-Paul. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC., 2006______. 2006. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado das Letras. , 2008______. 2008. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções de trabalho. Campinas, SP: Mercado das Letras.; Bulea 2010; Schneuwly e Dolz 2004SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. 2004. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras.), que, também, alicerçaram os procedimentos didáticos. Os dados gerados indicam a necessidade de ampliação das definições existentes sobre o gênero artigo científico e o papel decisivo das microações de linguagem nas estratégias de didatização do gênero artigo científico.

Palavras-Chave:
Artigos científicos; Gêneros acadêmicos; Interacionismo Sociodiscursivo; Caleidoscópio

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br