Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 38, Número: 2, Publicado: 2022
  • Aquisição de acento de palavra do inglês por falantes de português brasileiro Artigos

    Santos, Raquel Santana; Fragozo, Carina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata da aquisição do acento primário do inglês por falantes de português brasileiro. O objetivo é observar se falantes não nativos conseguem modificar a noção de sílaba pesada do português (equivalente a sílaba com rima ramificada) para a do inglês (equivalente a núcleo ramificado). Os resultados indicaram que o nível de proficiência é significante, mas que o segmento da sílaba final e a possibilidade de epêntese afetam ainda mais os resultados. Os resultados nos permitem defender que, apesar da grande influência da L1 nos níveis de proficiência iniciais, a reparametrização (nos moldes de Chomsky 1982) é possível.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article looks at the acquisition of English primary stress by Brazilian Portuguese speakers. The aim is to see if non-native speakers can change the notion of heavy syllable in Portuguese, which is equivalent to a branched rhyme, to that of English, which is equivalent to a branched nucleus. The results indicated that the proficiency level is significant, but the segment of the final syllable and the possibility of epenthesis affect the results even more. Our findings allow us to argue that despite the influence of the first language at the beginning of the learning process, reparametrization is possible.
  • Formulações, polidez e preservação da face na interação em tribunais: um estudo de caso Articles

    Burgo, Vanessa Hagemeyer

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem o objetivo de analisar o modo como as formulações, polidez e preservação da face são empregadas pelos falantes para a obtenção de objetivos específicos na interação em tribunais. O aporte teórico está fundamentado nos conceitos da Análise da Conversação e da Linguística Forense, e o corpus é formado pelo julgamento de Jodi Ann Arias, que recebeu grande atenção da mídia nos Estados Unidos. Os excertos analisados foram obtidos no último dia de inquirição cruzada do promotor e em uma transcrição do processo, ambas disponíveis na Internet. Vale ressaltar que esses mecanismos contribuem para construir, realçar, ameaçar ou enfraquecer a imagem das pessoas nesse tipo de contexto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyse how formulations, politeness, and facework are employed by speakers to achieve specific purposes in courtroom interaction. The theoretical framework is based on the concepts of conversation analysis and forensic linguistics, and the corpus consists of the trial of Jodi Ann Arias, which received widespread media attention in the United States. The excerpts under analysis were taken from the final day of the prosecutor’s cross-examination and from a reporter’s transcript of proceedings, both available on the Internet. It is important to highlight that these devices contribute to construct, enhance, threaten, or weaken people’s image involved in this kind of context.
  • “Um fã teu, quem realmente te admira, jamais faria esse tipo de coisa”: sobre a existência de relativas livres apositivas no português brasileiro Articles

    Medeiros Junior, Paulo

    Resumo em Português:

    RESUMO Os dados do português brasileiro fornecem evidência para a proposta, que eu defendo no presente trabalho, de que existem relativas livres apositivas, contrariamente ao que propõe Emonds (1979), segundo quem não podem existir relativas livres com esse tipo de conteúdo e/ou comportamento sintático. Argumento aqui que há razões para crer que a sentença -wh evidenciada no título deste artigo seja na verdade uma relativa livre que carrega conteúdo apositivo, considerando questões como distribuição, matching, a natureza do termo “quem” assim como o conteúdo semântico. A sentença do tipo-quem, que ponho em análise neste artigo, difere de uma relativa apositiva comum (com antecedente expresso) por parecer estar justaposta ao nominal com o qual se conecta, sendo a ele equivalente, condição que conduz à impossibilidade de um processo de relativização nos termos do que propõe Kayne (1994) para a derivação de tais sentenças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Brazilian Portuguese data provide evidence to the claim I make in this paper that there are appositive free relatives, contrary to what Emonds (1979) states, for whom free relatives cannot have appositive semantics or syntax. I argue there are reasons to believe the wh-sentence evidenced in the title of this paper is in fact a free relative that carries appositive content, considering issues such as distribution, matching, the nature of quem and semantic content. The quem-type sentence I put into analysis in the present paper differs from an ordinary (headed) appositive relative clause for it seems to be juxtaposed to the nominal it relates to, being equivalent to it, a condition that leads to the impossibility of a relativization process in Kaynes’s (1994) terms for the derivation of this kind of sentence.
  • Aquisição de linguagem a exceder a fala: gestos de bebês e função interpretativa do cuidador Artigos

    Nogueira, Amanda Larissa; Silva, Kelly Cristina Brandão da

    Resumo em Português:

    RESUMO A linguagem é um conjunto multimodal, intrinsecamente relacionada à constituição psíquica e pode ser avaliada por outros elementos, além da fala. Objetiva-se discutir os efeitos dos gestos do bebê e da atividade interpretativa do cuidador no processo de aquisição da linguagem em bebês com histórico de internação neonatal. Estudo exploratório, qualitativo e retrospectivo. Amostra composta por quatro díades cuidador-bebê, com histórico de internação neonatal. Dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e videogravações. Os resultados indicam que a atenção à produção gestual, à interação cuidador-bebê e à função do cuidador como significador das produções infantis auxiliam o acompanhamento e a avaliação do processo de aquisição de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Language is a multimodal set, intrinsically related to the psychic constitution and can be evaluated by elements other than speech. The objective is to discuss the effects of the baby gestures and the caregiver interpretive activity on the language acquisition process in babies with a history of neonatal hospitalization. Exploratory, qualitative and retrospective study. Sample composed of four caregiver-baby dyads, with history of neonatal hospitalization. Data collected through semi-structured interviews and video recordings. The results indicate that the attention to gestural production, the caregiver-baby interaction and the caregiver function as a signifier of the children’s productions help the monitoring and the evaluation of the language acquisition process.
  • As diferentes estruturas sintáticas do português e seu uso1 Artigos

    Pezatti, Erotilde Goreti

    Resumo em Português:

