Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2004
  • "Grab That Mike": questões comunicativas em um "Talk Show" Francês Articles

    Van Son, Ludwina

    Resumo em Português:

    Para a presente análise escolhemos um "talk show" francês recente para ilustrar como a comunicação se transforma em um novo tipo de ideologia: em outras palavras, você deve se comunicar se você se considera um cidadão do mundo de hoje. Sendo a principal característica do talk show a desestabilização das regras implícitas e o framework de participação, observamos como o tal direito democrático de expressão é interpretado pelo apresentador para manter a dinâmica do programa. Para revelar suas manipulações, examinamos as interações verbais entre apresentador e convidados nos seguintes temas: escolha do tópico, mecanismos de tomada de turno e construção de identidade dos convidados. É nessa perspectiva que este tipo de programa se apresenta como um espaço público onde a democracia direta pode ser exercitada; a análise das estratégias discursivas do apresentador do talk show revela o impacto de um framework de participação mediada.

    Resumo em Inglês:

    In this analysis we have chosen a recent French talk show to illustrate how communication is turned into some new kind of "ideology"nowadays: in other words, you have to communicate if you consider yourself a citizen of today's world. The main characteristic of issue-centered talk shows being the destabilization of the implicit rules and participation framework, we observe how the so-called democratic right to express ourselves is (mis)used by the talk show host to secure the dynamics of the show. In order to reveal the host's manipulations, we have examined the verbal interactions between host and guests on the following issues: topic choice, turn-taking mechanisms and identity construction of the talk show's guests. In the perspective that this kind of talk show presents itself as a public space where direct democracy can be exercised, the analysis of the discursive strategies of the talk show host reveals the impact of a mediatic participation framework.
  • "It's Really Ultimately Very Cruel": contrastando colocações de advérbios de intensidade em inglês entre a escrita de aprendizes de EFL e o discurso acadêmico oral de falantes nativos Articles

    Recski, Leonardo Juliano

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga e contrasta colocações recorrentes de advérbios de intensidade entre um corpus composto por textos produzidos em inglês como L2 - o Corpus Internacional de Inglês de Aprendizes - ICLE (Granger, 1993) e o corpus de transcrições de fala de inglês acadêmico da Universidade de Michigan - MICASE (Simpson et al., 2002). O artigo busca demonstrar que a recorrência de tais colocações constitui uma parte importante do repertório lingüístico de falantes e escritores e que, assim, pode fornecer uma amostra do léxico dessas populações. De forma geral, os resultados indicam que há uma grande predominância de amplificadores sobre maximizadores e que um número reduzido de maximizadores e amplificadores são utilizados em combinações recorrentes. Além disso, a análise revelou que maximizadores tendem a intensificar palavras não escalares enquanto amplificadores tendem a intensificar palavras escalares e que o uso excessivo de advérbios de intensidade por parte dos aprendizes de L2 parece estar associado a um estilo coloquial e um tom exagerado que são freqüentemente considerados inapropriados em textos acadêmicos formais.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates and contrasts recurrent intensifier collocations across a corpus of EFL writing - The International Corpus of Learner English - ICLE (Granger, 1993) and The Michigan Corpus of Academic Spoken English - MICASE (Simpson et al., 2002). It seeks to show that such recurrent collocations are an important part of writers and speakers' linguistic repertoire and that they may provide a window onto their lexicon. On general grounds, the results indicate that there is a great predominance of boosters over maximizers and that a limited number of maximizers and boosters are used in recurrent combinations. The analysis further revealed that maximizers tend to intensify non-gradable words while boosters tend to intensify gradable ones and that EFL writers' overuse of intensifiers appears to be associated with colloquial style and an exaggerated tone that is often considered to be inappropriate in formal academic texts.
  • Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea Artigos

    Fabrício, Branca Falabella

    Resumo em Português:

    Vários estudos sobre a caracterização da identidade de gênero na mídia têm sinalizado que o eixo bipolar masculino-feminino vem orientando historicamente as narrativas identirárias, ao diferenciar homens e mulheres em razão de sua anátomo-fisiologia. Apontam ainda para o fortalecimento, na contemporaneidade, de discursos cientificistas explicativos do comportamento humano, alimentados pelos avanços tecnológicos e pelo mercado. Tendo em vista esse panorama, o propósito do presente estudo é, com base em um texto jornalístico inglês, mapear parte das crenças e da lógica que figuram no cenário midiático contemporâneo, analisando sua participação na construção do conceito de mulher e de feminilidade hegemônica. O referencial da Análise Crítica do Discurso é utilizado para abordar o processo de construção de posições imaginárias propostas para os interlocutores cujas vozes interagem no referido texto.

