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Efeitos de uma intervenção psicoeducativa em cuidadores familiares de portadores da doença de Alzheimer

Resumo

Atividades psicoeducacionais constitui um meio de promover auxílio a cuidadores de acientes com Alzheimer's disease (DA), representam um espaço para o compartilhamento de conhecimentos que tem como foco primário temas dirigidos a estratégias e habilidades de enfretamento.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi levantar as percepções sobre o cuidar e seu impacto entre cuidadores familiares de portadores de DA, participantes de um Grupo de Intervenção Psicoeducativa. Visou-se também detectar possíveis impactos em variáveis objetivas e subjetivas, pré e pós intervenção psicoeducacional.

Métodos:

Esta pesquisa tratou-se de um estudo prospectivo, no qual foram coletadas informações em dois momentos distintos, antes e após a intervenção psicoeducativa. Através da aplicação da Escala perceberam-se benefícios em todas as dimensões envolvidas nesta (tensão geral, isolamento, decepção, envolvimento emocional e ambiente).

Resultados:

Os resultados demonstraram que após a intervenção psicoeducativa, os cuidadores apresentaram menor sobrecarga em relação ao cuidado, do que comparado ao início da intervenção.

Conclusão:

Esses achados confirmam que as intervenções psicoeducacionais implementadas de modo expandido podem ser benéficas para cuidadores e pacientes com DA.

Palavras-chave:
portadores da doença de Alzheimer; cuidadores familiares; intervenção psicoeducativa

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