Acessibilidade / Reportar erro

UTILIDADE CLÍNICA DO PHOTOTEST VIA TELENEUROPSICOLOGIA EM IDOSOS RURAIS CHILENOS

RESUMO.

A pandemia de COVID-19 mostrou a necessidade de cuidados neuropsicológicos para adultos idosos com queixas de memória em diferentes contextos, incluindo áreas rurais ou áreas de difícil acesso.

Objetivo:

Analisar a utilidade clínica do Phototest, por meio da telemedicina, para identificar uma leve deficiência cognitiva em adultos idosos rurais com queixas de memória, durante a pandemia de COVID-19.

Métodos:

Realizamos uma comparação transversal, caso-controle e utilidade clínica dos testes cognitivos breves. Amostra: Cento e onze idosos rurais com deficiência cognitiva leve (DCL) e 130 controles saudáveis da região de Los Lagos, Chile. Instrumentos: Minimental modificado (MMSEm) e versão do teste fotográfico (PT) adaptada para o Chile.

Resultados:

Para identificar a DCL, usando pontuação de corte de 27-28 pontos, o Phototest mostrou sensibilidade de 96,6% e especificidade de 81,8%; indicadores superiores aos do MMSEm.

Conclusões:

O Phototest é mais preciso que o MMSEm para identificar, por meio da telemedicina, alterações cognitivas em adultos idosos rurais com queixas de memória cognitiva. Sendo assim, seu uso na atenção primária é recomendado para realizar a detecção precoce de alterações cognitivas pré-clínicas em DCL ou doenças neurodegenerativas.

Palavras-chave:
Testes Neuropsicológicos; Telemedicina; Disfunção Cognitiva; População Rural; COVID-19

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br