Acessibilidade / Reportar erro

A AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA DE TRABALHO USANDO A BATERIA AUTOMATIZADA DO CAMBRIDGE NEUROPSYCHOLOGICAL TEST PODE AJUDAR NO DIAGNÓSTICO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

RESUMO

O comprometimento cognitivo leve (CCL) é um estado intersticial entre o envelhecimento normal e a demência.

Objetivo:

Neste estudo, investigamos os perfis de memória de trabalho (MT) de pacientes com CCL usando a bateria automatizada de testes neuropsicológicos de Cambridge (Cambridge Neuropsychological Test Automated Battery – CANTAB). Também examinamos a acurácia diagnóstica e possíveis fatores associados como desfechos secundários do estudo.

Métodos:

Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados EMBASE, PubMed e ScienceDirect. Foram incluídos estudos com participantes com CCL e utilizando subtestes da bateria CANTAB para avaliação da MT. A meta-análise foi realizada usando o software CMA2.

Resultados:

Dos 1.537 registros, esta revisão sistemática abordou 14 estudos, e 7 deles foram incluídos na meta-análise. Houve uma diferença significativa entre pacientes com CCL e controles saudáveis na memória de trabalho espacial (MTE) (DPM: 0,535; IC95% 11–96; valor p=0,014), spatial span (SSP) (SDM: 0,649; IC95% 0,297–0,100; valor p<0,01) e processamento rápido de informação visual (PRV) (DPM: 0,52; IC95% 0,386–0,654; valor p<0,01). A MT de pacientes com CCL foi associada com os níveis de proteína tau e beta-amiloide (Aβ) no líquido cefalorraquidiano (CSF).

Conclusões:

A MT é um domínio cognitivo prejudicado no CCL. Os subtestes CANTAB WM, incluindo SSP, MTE e PRV, são precisos o suficiente para serem usados como uma ferramenta de avaliação adequada para o diagnóstico de CCL em ambientes clínicos. A proteína Tau e Aβ estão associadas a pontuações de MT mais baixas em pacientes com CCL; entretanto, sexo, idade, transtornos psiquiátricos, alelo da apolipoproteína 4 e escores de atividade funcional não podem afetar a MT.

Palavras-chave:
Disfunção Cognitiva; Memória de Curto Prazo; Testes Neuropsicológicos; Revisão Sistemática; Metanálise

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br