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Revisando Metodologias Críticas de Pesquisa para formação de professores em Linguística Aplicada

RESUMO

O campo da Linguística Aplicada transformou-se nos últimos anos e, em vários aspectos, pode ser considerado hoje como “uma prática móvel” (Pennycook (2001: 173). Este texto analisa Metodologias Críticas de Pesquisa, examinando primeiramente a história do campo e as mudanças ao longo dos anos, comparando metodologias como Pesquisa-Ação (PA); Pesquisa Participativa (PR); Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), considerando que estes, em maior ou menor grau, intervêm no contexto em que a pesquisa é realizada. Em seguida, aprofundamos nossa discussão sobre a PCCol - base teórico-metodológica de nossas investigações, bem como de nossos Grupos de Pesquisa: LACE; ILCAE e GEICS.2 2 Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE) PUC-SP/ CNPq, líderes Magalhães e Liberali; Grupo de Pesquisa: Estudos sobre Identidade e Culturas Surdas (GEICS) UNIFESP/CNPq, líderes Fidalgo e Campos; Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais ( ILCAE) PUC-SP/ CNPq e UNIFESP, líderes Angela Lessa e Sueli Fidalgo.

Palavras-chaves:
Metodologias Críticas em Pesquisa; Formação de Professor; Linguística Aplicada; Metodologia Crítica de Colaboração

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