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Participação eventual de atividades noturnas na gênese da depressão em professores da rede pública do estado de Pernambuco, Brasil

RESUMO

Professores têm trabalhado muito no período noturno com correções de provas, trabalhos e elaborando planejamento de ensino em suas casas. Muitos estão apresentando sonolência excessiva diurna (SED) e depressão.

Objetivo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar sonolência excessiva diurna e depressão em professoras da rede pública.

Métodos:

Foram avaliadas 201 professoras do município de Quipapá/PE, Brasil, sendo 38 que trabalham em 1 turno (CONTROLE 1), 40 que trabalham em 2 turnos (CONTROLE 2) e 123 que trabalham em 3 turnos (PROFas-3T). Os sujeitos foram avaliados pela Escala de Sonolência de Epworth e pelo Inventário de Depressão de Beck. Os dados referentes à SE foram analisados pelo teste Kruskal-Wallis com comparação múltipla em Dunn, p<0,05 e expressos em MEDIANA (MÍNIMO - MÁXIMO) e os dados referentes à depressão foram analisados pelo teste qui-quadrado, com p<0,05, expressos em percentuais.

Resultados:

PROFas-3T apresentam sonolência excessiva e apresentam maior percentual de depressão leve (24%) e moderada (37%) comparadas a seus controles - CONTROLE 1: leve (8%) e moderada (11%) - CONTROLE 2: leve (5%) e moderada (15%).

Conclusão:

Este estudo observou que professoras da rede municipal de Quipapá/PE que trabalham em 3 turnos apresentam sonolência excessiva e maior percentual de depressão leve e moderada comparadas às professoras que trabalham em 1 (um) ou em 2 (dois) turnos.

Palavras-chave:
professoras; sonolência excessiva; depressão

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