Resumo
Atividades psicoeducacionais constitui um meio de promover auxílio a cuidadores de acientes com Alzheimer's disease (DA), representam um espaço para o compartilhamento de conhecimentos que tem como foco primário temas dirigidos a estratégias e habilidades de enfretamento.
Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi levantar as percepções sobre o cuidar e seu impacto entre cuidadores familiares de portadores de DA, participantes de um Grupo de Intervenção Psicoeducativa. Visou-se também detectar possíveis impactos em variáveis objetivas e subjetivas, pré e pós intervenção psicoeducacional.
Métodos:
Esta pesquisa tratou-se de um estudo prospectivo, no qual foram coletadas informações em dois momentos distintos, antes e após a intervenção psicoeducativa. Através da aplicação da Escala perceberam-se benefícios em todas as dimensões envolvidas nesta (tensão geral, isolamento, decepção, envolvimento emocional e ambiente).
Resultados:
Os resultados demonstraram que após a intervenção psicoeducativa, os cuidadores apresentaram menor sobrecarga em relação ao cuidado, do que comparado ao início da intervenção.
Conclusão:
Esses achados confirmam que as intervenções psicoeducacionais implementadas de modo expandido podem ser benéficas para cuidadores e pacientes com DA.
Palavras-chave:
portadores da doença de Alzheimer; cuidadores familiares; intervenção psicoeducativa