Acessibilidade / Reportar erro

SINTOMAS NEUROPSIQUIÁTRICOS DE DEMÊNCIA E SOBRECARGA DOS CUIDADORES: UM ESTUDO ENTRE CUIDADORES INDIANOS

RESUMO

A demência é considerada a condição mais grave e incapacitante que afeta ao mesmo tempo tanto o indivíduo que a sofre como o seu cuidador.

Objetivo:

O estudo tem como objetivo avaliar a relação entre problemas neuropsiquiátricos de demência e sobrecarga do cuidador.

Métodos:

138 cuidadores de pessoas com demência participaram do estudo transversal. Os cuidadores preencheram os questionários contendo informações sociodemográficas, bem como problemas neuropsiquiátricos de demência e sobrecarga do cuidador.

Resultados:

Observou-se que todos os atendidos apresentavam algum tipo de sintoma neuropsiquiátrico; os mais comuns foram apatia, ansiedade, distúrbios motores e alucinações. Com exceção de um sintoma, 11 outros sintomas foram significativamente associados à sobrecarga dos cuidadores. O achado mais importante é que a gravidade dos sintomas neuropsiquiátricos é altamente responsável pela sobrecarga dos cuidadores.

Conclusões:

A identificação de sintomas neuropsiquiátricos de demência que influenciem a sobrecarga do cuidador é muito importante para a perspectiva de saúde dos cuidadores e dos receptores de cuidados. Essas descobertas também podem ser utilizadas para criar ambientes de atendimento para pessoas com demência e ajudar a determinar políticas no futuro.

Palavras-chave:
Demência; Neuropsiquiatria; Cuidadores; Carga Tumoral

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br