    Resumo em Inglês:

    Different studies on the construction of gendered identities in the media have shown that the male-female polarity has been guiding historical narratives, as it differentiates men and women according to biological features. They also problematize the role played by technological developments and marketing practices in the strengthening of explanatory scientific discourses concerning human behavior in the contemporary scenario. In light of this state of affairs, the purpose of the present paper is to map part of the beliefs and logics underlying contemporary media practices, analyzing its participation in the construction of womanhood and hegemonic femininity. The reflection is triggered by an article published in an English newspaper and draws on Critical Discourse Analysis to approach the construction of imaginary subject positions for interlocutors whose voices interact in the focused text.
  • Que tipo de treinamento é necessário para ajudar estudantes de idiomas a usar estratégias baseadas em metáforas para adivinhar o significado de vocabulário novo? Articles

    Littlemore, Jeannette

    Resumo em Português:

    É descrito um estudo que compara os benefícios de duas abordagens diferentes de treinamento no uso de estratégias de adivinhação de vocabulário baseadas em metáforas para estudantes de línguas estrangeiras. Uma abordagem passo-a-passo, de grupo, é comparada com outra, mais autônoma. Os resultados sugerem que o tipo de treinamento recebido afeta a capacidade dos alunos usarem essas estratégias, mas não sua tendência em usá-las. Alunos que participaram da abordagem autônoma foram significativamente melhor sucedidos no uso de estratégias de adivinhação de vocabulário baseadas em metáforas do que os alunos que receberam treinamento em grupo. A diferença foi particularmente acentuada em relação a seu sucesso no uso de imagens interativas.

    Resumo em Inglês:

    A study is described, which compared the benefits of two different training approaches in the use of metaphor-based vocabulary guessing strategies for foreign language learners. A group-based, step-by-step approach was compared with a more autonomous approach. The findings suggest that the type of training received affects the students' ability to use these strategies, but not their tendency to use them. The students who participated in the autonomous approach were significantly more successful at using metaphor-based vocabulary guessing strategies than the students who had received the group training. The difference was particularly marked in terms of their successful use of interactive images.
  • Uma leitura enunciativa da língua brasileira de sinais: o gênero contos de fadas Artigos

    Lodi, Ana Claudia Balieiro

    Resumo em Português:

    Este artigo refere-se a um estudo inicial dos processos discursivos da língua brasileira de sinais (LIBRAS), no gênero contos de fadas, à luz da teoria enunciativa de Bakhtin. As análises realizadas, embora iniciais, apontaram alguns aspectos discursivos relevantes sobre a LIBRAS, principalmente no que se refere à dinâmica interdiscursiva que a constitui, ou seja, à compreensão de como as diferentes vozes presentes nos textos são construídas, como elas se diferenciam quanto aos aspectos composicionais, como assimilam o discurso do outro e como se inter-relacionam entre si e com o todo textual para o tratamento do tema.

    Resumo em Inglês:

    This article refers to an initial study of the discoursive processes of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) in the fairy tales genre under the light of the enunciative theory of Bakhtin. Current analysis data, although in its early stages, pointed out some relevant discoursive aspects about LIBRAS, mainly those related to the constitution of its interdiscursive dynamic. It refers to the understanding of how the different voices present in the text are built, how they differ in their compositional aspects, how they assimilate the discourse of other, and how they interrelate to each other and to the full context regarding the approach of the theme.
  • Entrevista com Jean-Paul Bronckart Entrevista

    Machado, Anna Rachel
  • O Desejo da Teoria e A Contingência da Prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira) Resenhas

    Schmitz, John Robert
  • A Aventura das Línguas: uma história dos idiomas do mundo Resenhas

    Perini, Mário A.
  • A formação do professor: perspectiva da lingüística aplicada Notas Sobre Livros

    Alves, Maria Cristina C. Lavrador
  • Conversas com tradutores Notas Sobre Livros

    Kayano, Letícia
  • Dialog zwischen den Schulen Notas Sobre Livros

    Kato, Mary Aizawa
  • Linearization of Chains and Sideward Movement Notas Sobre Livros

    Kato, Mary Aizawa
  • Language and Creativity: the art of common talk Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Lingüística de Corpus Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Dicionários: uma pequena introdução à Lexicografia Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • O texto na alfabetização: coesão e coerência Notas Sobre Livros

    Dantas, Carla Tereza P. R.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br