Acessibilidade / Reportar erro

Erros subclínicos de nomeação no comprometimento cognitivo leve: um déficit semântico?

Resumo

Comprometimento cognitivo leve (CCL) é um estágio de transição entre o envelhecimento normal e a doença de Alzheimer (DA). Comprometimento da memória semântica tem sido demonstrado como um fator crítico na DA precoce. O Teste de Nomeação de Boston (TNB) é um meio fácil para examinar o processamento semântico e viso-espacial e também um instrumento potencial de diagnóstico.

Objetivo:

Examinar a habilidade de nomeação e discriminar os tipos de erros em pacientes com CCL amnéstico (CCLa).

Métodos:

Vinte pacientes com CCLa, 20 pacientes com DA e 21 controles normais pareados por idade, sexo e nível educacional foram avaliados. Como parte da avaliação neuropsicológica a todos foi administrado o TNB. Uma ampla classificação dos tipos de erros foi realizada a fim de comparar o desempenho e conhecer a origem semântica ou perceptiva dos erros.

Resultados:

Os pacientes com DA obtiveram piores escores totais no TNB do que os pacientes com CCLa e controles. Os pacientes com CCLa não tiveram diferenças significativas nos escores totais, porém, mostraram um número maior e significativo de erros semânticos comparados aos controles.

Conclusão:

Este estudo revela que o processamento semântico está comprometido durante a nomeação por confrontação no CCLa.

Palavras-chave:
amnéstico; comprometimento cognitivo leve; demência; doença de Alzheimer.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br