Acessibilidade / Reportar erro

SÍNDROME DO ENTARDECER EM PACIENTES PORTADORES DE DEMÊNCIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER

RESUMO

A síndrome do entardecer ou “pôr do sol” - “sundown syndrome” - é uma alteração neurocomportamental complexa em pacientes portadores de demência que geram custos financeiros excessivos e desgaste importante a seus cuidadores. Trata-se de um fenômeno multifatorial com fisiopatologia incerta, que caracteriza-se pela presença de sintomas neuropsiquiátricos no período vespertino.

Objetivo:

Analisar os principais sintomas neuropsiquiátricos, sua correlação entre si, com comorbidades e o horário do dia de maior intensidade destes em pacientes portadores de demência da doença de Alzheimer.

Métodos:

Trata-se de um estudo analítico transversal, observacional e explanatório no qual foram entrevistados cuidadores/familiares de pacientes idosos portadores de demência utilizando uma ferramenta estruturada denominada Neuropsychiatric Inventory (NPI).

Resultados:

A amostra estudada foi de 38 pacientes, 60,5% feminino e 39,5% masculino, com 81±6 (67-94) anos de idade. Foi observada uma alta frequência de sintomas neuropsiquiátricos no período vespertino, principalmente irritabilidade (55,3%), comportamento noturno (47,4%), agressividade (42,1%). Apenas 36,8% dos cuidadores familiares empregavam estratégias não farmacológicas.

Conclusão:

A frequência dos sintomas neuropsiquiátricos são exacerbados ao entardecer em pacientes com doença de Alzheimer; principalmente os sintomas comportamentais com correlação positiva entre si.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; idoso; sintoma neuropsiquiátrico; síndrome do entardecer

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br