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Avaliatividade verbal e visual em textos que divulgam pesquisas de opinião pública1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Verbal and visual appraisal in texts publishing public opinion research

RESUMO

Objetivamos investigar posicionamentos avaliativos em textos multimodais que congregam linguagem verbal e visual técnica. Com base nos sistemas de Avaliatividade verbal (Martin & White, 2005Martin, J. R., & White, P. R. R. (2005). The language of evaluation: appraisal in English. New York: Continuum.) e visual (Economou, 2009Economou, D. (2009). Photos in the news: appraisal analysis of visual semiosis and visual-verbal intersemiosis. PhD thesis, University of Sydney, Sydney Digital Theses. http://hdl.handle.net/2123/5740.
http://hdl.handle.net/2123/5740...
), analisamos 14 textos que divulgam pesquisas de opinião pública. Os resultados revelam que a estrutura das pesquisas é perpassada pelo fechamento dialógico e pelo direcionamento da manifestação avaliativa. Imagens técnicas apresentam a gradação (principalmente de força) como sinal avaliativo inerente. O engajamento é marca recorrentemente inscrita, via seleção de cores, inserção de dados intertextuais, destaques, comparações de dados e arranjo do texto. Os posicionamentos avaliativos evocados são condicionados ao contexto de recepção (nível de leitura, percepção do assunto, p. ex.) e às conduções interpretativas inscritas pela equipe editorial. Sendo assim, da coleta à divulgação, a opinião pública é sutilmente construída, e a Avaliatividade tem papel essencial nesse processo.

Palavras-chave:
Avaliatividade; Multimodalidade; Opinião pública; Textos de divulgação

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