    RESUMO Tomando como unidade básica de expressão linguística o ato discursivo, este estudo tem como proposta apresentar as diferentes estruturas sintáticas do português, sob o ponto de vista da Gramática Discursivo-Funcional (Hengeveld & Mackenzie, 2008). Os resultados obtidos a partir da análise de um corpus de língua falada das variedades do português (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) mostram que cada estrutura sintática é motivada por fatores pragmáticos e preenche diferentes necessidades comunicativas dos falantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study is to present the different syntactic structures of Portuguese from a Functional Discourse Grammar perspective. To this end, the study uses a corpus that includes texts from different varieties of Portuguese spoken in Angola, Brazil, Cabo Verde, Guinea Bissau, Mozambique, Portugal, Saint Thomas and Prince, and East Timor and sets the discursive act as the unit of analysis. Results show that each syntactic structure is motivated by pragmatic concerns as well as the communicative needs of the speakers.
  • Tradução médica: um mapeamento de teses e dissertações produzidas de 2002 a 2018 Articles

    Ferreira, Fábio Luiz; Malta, Gleiton

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata de um mapeamento bibliométrico dos estudos sobre tradução médica realizados no Brasil. O objetivo principal é mapear os estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado realizados no período de 2002 a 2018 e identificar suas afiliações teóricas, as instituições em que os estudos foram realizados e suas regiões geográficas. A pesquisa se mostra relevante por destacar regiões e instituições onde pesquisas na área de tradução de artigos médicos são conduzidas, além de revelar as regiões em que esse tipo de estudo é escasso. Em ambos os casos, o mapeamento pode servir de referência para pesquisadores que tenham interesse de pesquisa na área. Além disso, o mapeamento poder oferecer insumos para a implementação de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento de estudos na área. Para a coleta dos dados, foram utilizadas três plataformas digitais, a saber: Domínio Público, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os trabalhos foram coletados a partir de diferentes palavras-chave em português. Dos 14 estudos encontrados, 28,6% eram teses de doutorado e 71,4% eram dissertações de mestrado. Todos os estudos encontrados foram realizados nas regiões sudeste e sul do Brasil. Cardiologia e biomedicina geral foram os tópicos mais frequentes seguidos de anestesiologia, ortopedia, cirurgia cardiovascular, hipertensão arterial, fisiologia, geriatria, gerontologia, nutrição e farmácia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a bibliometric mapping of studies conducted on medical translation in Brazil. The primary objective is to map master’s, doctoral, and post-doctoral studies from 2002 to 2018, identifying the topics covered, the institutions, and the geographic regions in which they were carried out. The significance of the present study lies in the fact that it indicates regions and institutions, where research on medical translation is conducted, and reveals the regions in which this type of study is scarce. In both cases, the mapping can serve as a reference for researchers who are interested in this area of knowledge. In addition, the mapping can offer input for the implementation of public policies that encourage the development of studies in the area. Data were collected in three digital platforms, namely Domínio Público, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, and Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, by means of typing different keywords in Portuguese, in the search windows available. Of the 14 studies found, 28.6% were doctoral dissertations and 71.4% were master’s theses. All of the studies were conducted in the southeastern and southern regions of Brazil. Cardiology and general biomedicine were the most frequent topics followed by anesthesiology, orthopedics, cardiovascular surgery, arterial hypertension, physiology, geriatrics, gerontology, nutrition, and pharmacy.
  • Semântica de eventos no domínio nominal: diferenças e semelhanças entre nominalizações e nomes que denotam eventos Artigos

    Resende, Maurício; Basso, Renato

    Resumo em Português:

    RESUMO Nomes que denotam eventos (NDEs), sem contraparte verbal, tais como cirurgia e terremoto, formam uma classe, em geral, deixada de lado na literatura sobre semântica de eventos no domínio nominal, em comparação com as nominalizações. Neste artigo, nosso objetivo é, depois de argumentar linguisticamente que NDEs, de fato, denotam eventos, fornecer uma explicação estrutural para essa característica, baseada nos postulados da Morfologia Distribuída (Halle & Marantz, 1993). Argumentaremos que há duas estruturas distintas que denotam eventos e que os NDEs colocam questões importantes para a semântica de eventos das línguas naturais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Event-denoting nouns (ENDs) with no verbal counterpart, such as cirurgia (‘surgery’) and terremoto (‘earthquake’), constitute a class, which is usually set aside from the literature on nouns denoting events, in contrast to nominalizations. In this paper, after arguing linguistically that EDNs do denote events, we aim at providing a structural explanation on this property, based on Distributed Morphology framework (Halle & Marantz, 1993). We claim that there are two different structures denoting events and that EDNs raise important questions to the semantic of events of natural language.
  • A estratégia reflexiva no protocrioulo do Golfo da Guiné Artigos

    Bandeira, Manuele; Araujo, Gabriel Antunes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo propõe uma reconstrução da partícula reflexiva (REFLEX) no protocrioulo do Golfo da Guiné (PGG), com base em dados de suas quatro línguas-filhas, o santome (ST), o angolar (AN), o lung’Ie (LI) e o fa d’Ambô (FA). Assim, foram comparados os mecanismos reflexivos das línguas-filhas, identificados os traços convergentes e divergentes e, em seguida, realizada a reconstrução de REFLEX do PGG, fundamentada na aplicação do método comparativo da linguística histórica. A reconstrução *ôg͡bê > ubwê (ST), ig͡bê (LI), ôngê (AN) e ôgê (FA) mostrou-se relevante na medida em que se comprova a descendência direta das quatro línguas-filhas. Ademais, a reconstrução de partículas gramaticais como REFLEX corrobora o fato de que os traços oriundos das línguas do Delta do Níger não se circunscrevem à fonologia, mas estão presentes em diferentes camadas da protolíngua. Dessa forma, a partir dos dados da reconstrução gramatical, a protoforma *ôg͡bê pode se referir à particula reflexiva, bem como ao item lexical ‘corpo’.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study seeks to reconstruct the form of the reflective particle in the Protocreole of the Gulf of Guinea (PGG) based on data from its daughter languages Santome (ST), Angolar (AN), Lung’Ie (LI), and Fa d’Ambô (FA). Thus, the reflexive mechanisms of the daughter languages were compared by identifying convergent and divergent features. Then, the reconstruction of the reflexive particle of the PGG was based on the application of the comparative method of historical linguistics. The reconstructed form *ôg͡bê > ubwê (ST), ig͡bê (LI), ôngê (AN), ôgê (FA) is an evidence for the relationship between the four daughter languages. Furthermore, the reconstruction of categories such as reflexive particles corroborates the fact that features from languages of the Niger Delta are not limited to phonology but are present in different layers of the proto-language. Therefore, the protoform *ôg͡bê function as a reflexive particle and can refer to lexical item ‘body’ too.
  • Uso de los anglicismos en Facebook y Twitter: Un estudio sobre la influencia de estas palabras en la sociedad española y sus entidades académicas Artículos

