Acessibilidade / Reportar erro

A influência da idade, do sexo e da escolaridade no desempenho de indivíduos normais em uma bateria para avaliação de praxia de membros

RESUMO

Introdução:

A apraxia é definida como sendo um distúrbio na realização de gestos ou atos motores aprendidos. Há poucos estudos sobre a avaliação da praxia de membros incluindo o controle de variáveis sócio-demográficas.

Objetivo:

O presente estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de indivíduos saudáveis em uma bateria de praxia de membros, analisando-se a influência das variáveis sexo, idade e escolaridade nas habilidades práxicas avaliadas.

Métodos:

Quarenta e quatro indivíduos foram submetidos à aplicação de uma bateria de praxia de membros, composta de subtestes que avaliaram tanto aspectos semânticos relacionados à produção gestual, quanto a produção motora propriamente dita.

Resultados:

Não houve influência do sexo em nenhum dos subtestes. Apenas o subteste que envolvia o reconhecimento visual da correta realização de gestos transitivos, mostrou-se sensível à variação da idade. Já a escolaridade influenciou o desempenho dos participantes em todos os testes que envolviam a realização de atos motores, sendo que para a maior parte deles foram encontradas correlações moderadas entre a escolaridade e o desempenho nas tarefas práxicas.

Conclusão:

Variáveis sócio demográficas, principalmente a escolaridade, podem interferir no desempenho de indivíduos em testes que avaliam a praxia de membros e devem ser consideradas na avaliação clínica.

Palavras-chave:
apraxia; apraxia ideomotora; escolaridade; idade

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br