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A CURVA DA APRENDIZAGEM DE PETER VAN DEUSEN EM NEUROFEEDBACK: ARTIGO DE REVISÃO

RESUMO

A TLC em neurofeedback surgiu após uma reunião de periódicos organizada por Peter Van Deusen sobre as atividades elétricas cerebrais esperadas e depois testadas em diversos pacientes em quatro consultórios, em Atlanta, de 1994 a 2001. O objetivo deste artigo é relatar o aspecto histórico da TLC. Realizou-se uma revisão na base eletrônica MEDLINE/PubMed e Web of Science. A TLC investiga as categorias denominadas desconectados, temporais quentes, inversões de alpha e beta, bloqueando, trancando, filtrando e processando e, em seguida, possibilita, em seus designs de treinamento, que o (a) neurocientista trabalhe, por meio da psicologia comportamentalista, a autoneuroregulação do paciente. A TLC mostra as relações entre as atividades elétricas, mentais e comportamentais nos pacientes e também fornece uma identificação detalhada dos padrões que podem ajudar os médicos na escolha dos tratamentos.

Palavras-chave:
aprendizagem cerebral; curva de aprendizagem; neurofeedback

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