    Folqués, David Giménez

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El aumento en el uso de las redes sociales ha impactado plenamente en los sistemas de comunicación sociales como el lenguaje. En el caso de la lengua española, uno de los efectos que encontramos es la masiva llegada de palabras y expresiones inglesas. Debido a la popularidad de entornos como Facebook o Twitter, la llegada de estas voces está teniendo un arraigo considerable entre sus hablantes. Por lo tanto, nuestro objetivo en la presente investigación es observar qué anglicismos aparecen con mayor frecuencia en estas redes sociales, mediante la recogida de una muestra de 1721 mensajes, y observar si tienen un impacto suficientemente amplio en la sociedad como para aparecer en corpus y diccionarios académicos como el DLE y el CORPES XXI de la RAE y ASALE. Asimismo, dentro de este contexto social resultará interesante analizar en qué franjas de edad y género se utilizan con mayor frecuencia. A partir de esta premisa, en los resultados observaremos cómo aparece un gran número de anglicismos en redes sociales, principalmente usados por los jóvenes, pero con una baja representación en los diccionarios académicos, debido principalmente a la reciente llegada de estas palabras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The increase in the use of social networks has totally impacted social systems of communication such as language. In the case of the Spanish language, one of the effects we find is the massive emergence of English words and expressions. Due to the popularity of social networks such as Facebook or Twitter, these anglicisms gain more and more space in the universe of Spanish speakers. Therefore, the aim of the present investigation is to verify which are the most frequent anglicisms in these social networks, by means of a corpus of 1721 messages, and to observe if they have a large enough impact on society to be included in academic corpora and dictionaries such as DLE and CORPES XXI of RAE and ASALE. Within this social context, it was interesting to analyze the age and gender ranges where these anglicisms are most commonly used. Based on this premise, we observed in the results the occurrence of many anglicisms in social networks, mostly used by young people, but with low representation in academic dictionaries, mainly due to the recent emergence of these words.
  • Indicador de evolução da competência leitora na educação especial: uma proposta de indicador educacional Artigos

    Pereira, Edlaine Souza; Alves, Luciana Mendonça; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Celeste, Leticia Correa

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: a fluência de leitura é uma medida capaz de avaliar de forma objetiva o desempenho de escolares em leitura oral. Objetivo: avaliar a utilização da fluência de leitura como um indicador de competência leitora a ser utilizado na educação inclusiva. Métodos: participaram do estudo 121 escolares do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, destes 31 escolares do público-alvo da educação especial compuseram o grupo de interesse e 90 escolares compuseram o grupo controle. Foi definido um escore Z que permitiu a realização da análise individual do desempenho dos escolares e a identificação dos possíveis déficits nas tarefas de fluência de leitura e compreensão, foi aplicado o Test t de Student para comparação dos grupos. Resultados: houve variabilidade nos desempenhos apresentados por cada subgrupo do público-alvo da educação especial. Na comparação dos dois grupos, os resultados foram superiores para o GC em todas as variáveis. Conclusão: A diversidade encontrada dentro dos subgrupos do público-alvo da educação especial mostrou que a avaliação de fluência de leitura individual é essencial tanto para pesquisas quanto para a prática pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: reading fluency is a measure capable of objectively evaluating the performance of students in oral reading. Objective: to evaluate the use of reading fluency as an indicator of reading competence to be used in inclusive education. Methods: 121 students from the 3rd to the 5th year of elementary school participated in the study. 31 of these students from the target group of special education were in the interest group and 90 students were in the control group. A Z score was defined to allow for the individual analysis of the students’ performance and the identification of possible deficits in the tasks of fluency in reading and comprehension. The Student’s t-test was carried out to compare the groups. Results: There was variability in the performances presented by each subgroup of the target group of special education. When comparing the two groups, the results were superior for the CG in all variables. Conclusion: The diversity found within the subgroups of the target audience of special education showed that the assessment of individual reading fluency is essential for both research and pedagogical practice.
  • A intersecção entre as Teorias linguísticas e a Linguística Computacional ao longo do tempo Articles

