Acessibilidade / Reportar erro

Fluência de leitura como medida do nível educacional

RESUMO

A educação exerce uma poderosa influência no desempenho em testes neuropsicológicos. Até o momento, o número de anos que uma pessoa frequenta a escola tem sido o método preferido para operacionalizar o nível educacional (NE). No entanto, a fluência de leitura (FL) surge como um método alternativo que pode informar a qualidade do ensino.

Objetivo:

comparar a influência do número de anos de estudo versus FL no desempenho cognitivo em uma amostra controle.

Métodos:

Administrou-se uma escala neuropsicológica juntamente com uma tarefa de FL a 56 participantes-controle com idades variáveis (17–87) e diferentes níveis de educação (3–19 anos de escolaridade formal). A escala mediu atenção, memória, linguagem, funções executivas e práxis construtiva. A tarefa de FL consistiu em um texto curto. A pontuação foi o número de palavras lidas corretamente por minuto. O r de Pearson foi usado para calcular correlações.

Resultados:

Os resultados mostraram que a FL tinha uma correlação mais elevada (0,53) do que anos de escola (0,38) com as pontuações da escala neuropsicológica.

Conclusões:

A fluência de leitura é uma tarefa prática, curta e de fácil aplicação em diferentes idiomas, que se destaca como uma ferramenta promissora para a avaliação do NE. Também é uma alternativa adequada à leitura de palavras irregulares como uma medida qualitativa de NE.

Palavras-chave:
avaliação educacional; leitura; cognição; testes neuropsicológicos

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br