Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DA GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO NA RIGIDEZ ARTERIAL, VASORREATIVIDADE CEREBRAL E DESEMPENHO COGNITIVO

RESUMO.

A idade, hipertensão arterial (HA), e outros fatores de risco cardiovascular contribuem para as alterações estruturais e funcionais da parede arterial.

Objetivo:

Avaliar o quanto a rigidez arterial está relacionada com as alterações do fluxo sanguíneo cerebral e sua associação com a função cognitiva em pacientes com hipertensão.

Métodos:

Foram incluídos 211 pacientes (69 normotensos e 142 hipertensos). Os pacientes com hipertensão foram divididos em dois estágios: HA-1 e HA-2. O mini exame do estado mental (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e uma bateria de testes neuropsicológicos foram usados para avaliar a função cognitiva. A velocidade da onda de pulso foi medida usando o Complior®. As propriedades da artéria carótida foram avaliadas usando o ultrassom de radiofrequência. A pressão arterial central e o índice de incremento foram obtidos usando a tonometria de aplanação. A velocidade de fluxo sanguíneo da arterial cerebral média foi medida pelo ultrassom com Doppler Transcraniano.

Resultados:

Tanto os parâmetros da rigidez arterial quanto a vasorreatividade cerebral foram piores com a gravidade da hipertensão. Houve uma correlação negativa entre o índice de apnéia e os parâmetros da rigidez arterial. O desempenho cognitivo foi pior com a gravidade de hipertensão arterial com diferença estatística ocorrendo principalmente entre os grupos HA-2 e normotensão tanto no MEEM quanto no MoCA. A mesma tendência foi observada em relação aos testes neuropsicológicos.

Conclusão:

A gravidade de hipertensão arterial foi associada com maior rigidez arterial, pior índice de apneia, e menor desempenho cognitivo.

Palavras-chave:
hipertensão; alterações vasculares; rigidez arterial; circulação cerebrovascular; desempenho cognitivo

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br