    Moreira, Alexandra; Oliveira, Alcione de Paiva; Possi, Maurílio de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO As conquistas recentes transformaram a Linguística Computacional em uma área de pesquisa dinâmica e em um importante campo de desenvolvimento de aplicativos que está sendo explorado pelas principais empresas de tecnologia. Apesar dos avanços, muita pesquisa ainda precisa ser realizada para permitir que os humanos possam interagir com dispositivos computacionais por meio da linguagem natural, da mesma maneira que os humanos interagem com falantes nativos da mesma língua. Como fazer com que os computadores entendam ou criem novas metáforas, metonímias ou outras figuras da linguagem? É possível desenvolver sistemas de linguagem natural capazes de produzir letras ou poesia no mesmo nível que os seres humanos? Podemos produzir sistemas capazes de atribuir novos significados a elementos sintáticos que são imediatamente percebidos como coerentes pelos seres humanos? Neste artigo, descrevemos a evolução da linguística computacional, traçando um paralelo com a evolução das teorias linguísticas e especulando sobre as oportunidades de pesquisa da área e suas limitações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Recent achievements have turned Computational linguistics into a dynamic research area, and an important field of application development that is being explored by leading technology companies. Despite the advances, there is still much room for improvement to allow humans to interact with computational devices, through natural language, in the same way that humans interact with native speakers of the same language. How to make computers understand or create new metaphors, metonymies or other figures of language? Is it possible to develop natural language systems capable of producing lyrics or poetry on the same level as humans? Can we produce systems capable of assigning new meanings to syntactic elements that are immediately perceived as coherent by humans? In this paper, we account for the evolution of computational linguistics, drawing a parallel with the evolution of linguistic theories and speculating about its research opportunities and foreseeable limitations.
  • A redução da preposição para em relação à palavra precedente Artigos

    Huback, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisa-se a redução da preposição para a pra no português brasileiro em sequências de (palavra anterior + para ou pra). O Corpus LAEL de língua falada foi adotado para fazer buscas por essas sequências. Considerando-se as 30 sequências mais frequentes de (palavra anterior + para ou pra), análises estatísticas foram realizadas para observar que fatores interferiam nessa redução. Os conceitos de frequência da sequência (Krug 1998, 2003, Bush 2001), frequência relativa (Torres Cacoullos 2006) e frequência de ocorrência (Bybee 2002a, 2002b, 2006) foram utilizados para verificar se a repetição das palavras em alguma dessas formas desempenhava algum papel nas sequências em que para se reduz a pra. Observou-se que a frequência relativa favorece a redução de para a pra, juntamente com classe de palavra, número de sílabas e tonicidade. A partir desse fenômeno, discute-se a possível estocagem de sequências de duas ou mais palavras no léxico mental dos falantes, bem como as consequências disso para processos de variação e mudança linguística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the reduction of the preposition para (to, for) to pra in Brazilian Portuguese. Sequences of (previous word + para or pra) selected from a corpus of spoken language were statistically analyzed to understand which factors could be playing a role in this reduction. A statistical analysis of the 30 most frequent sequences of (previous word + para or pra) was carried out to identify the factors that seem to influence this reduction. The concepts of string frequency (Krug 1998, 2003, Bush 2001), relative frequency (Torres Cacoullos 2006), and token frequency (Bybee 2002a, 2002b, 2006) were adopted to verify whether frequency of usage in any of these forms would influence the reduction. Results show that relative frequency favors the reduction of para to pra, alongside word class, number of syllables, and stressed syllable. Based on this analysis, the lexical storage of multiword sequences is discussed, along with its effects for processes of language variation and change.
  • A ‘leitura’ segundo estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico no nordeste brasileiro Artigos

    Borges, Rafael; Curcino, Luzmara; Cassany, Daniel

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho temos por objetivo analisar representações leitoras compartilhadas por estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, depreendidas a partir de entrevista semiestruturada, de modo a refletir acerca das injunções sociais, culturais, históricas que determinam as formas legítimas de ser e de se apresentar como leitor, que se encontram conservadas, eventualmente questionadas, no que enunciam esses jovens em relação a si, como bons ou não tão bons leitores, e no que enunciam, de modo geral, acerca da leitura. Nesta análise, de base qualitativa, apoiamo-nos em princípios da Análise de discurso, da História Cultural e dos Novos Estudos sobre Letramento. Entre as constatações, vimos que embora sejam leitores nem todos assim se reconhecem. A melhor compreensão do funcionamento desses discursos sobre a leitura, no âmbito do ensino, permite lidar com seu impacto sobre os processos de identificação desses jovens com essa prática, logo, com seu exercício.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper we aim to analyze reader representations of students from the Agricultural School of Jundiaí/Federal University of Rio Grande do Norte. They were identified through semi-structured interviews, to reflect on the social, cultural, and historical aspects that determine legitimate ways of being a reader as well as on the act of reading in general. Such ways are manifested and occasionally questioned through what these young people say about themselves as good or not so good readers. The readers are characterized by their spontaneous participation in a project that encourages reading and which is coordinated and developed by teachers in this institution. The qualitative analysis relies on the principles of discourse analysis, cultural history, and new literacy studies. Based on our analysis, we found that although they are indeed readers, not all of them see themselves as such. A better understanding of these discourses on reading, in the context of teaching, will help teachers deal with the impact of such discourses on the processes of identification of these young people with the reading practice.
  • Explorando significados de composição em um livro ilustrado com uma família com dois pais Me, Daddy & Dad (2017) Articles

    Lirola, María Martínez

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo oferecerá uma análise multimodal das principais características da metafunção composicional no livro ilustrado, Me, Daddy & Dad (2017), sobre uma família de dois pais. O objetivo da análise é observar como os significados textuais são criados. As principais ferramentas da gramática do design visual aplicadas aos livros ilustrados serão utilizadas para a análise, seguindo o modelo proposto por Painter et al. (2013). As principais ideias da referida gramática serão exemplificadas com uma descrição das ilustrações do livro Me, Daddy & Dad, a fim de desconstruir a relação entre o texto escrito e o visual, os tipos de temas escritos e visuais, o layout, o enquadramento e o foco. A análise mostra que ambos os pais cuidam da criança e fazem coisas em casa, como cozinhar. Consequentemente, as famílias com dois pais são promovidas e apresentadas de maneira igualitária. No entanto, a análise mostra que não há expressões abertas de afeto entre os personagens, porque, embora os dois pais, papai e papai, apareçam às vezes juntos, quase não há contato entre eles ou entre eles e a criança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper offers a multimodal analysis of the main characteristics of the compositional metafunction in the picturebook with a two-father family Me, Daddy & Dad (2017). The purpose of the analysis is to observe how textual meanings are created. The main tools of the grammar of visual design applied to picturebooks will be used for the analysis, following the model proposed by Painter et al. (2013). The main ideas of the said grammar will be illustrated with a description of images from the picturebook to deconstruct the relationship between the written text and the visual, the types of written and visual themes, the layout, the framing, and the focus. The analysis shows that both fathers take care of the child and do things at home, such as cooking. Consequently, two-father families are promoted and presented in an egalitarian way. However, the analysis shows that there are not open expressions of affection between the characters because, although the two fathers, Daddy and Dad, appear sometimes together, there is hardly any contact between them or between them and the child.
  • Influencia de las emociones en el aprendizaje de la lengua inglesa: análisis de las distintas destrezas lingüísticas Artículos

