Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICA DOS CUIDADORES NA AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDA NA ADMISSÃO DO IDOSO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

RESUMO.

As quedas são um problema complexo para a população idosa institucionalizada. Apesar das recomendações, continuam a existir dificuldades na avaliação e informação sistemática dos fatores de risco de queda.

Objetivos:

construir e validar a Escala de Práticas de Identificação e Informação dos Fatores de Risco de Queda na Admissão do Idoso; descrever as práticas dos profissionais na identificação e informação dos fatores de risco de queda na admissão do idoso; e associar as práticas à formação, experiência e idade dos cuidadores.

Método:

Estudo metodológico. A partir da revisão da literatura, foram observados os contextos, consultados peritos, selecionados os indicadores, o desenho e a avaliação da escala por peritos, o pré-teste, a reformulação, a aplicação e a validação.

Resultados:

A taxa de resposta foi de 65,52%. A escala validada possui 13 itens e duas dimensões: práticas de avaliação de fatores de risco e práticas de informação; apresenta boas propriedades psicométricas (α=0,913) para avaliar o risco de queda na admissão do idoso.

Conclusões:

Os cuidadores que receberam treinamento durante a atividade profissional apresentam melhores práticas de informação ao idoso sobre o risco de queda. Valoriza-se o risco associado às alterações de marcha e equilíbrio, comparativamente ao estado cognitivo.

Palavras-chave:
enfermagem; acidentes por quedas; idoso; instituição de longa permanência para idosos; disfunção cognitiva

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br