Acessibilidade / Reportar erro

Crenças dos interagentes em teletandem: Implicações para o ensino de Português como língua estrangeira

RESUMO

Com base nos princípios da autonomia e da reciprocidade, Teletandem conecta ensino de línguas com a tecnologia, por promover a interação entre os estudantes universitários com o objetivo de proporcionar um contexto virtual para o ensino e aprendizagem de línguas. Um sistema de crenças e valores pode surgir nesse ambiente fecundo e tal emergência pode afetar diretamente o processo. Este estudo tem como objetivo investigar o sistema de crença, que emerge de sessões de mediação Teletandem, e discutir suas implicações para o ensino do Português como língua estrangeira a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso.

Palavras-chave:
Teletandem; crenças; Português como Língua Estrangeira; conscientização crítica da linguagem

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br