    López-Pérez, Magdalena; Retamar, Guadalupe de la Maya

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los estudios publicados sobre las emociones que experimentan los alumnos en el aprendizaje del inglés como lengua extranjera se han centrado en analizar las emociones que sienten y cómo estas inciden en su proceso de aprendizaje. Sin embargo, la relación entre las diferentes destrezas lingüísticas y las emociones que despiertan en el alumnado ha sido poco analizada. En este artículo pretendemos explorar cuáles son las emociones de los aprendices de EFL cuando realizan actividades de comprensión y producción de textos orales y escritos. Para ello, hemos pasado el cuestionario EFL Skills Emotions Scale (Pishghadam et al., 2016), a un total de 217 estudiantes de la Universidad de Extremadura. Los resultados muestran que las emociones más experimentadas son la diversión para las competencias de listening y reading, la ansiedad para el speaking y la esperanza en relación con el writing, siendo la ira la emoción menos presente en las cuatro destrezas. Tras la discusión de los resultados obtenidos, se presentan algunas implicaciones para la enseñanza, así como se diseñan futuras líneas de investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Studies published on the emotions students experience when learning English as a foreign language have focused on analyzing the emotions they feel and how they affect their learning process. However, the relationship between different language skills and the emotions they arouse in students has been little analyzed. In this article we intend to explore the emotions that EFL learners experience, when they carry out activities of comprehension and production of oral and written texts. To do this, we have passed the EFL Skills Emotions Scale questionnaire (Pishghadam et al. 2016), to a total of 217 students from the University of Extremadura. The results show that the most experienced emotions are fun for listening and reading skills, anxiety for speaking and hope in relation to writing, anger being the least present emotion in the four skills. After the discussion of the results obtained, some implications for teaching are presented, as well as future lines of research are designed.
  • Subalternidade nas práticas discursivas da cultura popular: um estudo da comunidade indígena Xucuru Artigos

    Farias Júnior, Jorge França de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa intersecciona o conceito bakhtiniano de circularidade e o conceito de prática discursiva, a partir da perspectiva foucaultiana, a fim de analisar a (co)construção da identidade social dos sujeitos representantes de uma parcela das práticas discursivas da cultura popular pernambucana, mais especificamente, da tribo indígena Xucuru e suas performances do ritual do toré. A metodologia utilizada foi fundamentada a partir de pesquisas de campo e se constituiu pelos seguintes passos: i) observação das performances do ritual do toré da tribo indígena Xucuru, em Pesqueira-PE; ii) elaboração de entrevistas, in loco, com os sujeitos sociais representantes desta comunidade; e iii) captação de material histórico sobre a tribo Xucuru. Após o estudo, é possível afirmar que a identidade social da tribo indígena Xucuru é transformada social e politicamente e se (co)constrói na circularidade dos discursos que, por sua vez, se materializam por meio de referentes linguísticos encontrados ao longo do texto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study joins the Bakhtinian concept of circularity and the concept of discursive practice, from the Foucaultian perspective. Its aim is to analyze the (co) construction of the social identity of the subjects representing a portion of the discursive practices of Pernambuco popular culture, specifically, from the Xucuru indigenous tribe and their performances of the toré ritual. The methodology used was based on field research and consisted of the following steps: i) observation of the performances of the toré ritual of the Xucuru indigenous tribe in Pesqueira-PE; ii) elaboration of interviews, in loco, with the social subjects representing this community; and iii) collation of historical material about the Xucuru tribe. Results show that the social identity of the Xucuru indigenous tribe is socially and politically transformed and is (co)built by the circularity of discourses which, in turn, materialize through linguistic referents found in the text.
  • A trajetória da compilação de um corpus de aprendiz: um desafio metodológico compensador Articles

    Dutra, Deise Prina; Orfanò, Bárbara Malveira; Guedes, Annallena de Souza; Alves, Jessica Ceritello; Fekete, João Gabriel

    Resumo em Português:

    RESUMO A compilação de corpus é uma empreitada de pesquisa desafiadora que muitos pesquisadores decidem realizar. Poucos corpora de aprendizes, entretanto, podem ser facilmente acessados (por exemplo, o International Corpus of Learner English), e nenhum deles carrega uma variedade de registros textuais escritos por aprendizes de inglês de níveis diferentes de proficiência e que estudam no contexto universitário brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a compilação de um corpus de aprendiz, muito necessário em nosso contexto de pesquisa e ensino, evidenciando as vantagens de construir este tipo de corpus para a compreensão das necessidades dos aprendizes, bem como para as tomadas de decisões pedagógicas baseadas em dados sólidos. Apresentando a fundamentação detalhada para a compilação do corpus, este trabalho revela as várias decisões tomadas, a fim de garantir que comparações justas possam ser feitas. Algumas conclusões obtidas referem-se à necessidade de tarefas específicas por área para impulsionar a proficiência na escrita, e para o desenvolvimento das habilidades de autoria nas aulas de Inglês para Fins Acadêmicos para fomentar o sucesso acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Corpus compilation is a challenging research endeavor that many researchers decide to pursue. Few learner corpora, however, can be easily accessed (e.g.,the International Corpus of Learner English), and none of them carry a variety of text registers written by English learners at different proficiency levels studying in the Brazilian university context. Therefore, the aim of this paper is to present the compilation of a learner corpus, much needed in our research and teaching context, pointing out the advantages of building this type of corpus for the understanding of learners’ needs as well as for pedagogical decision-making based on sound data. Presenting a detailed rationale of the corpus compilation, this article reveals the various decisions made in order to guarantee that fair comparisons can be made. To exemplify the value of building a carefully designed corpus, results of previous studies are compared. Some of the conclusions reached refer to the need for discipline-specific tasks to propel writing proficiency and for authorship skills to be developed in English for Academic Purposes classes to foster academic success.
  • A relação entre as cadeias coesivas verbo-visuais das tiras cômicas seriadas e sua configuração genérica Artigos

