Acessibilidade / Reportar erro

Uma revisão sobre a Terapia Induzida por Contenção aplicada à reabilitação da afasia em pacientes pós acidente vascular cerebral (AVC)

Resumo

A Terapia Induzida por Contenção aplicada à reabilitação da afasia é um modelo terapêutico intensivo que presume o treinamento da linguagem oral como exclusivo canal de comunicação verbal, enquanto métodos alternativos como a escrita, o desenho e os gestos não são permitidos.

Objetivos:

Revisar sistematicamente os estudos que examinaram a aplicabilidade da Terapia Induzida por Contenção em pacientes afásicos pós AVC.

Métodos e Resultados:

Os estudos relacionados ao tema foram selecionados na base de dados Medline, por meio de descritores, entre os anos de 2001 e 2008. A avaliação crítica dos artigos foi realizada de acordo com a classificação descrita pela ASNS (adaptado por Cicerone). Dois estudos foram categorizados como Ia, dois estudos receberam classificação II e um estudo foi categorizado no nível IV.

Conclusões:

Dado o limitado número de estudos existente, as recomendações sugeridas devem ser interpretadas com precaução, porém fornecem importantes diretrizes para futuros estudos sobre a terapia de afasia.

Palavras-chave:
afasia; acidente vascular cerebral; reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br