Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de crianças brasileiras em testes de fluência verbal fonêmica e semântica

Resumo

Os paradigmas de fluência verbal mais usados são tarefas de fluência verbal fonêmica e por categoria semântica. Estudos indicam que estes paradigmas acessam a memória semântica e as funções executivas. Existem poucos estudos com amostras brasileiras sobre estes paradigmas.

Objetivo:

Investigar o desempenho e efeito de idade de crianças brasileiras em paradigmas de fluência verbal, comparar os resultados com estudos estrangeiros e avaliar a consistência dos critérios de pontuação entre examinadores.

Métodos:

Uma amostra de 119 crianças, entre 7 e 10 anos de idade, foi submetida a três tarefas de fluência por letra (F, A, M) e três de fluência semântica (animais, roupas, frutas). Trinta protocolos foram pontuados por dois examinadores independentes.

Resultados:

Observou-se correlação positiva e significativa entre os escores calculados pelos dois examinadores independentes. Também verificou-se uma correlação positiva e significativa entre as tarefas de fluência semântica e entre as tarefas de fluência por letra. O efeito de idade foi significante para os dois tipos de tarefa e observou-se diferença significativa entre o desempenho dos grupos de 7 e 9 anos, assim como entre 7 e 10 anos de idade. O desempenho do grupo de 8 anos não foi diferente dos outros grupos.

Conclusão:

O padrão de resultados observado é comparável a estudos estrangeiros.

Palavras-chave:
desenvolvimento infantil; memória; testes neuropsicológicos,funções executivas; testes de linguagem; cognição.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br