    Simões, Alex Caldas

    Resumo em Português:

    RESUMO Afinal, qual a relação entre o texto e o gênero? Partindo da linguística sistêmico-funcional de Hasan (1989) e das postulações da Linguística Textual sobre a coesão verbo-visual (Ramos, 2012), nossa pesquisa investiga se há relação entre as cadeias coesivas e os movimentos estruturais das tiras. Com o auxílio do NVIVO, analisamos essa hipótese em 20 tiras cômicas seriadas de Ed Mort, de Veríssimo e Paiva (1991). Constatamos que o formato retangular favorece a realização das anáforas visuais e verbais; que a introdução referencial de personagens se realiza pelo plano de visão total; e que a introdução referencial de novos cenários se realiza pelo plano de visão geral. O plano de visão detalhe realiza a recategorização dos objetos do discurso, assim como o uso do ângulo de visão inferior, da transição de quadros aspecto para aspecto, da ausência de requadro, da metáfora visual e do plano de visão primeiro plano. A seriação da tira é reforçada pela realização dos encapsuladores verbo-visuais. Concluímos que na tira cômica seriada a coesão se articula com os movimentos estruturais do texto. A coesão, portanto, surge como elemento que articula texto e gênero e, para nós, deve passar a ser o núcleo de análise do texto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT After all, what is the relationship between text and genre? Based on Hasan’s (1989) systemic-functional linguistics and Textual Linguistics postulations on verbal-visual cohesion (Ramos, 2012), our research investigates whether there is a relationship between the cohesive chains and the structural movements of the strips. With the help of NVIVO, we analyzed this hypothesis in 20 serial comic strips by Ed Mort, by Veríssimo and Paiva (1991). We found that the rectangular format favors the realization of visual and verbal anaphors; that the referential introduction of characters takes place through the plane of total vision; and that the referential introduction of new scenarios is carried out through the general vision plan. The detail view plane performs the recategorization of the objects of the speech, as well as the use of the lower viewing angle, the aspect-to-aspect frame transition, the absence of frame, the visual metaphor and the foreground view plane. The serialization is reinforced by the realization of the verbal-visual encapsulators. We conclude that in the serial comic strip, cohesion is articulated with the structural movements of the text. Cohesion, therefore, appears as an element that articulates text and genre and, for us, must become the core of text analysis.
  • Estado da lexicografia de aprendizagem do latim na Espanha: necessidade de novos modelos lexicográficos didáticos Artículos

    Cruz, Manuel Márquez

    Resumo em Português:

    RESUMO Durante os últimos setenta anos, a lexicografia espanhola de aprendizagem do latim produziu dicionários cujo uso estava destinado a resolver questões levantadas pelos estudantes em relação à tradução de textos latinos. Estudos recentes demonstraram a necessidade de tornar mais atraentes e efetivas as metodologias de aprendizagem do latim. Uma melhoria que poderia ter como contribuição a confecção de novos dicionários de aprendizagem do latim com um enfoque exclusivamente didático. Este trabalho propõe um estudo crítico, que evidencia as carências didáticas dos denominados dicionários didáticos do latim, tomando como exemplo o tratamento de um artigo lexicográfico verbal nos dicionários analisados e apresentando uma proposta teórica e prática de um modelo de dicionário didático, alternativa aos dicionários bilíngues pedagógicos utilizados nas salas de aula. Conclui com a necessidade de elaborar dicionários didáticos de latim que proporcionem um conhecimento sistemático do funcionamento da língua latina.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Durante los últimos setenta años, la lexicografía española de aprendizaje del latín ha producido diccionarios cuyo uso se ha destinado principalmente a resolver cuestiones planteadas por los estudiantes en relación a la traducción de textos latinos. Recientes estudios han demostrado la necesidad de hacer más atrayentes y efectivas las metodologías de aprendizaje del latín, una mejora a la que podría contribuir la confección de nuevos diccionarios de aprendizaje del latín con un enfoque exclusivamente didáctico. Este trabajo supone un estudio crítico que evidencia las carencias didácticas de los denominados diccionarios didácticos de latín, tomando como ejemplo el tratamiento de un artículo lexicográfico verbal en los diccionarios analizados y aportando una propuesta teórica y práctica de un modelo de diccionario didáctico, alternativa a los diccionarios bilingües utilizados en las aulas. Concluye con la necesidad de confeccionar diccionarios didácticos de latín que proporcionen conocimiento sistemático del funcionamiento de la lengua latina.
  • A preparação para o ENEM em pré-universitários populares: conhecimentos exigidos pelas provas de espanhol Artigos

