Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do treinamento com pesos nas funções cognitivas de idosos com doença de Alzheimer

RESUMO.

A deterioração das funções cognitivas é característica na doença de Alzheimer (DA) e se relaciona com uma pior realização das atividades de vida diária levando a uma pior qualidade de vida.

Objetivo:

Analisar os efeitos de um programa de treinamento com pesos nas funções cognitivas de idosos com DA. Sujeitos: 34 idosos com DA foram alocados em dois grupos: Grupo Treinamento (GT) e Grupo de Convívio Social (GCS).

Métodos:

Para caracterização do perfil cognitivo global utilizou-se o Mini-Exame de Estado Mental. Para a mensuração das funções cognitivas foram utilizadas: Bateria Cognitiva Breve, Teste do Desenho do Relógio e teste de Fluência Verbal. Os protocolos oferecidos foram realizados três vezes na semana, durante uma hora. O protocolo de treinamento do GT consistiu em realizar três séries de 20 repetições para cada exercício, com dois minutos de intervalo entre séries e entre exercícios. As atividades propostas para o GCS não foram sistematizadas e tiveram por objetivo promover uma socialização dos pacientes. A análise estatística consistiu na utilização dos testes U Mann Whitney e Wilcoxon para comparação intra e entre grupos. Adotou-se nível de significância de 5% para todas as análises.

Resultados:

Não foram evidenciadas diferenças significativas relacionadas aos efeitos da prática do treinamento com pesos na cognição de idosos com DA.

Conclusão:

Neste estudo não houve melhora nas funções cognitivas em idosos com DA que realizaram um protocolo de exercícios resistidos de intensidade leve. Assim, estudos futuros poderiam verificar o efeito de exercícios mais intensos.

Palavras-chave:
cognição; doença de Alzheimer; treinamento resistido

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br