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Controladores de tráfego aéreo brasileiros apresentam sonolência excessiva

Resumo

A sonolência excessiva (SE) é a uma tendência aumentada de se iniciar o sono por cochilos involuntários em momentos inapropriados.

Objetivo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar SE em controladores de trafego aéreo (CTA).

Métodos:

Foram avaliados 45 profissionais de proteção ao voo, sendo 30 CTA, subdivididos em CTA com dez ou mais anos na profissão (CTA³10, n=15) e CTA com menos de dez anos na profissão (CTA<10, n=15) e 15 operadores de serviços de informações aeronáuticas (AIS), subdivididos em AIS com dez anos ou mais na profissão (AIS³10, n=8) e AIS com menos de dez anos na profissão (AIS<10, n=7). A Escala de Sonolência de Epworth e o Teste de Manutenção da Vigília foram empregados para avaliação subjetiva e objetiva de sonolência excessiva. Utilizou-se: Kruskal-Wallis para os dados de SE e Mann-Whitney para a latência de sono. Tempo coletado em minutos (mins). Todos os dados foram expressos em mediana (mínimo-máximo), p<0,05).

Resultados:

CTA³10 12 (6-14) mins e CTA<10 10 (1-15) mins apresentaram um aumento de sonolência, quando comparados ao CONTROLE1 7 (3-8) mins e ao CONTROLE2 6 (4-6) mins, p=0,001*. 77,27% dos CTA e 16,67% dos AIS apresentaram latência de sono abaixo de 20 minutos. Os CTA apresentaram uma latência de sono de 16,59 (3,25-40) mins abaixo dos AIS 31,71(10,63-40), p<0,05*.

Conclusão:

Controladores de tráfego aéreo apresentam sonolência excessiva.

Palavras-chave:
sonolência; latência de sono; controladores de tráfego aéreo

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