    Labella-Sánchez, Natalia; Rosa, Francyelle Viana da

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho tem como objetivo analisar provas de espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de modo a qualificar o planejamento e a produção de materiais didáticos para as aulas de Espanhol em Pré-Universitários Populares, espaços educativos que têm como finalidade principal a democratização do acesso ao ensino superior. A reflexão sobre tal contexto de ensino apoiou-se nos pressupostos freirianos referentes à Educação Popular (Freire, 2017), relacionando-os ao conceito bakhtiniano de dialogismo e a relação intrínseca entre língua e vida. Como aporte teórico para a análise das provas de espanhol, também utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos relacionados às capacidades de linguagem (Dolz; Schneuwly, 1998; 2010), refletidos nos procedimentos metodológicos adotados. Os resultados evidenciaram a necessidade de preparar um material voltado para a formação consciente e cidadã dos estudantes e para a formação de leitores capazes de mobilizar conhecimentos de mundo e de compreender os contextos de produção dos textos, uma vez que a capacidade de ação é um dos conhecimentos mais mobilizados para a solução das questões dos exames.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to analyze Spanish exams for the National High School Examinations (ENEM) to improve the planning and production of pedagogical materials for Spanish classes at Popular Preparatory Courses for University Entry Examinations. Such courses aim to enable students from all walks of life to access higher education. The reflection presented in this paper on Popular Preparatory Courses for University Entry Examinations was based on the Freirian assumptions regarding Popular Education (Freire, 2017). These assumptions were then related to the Bakhtinian concept of dialogism and the intrinsic relations that exist between language and life. The theoretical pedagogical assumptions related to language capacities (Dolz; Schneuwly, 2004), were used as a theoretical basis and a methodological framework for the analysis of the Spanish exams. The results suggested a need for elaborating teaching materials that aim to raise awareness to social and civil duties as well as to prepare students to become readers that can both use their world knowledge in and understand the context of production of the texts they are reading. After all, readers that can put their world knowledge into action and have a better understanding of the locus of the texts they read are more successful in answering exam questions.
  • Proposta de dicionário das ciências do léxico com base nas publicações dos membros do gtlex/anpoll Artigos

    Silva, Fernando Moreno da; Bevilacqua, Cleci Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos estudos linguísticos, é comum chamar de “Ciências do Léxico” o conjunto de disciplinas (notadamente Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) que se ocupam do estudo das unidades lexicais da língua. Com o objetivo de organizar a terminologia dessa área do conhecimento, este artigo apresenta uma proposta de construção de um Dicionário das Ciências do Léxico. A pesquisa foi baseada na Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) e nos postulados da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999). O corpus foi constituído pela produção (artigos, livros, teses e dissertações) dos 50 membros efetivos do GTLex da ANPOLL, publicada entre os anos de 2000 e 2018 e disponível on-line. Ao final do levantamento, com um corpus constituído de 580 arquivos (com mais de sete milhões de tokens, contendo 526 artigos, 27 livros, 19 teses, 5 dissertações e 3 dossiês de periódicos), chegou-se a uma nomenclatura provisória de 717 termos. A nomenclatura apresentou cerca de 60% de termos complexos, confirmando a tendência da formação sintagmática nas terminologias por conta da especificação cada vez maior do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In linguistic studies, it is common to call “Lexicon Sciences” the disciplines (especially Lexicology, Lexicography, and Terminology) that study the lexical units of the language. This article presents a proposal for a Lexicon Sciences Dictionary, to organize the terminology of this area of knowledge. The research was based on Corpus Linguistics (Berber Sardinha, 2004) and on the principles of Communicative Theory of Terminology (Cabré, 1999). The corpus is composed by the production (articles, books, theses, and dissertations) of the 50 permanent members of GTLex (ANPOLL), published between 2000 and 2018 and available online. After analyzing a corpus of 580 files (more than 7 million tokens), a provisional nomenclature of 717 terms was elaborated. About 60% of the nomenclature is composed of complex terms, confirming the tendency of syntagmatic formation in terminologies because of the specification of knowledge.
  • A resolução de ambiguidade anafórica em inglês, espanhol e português Articles

    Bruscato, Amanda Maraschin; Baptista, Jorge

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo pretende determinar como (a) a resolução de ambiguidade difere em inglês, espanhol e português; (b) falantes de L2 são influenciados por sua L1 no que diz respeito à resolução de ambiguidade; e (c) a ordem das orações, (d) a saliência da expressão anafórica, ou (e) a escolha dos verbos pode afetar esse processo. Um total de 181 pessoas responderam a um questionário online e selecionaram o antecedente da expressão anafórica para 16 frases ambíguas. A Hipótese da Posição do Antecedente foi testada para as três línguas e a conclusão foi que se aplica ao português europeu e brasileiro, mas não ao espanhol ou inglês. Enquanto falantes nativos de espanhol e inglês tendem a interpretar o sujeito da oração subordinada como correspondendo ao sujeito da oração principal, os aprendizes são influenciados por sua L1 e parecem incertos especialmente em como resolver a catáfora pronominal. Finalmente, concluímos que a semântica tem uma grande influência na resolução de ambiguidade anafórica nessas línguas, e sugerimos que seja levada em consideração durante a preparação de um estudo como este.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to determine how (a) ambiguity resolution differs in English, Spanish, and Portuguese; (b) L2 learners are influenced by their L1 regarding ambiguity resolution; and (c) the order of the clauses, (d) the salience of the anaphor, or (e) the choice of verbs may affect this process. A total of 181 people answered an online survey and selected the antecedent of the anaphor for 16 ambiguous sentences. The Position of Antecedent Strategy was tested for the three languages and the conclusion was that it applies to European and Brazilian Portuguese, but not for Spanish or English. While Spanish and English native speakers tend to interpret the subject of the subordinate clause as corresponding to the subject of the main clause, learners are influenced by their L1 and seem uncertain especially on how to resolve pronominal cataphora. Finally, we have concluded that semantics has a great influence on the resolution of ambiguous anaphora in these languages, and we suggest that it should be taken in consideration during the design of a study like this one.
  • Análisis empírico de la MDO en el español: tensión armónica entre iconicidad y economía Artículos

