Acessibilidade / Reportar erro

Atenção à demência em saúde pública no Brasil e no mundo: uma revisão sistemática

RESUMO

OBJETIVO

Este estudo objetivou identificar na literatura científica recente, informações sobre a atenção à saúde proporcionada à pessoa com demência, os custos com demência e sua implicação nos recursos destinados a saúde pública.

MÉTODOS

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura em que foram consultados artigos das bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS e SciELO. A amostra da revisão constituiu-se de 45 artigos.

RESULTADOS

A análise dos estudos possibilitou identificar o contexto atual da demência em relação a saúde pública e políticas públicas, no Brasil e no mundo. Observou-se que os estudos analisados trouxe aspectos importantes informativos sobre a demência no mundo. Houve um consenso de que a prevalência desta síndrome é elevado, assim como o custo dos cuidados de saúde e da política pública é relevante para a saúde do idoso com demência.

CONCLUSÃO

Concluiu-se que há pertinência e necessidade de planejar e implementar novas políticas públicas, uma vez que são fundamentais na estruturação e gerenciamento de serviços de saúde e influenciam diretamente na capacidade do país prover atenção à saúde as pessoas com demência.

Palavras-chave:
demência; saúde pública; política de saúde

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br