Acessibilidade / Reportar erro

Grupo para cuidadores de pessoas com demência: um estudo comparativo

Resumo

Desde que as demências levam a necessidade de cuidadores, um Grupo para Cuidadores de Pessoas com Demência (GC) formou-se e no presente estudo comparou-se as variáveis psicossociais, qualidade de vida, ansiedade e sobrecarga do cuidador num Grupo para Cuidadores de Pessoas com demência (GC) e outro com cuidadores que não estavam envolvidos nesse serviço (não-GC).

Métodos:

19 cuidadores primários participantes do grupo (grupo GC) foram estudados e comparados com 13 que não participaram desses grupos (grupo não-GC) Os instrumentos utilizados foram Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-abreviada), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Escala de Carga do Cuidador (ECC).

Resultados:

Os dois grupos não diferiram em relação à média de idade e o gênero (p<0,05). Os cuidadores do GC tinham maior escolaridade e eram trabalhadores de serviços, sendo a maioria deles filhos dos pacientes. No Não-GC a ocupação mais freqüente foi de donas de casa, sendo a maioria cônjuges. Na WHOQOL, houve diferença significativa (p<0,05) entre os grupos, nos domínios físico, relações sociais e meio ambiente (GC>não GC). No IDATE, houve diferença significativa (p<0,05) na subescala Traço (GC>não GC), mas não na subescala Estado. Não houve diferença significativa na ECC.

Conclusão:

O GC pareceu beneficiar seus participantes, com prováveis repercussões positivas sobre os pacientes, principalmente na qualidade de vida dessas pessoas.

Palavras-chaves:
cuidadores; demência e intervenções não-medicamentosas.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br