    Puentes, Stephanie A.; Peña, Daniel Eduardo Chaves; Jimenez, Sergio

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La marcación diferencial del objeto es un fenómeno gramatical de varias lenguas como el español, en la cual el morfema ‘a’ aparece ante ciertos objetos directos. La teoría actual plantea que este fenómeno está dominado por la tensión entre: la iconicidad (marcación) y la economía (omisión). Para probar esta hipótesis, se utilizó un corpus de 218 millones de tuits de distintas variedades del español. Se encontraron 4.967 casos de marcación, opcionalidad y omisión de la MDO del español de Colombia que se caracterizaron manualmente con 12 rasgos semánticos binarios y que fueron utilizados para estudiar las demás variedades. El análisis estadístico arrojó que el fenómeno está gobernado por dos fuerzas altamente correlacionadas (r=0,92) que se pueden asociar a la iconicidad (13,47%) y la economía (86,53%). Estas fuerzas no son independientes; están controladas por un factor común, el cual se nombra en este estudio como tensión armónica. Se reporta el grado de importancia de los 12 rasgos para proponer una nueva jerarquía que confirma empíricamente otras antes propuestas. Se concluye que la tensión armónica es un modelo plausible con soporte empírico para modelar el porcentaje de la MDO del español.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Differential Object Marking (DOM) is a linguistic phenomenon of many languages like Spanish, in which the preposition ‘a’ appears before direct objects. Current theory states that this phenomenon is ruled by the tension between iconicity (markedness) and economy (omission), In order to test this hypothesis, a 218-million tweets corpora representing all varieties of Spanish was used. 4,967 DOM cases showing marking, omission and optional marking were found in the Colombian Spanish corpus, which were tagged manually with 12 binary features and used to study other varieties. Through statistical analysis, it was discovered that this phenomenon is ruled by two highly correlated (r=0,92) tensions that can be associated with iconicity (13,47%) and economy (86,53%). This finding suggests that these tensions are not independent but rather controlled by a common factor named, in this study, as harmonic tension. This study provides the degree of importance of the features analyzed, which is used to propose a new feature hierarchy that confirms empirically other small ones proposed before. It can be concluded that this harmonic tension is an empirical plausible model to demonstrate the percentage of DOM in Spanish.
  • Usando o modelo de Comunidade de Conhecimento para analisar emojis como linguagem emergente em experiências educacionais via WhatsApp Articles

    Reeves, Jennifer L.; Gunter, Glenda A.; Braga, Junia; Racilan, Marcos

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o interesse crescente pelo uso do WhatsApp como espaço social para iniciativas pedagógicas, o papel dos emojis como língua emergente nesse espaço precisa ser melhor entendido considerando a integração de tecnologias móveis na educação. Com isso em mente, este artigo relata um estudo que empregou uma metodologia mista e visou identificar: os emojis usados para apoiar presenças cognitiva, instrucional e social em um curso de formação de professores via WhatsApp; as atitudes dos participantes em relação ao uso de emojis e a relação de idade e gênero com esse uso. Os dados gerados a partir das interações dos professores via WhatsApp foram analisados e discutidos com base no Modelo Comunidade de Conhecimento de Garrison et al. (1999). Essa estrutura conceitual identifica elementos cruciais para experiências educacionais online de sucesso e assume que a aprendizagem ocorre por meio da interação de três elementos centrais: presenças social, cognitiva e instrucional. Os resultados mostram que os emojis podem ser usados com eficácia para apoiar essas presenças. A alta frequência de emojis parece ser culturalmente situada e relacionada ao gênero.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the ever-growing interest in WhatsApp as a social space to accommodate pedagogical initiatives, the role of emojis as an emergent Internet language in this social space needs to be better understood as mobile technologies have been integrated in education. With that in mind, this paper reports a study that employed an embedded correlational mixed methods design, and aimed to identify: the emojis used to support cognitive, teaching, and social presences in a teacher education course via WhatsApp; participants’ attitudes regarding the use of emojis, and their age and gender relation to this use. The data generated from the interactions of the teachers via WhatsApp were analyzed and discussed based on Garrison et al.’s (1999) Community of Inquiry Model. This conceptual framework identifies crucial elements for successful online educational experiences and assumes learning occurs through the interaction of three core elements: social, cognitive and teaching presences. The findings show that emojis can effectively be used to support teaching, cognitive, and social presences. The high frequency of emojis seem to be both culturally situated and gender related.
  • In bocca al lupo! / Hals und Beinbruch! Un’analisi contrastiva delle formule di augurio in tedesco e in italiano Articoli

    Vivaldi, Valentina

    Resumo em Português:

    RESUMO As fórmulas de rotina são fenômenos linguísticos significativos nas áreas de ensino de línguas estrangeiras e lexicografia bilíngue. No entanto, poucas análises contrastantes destas unidades existem para o par de idiomas alemão-italiano. O objetivo deste artigo é uma análise contrastiva pragmalinguística de ‘fórmulas de desejo’. O principal critério de contraste é o valor pragmático das unidades, ou seja, os atos de fala que podem ser executados através delas, bem como as características situacionais e sociolinguísticas das fórmulas e a produtividade de certos padrões sintático-lexicais em alemão e italiano. Equivalências e diferenças entre grupos de fórmulas, bem como entre as unidades individuais de ambos os idiomas, são identificadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Routine formulae are significant linguistic phenomena in the areas of foreign language teaching and bilingual lexicography. Nevertheless, few contrastive analysis of these units exist for the German-Italian language pair. The aim of this paper is a pragmalinguistic contrastive analysis of ‘wishing formulas’. The main criterion of contrasting is the pragmatic value of the units, i.e. the speech acts that can be performed through them, as well as the situational and sociolinguistic features of the formulae and the productivity of certain syntactic-lexical patterns in German and Italian. Equivalences and differences between groups of formulae as well as between the individual units of both languages are identified.
  • COPE, B., & KALANTZIS, M. (2020). Making Sense: Reference, Agency, and Structure in a Grammar of Multimodal Meaning. Cambridge University Press. KALANTZIS, M., & COPE, B. (2020) Adding Sense: Context and Interest in a Grammar of Multimodal Meaning. Cambridge University Press. Review

    Zacchi, Vanderlei J.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br