Acessibilidade / Reportar erro

Bateria de avaliação da síndrome disexecutiva em idosos controles e em pacientes com doença de Alzheimer (DA) em fase inicial: estudo preliminar

Resumo

Embora o principal déficit inicial seja a memória, existe também um prejuízo nas funções executivas na DA desde as fases leves e estes estão correlacionados com prejuízo funcional. Testes ecológicos são os mais indicados para a avaliação dos déficits nas funções executivas, podendo auxiliar melhor no tratamento de pacientes com DA.

Objetivo:

O objetivo deste estudo preliminar é verificar o desempenho nas funções executivas usando a Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome - BADS em idosos saudáveis e pacientes com DA provável em fase inicial e a aplicabilidade desta bateria ecológica em nosso meio.

Métodos:

Avaliamos com a BADS 17 idosos saudáveis e 17 pacientes com DA provável em fase inicial, pareados em relação à idade, escolaridade e sexo.

Resultados:

Houve diferença estatisticamente significativa nos escores do MEEM e em medidas de funções executivas, memória e velocidade motora, também em alguns subtestes da BADS (Cartas-Troca de Regras, Seis elementos Modificado, Perfil Total, Padronizado, Padronizado pela idade e Classificação geral por idade) foram demonstradas diferenças entre os grupos. No questionário disexecutivo (DEX) da BADS de auto-avaliação e avaliação por outro se detectou diferença entre os grupos.

Conclusões:

A BADS mostrou-se eficaz na detecção dos déficits em funções executivas em nossa amostra, conforme confirmado pelos resultados dos demais testes que avaliam funções executivas.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; funções executivas; BADS; neuropsicologia.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br