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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 8, Número: 3, Publicado: 2014
  • Language assessment and treatment in the last decade Editorial

    Mansur, Leticia; Ortiz, Karin Zazo; Meltzer, Jed A.
  • Evolução no Brasil das avaliações de linguagem nos pacientes com distúrbios neurológicos adquiridos Views & Reviews

    Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Baradel, Roberta Roque; Fonseca, Rochele Paz; Pereira, Natalie; Carthery-Goulart, Maria Teresa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é descrever a evolução das avaliações de linguagem em pacientes com distúrbios neurológicos adquiridos durante um período de aproximadamente 45 anos, dos anos 1970 até os dias atuais, quando a interdisciplinaridade iniciou-se no Brasil na Neuropsicologia. Os relatos dos primeiros 20 anos foram baseados em memórias de professores de universidades que possuiam o curso de Fonoaudiologia e ministravam disciplinas de afasia. Após, procuramos mostrar as contribuições da Linguística, da Psicologia Cognitiva para a avaliação da linguagem, assim como dos critérios psicolinguísticos e psicométricos. Por fim, apresentamos o panorama atual das adaptações e criações de instrumentos validados e estandardizados a partir de busca nas bases Pubmed, Scopus e Lilacs. Nossos comentários finais salientam a diversidade dos métodos de avaliação e a tendência recente da avaliação da linguagem estar relacionada às novas tecnologias de imagem cerebral e a análises computacionais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to describe the evolution of language assessments in patients with acquired neurological diseases over a period of around 45 years from 1970, when interdisciplinarity in Neuropsychology first began in Brazil, to the present day. The first twenty years of data was based on memories of Speech Pathology University Professors who were in charge of teaching aphasia. We then show the contributions of Linguistics, Cognitive Psychology, as well as Psycholinguistic and Psychometric criteria, to language evaluation. Finally, the current panorama of adaptations and creations of validated and standardized instruments is given, based on a search of the databases Pubmed, Scopus and Lilacs. Our closing remarks highlight the diversity in evaluation approaches and the recent tendency of language evaluations linked to new technologies such as brain imaging and computational analysis.
  • Estimulação cerebral transcraniana (EMT E ETCC) na reabilitação de afasia: controvérsias Views & Reviews

    Mendonça, Lucia Iracema Zanotto de

    Resumo em Português:

    As técnicas de estimulação cerebral transcraniana (ET) têm sido estudadas como recurso na reabilitação da afasia resultante de acidente vascular cerebral. Tem sido apontado que melhor recuperação da afasia ocorre quando o hemisfério esquerdo reassume a função da linguagem, quando comparado à participação do hemisfério direito. A ET pode estimular a atividade do hemisfério esquerdo ou inibir a atividade de áreas homotópicas do hemisfério direito. Vários fatores podem interferir na resposta à ET, como o tamanho e local da lesão, o tempo decorrido do evento causal e diferenças individuais no padrão de dominância hemisférica para a linguagem. Este artigo discute as seguintes questões: [a] Realmente é benéfico inibir o hemisfério direito? [b] Realmente é desejável a transferência para a esquerda da função da linguagem em todos os casos? [c] Realmente é adequada a aplicação da TS na fase subaguda pós AVC? Diferentes padrões de reorganização cerebral devem ocorrer frente à presença de afasia decorrente de AVC.

    Resumo em Inglês:

    Transcranial brain stimulation (TS) techniques have been investigated for use in the rehabilitation of post-stroke aphasia. According to previous reports, functional recovery by the left hemisphere improves recovery from aphasia, when compared with right hemisphere participation. TS has been applied to stimulate the activity of the left hemisphere or to inhibit homotopic areas in the right hemisphere. Various factors can interfere with the brain's response to TS, including the size and location of the lesion, the time elapsed since the causal event, and individual differences in the hemispheric language dominance pattern. The following questions are discussed in the present article: [a] Is inhibition of the right hemisphere truly beneficial?; [b] Is the transference of the language network to the left hemisphere truly desirable in all patients?; [c] Is the use of TS during the post-stroke subacute phase truly appropriate? Different patterns of neuroplasticity must occur in post-stroke aphasia.
  • Memória semântica para ações avaliada pelo teste Beijando e Dançando: efeitos de educação e idade em sujeitos cognitivamente sadios Original Articles

    Baradel, Roberta Roque; Silva, Henrique Salmazo da; Estequi, Jaqueline Geraldin; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Sato, João Ricardo; Carthery-Goulart, Maria Teresa

    Resumo em Português:

    Processamento semântico verbal é uma parte relevante da avaliação linguístico-cognitiva e o KDT tem sido amplamente utilizado para tal finalidade, evidenciando diferenças clínicas entre pacientes com danos cerebrais. Para aumentar sua utilização, valores de referência são necessários, especialmente para populações com origens socioeconômicas e níveis de escolaridade heterogêneos. OBJETIVO: Analisar efeitos da escolaridade e idade no KDT em indivíduos cognitivamente intactos MÉTODOS: O KDT foi aplicado em 74 indivíduos saudáveis. Fatores sociodemográficos foram investigados por correlação e análises entre grupos. Valores de referência foram fornecidos por idade e escolaridade. RESULTADOS: O desempenho do KDT correlaciona-se significativamente à escolaridade (r=0.757, p<0.01), à idade (r=-0.496, p<0.01) e ao nível socioeconômico (r=0.418, p<0.01 ), variáveis que se mostraram intercorrelacionadas. Correlações com a escolaridade e idade permaneceram significativas quando controladas a idade e nível socioeconômico (r=0.530, p<0.01) e a escolaridade (r=- 0.305,<0.01), respectivamente. Com controle do parâmetro da escolaridade, não houve correlação significativa entre o nível socioeconômico e o KDT (p=0.164). As análises entre grupos não revelaram os efeitos da idade. Encontraram-se diferenças significativas no desempenho de acordo com escolaridade. Escores abaixo do percentil 25 (39/52 - indivíduos com até 8 anos de escolaridade e 47/52- indivíduos com 9 ou mais anos de escolaridade) são sugestivos de dificuldades no processamento semântico de ações, que devem ser melhor investigadas. Conclusão: O desempenho do KDT foi influenciado por idade e escolaridade, o que reflete a necessidade de se considerar estes fatores como covariantes e, na prática clínica, usar diferentes pontos de corte, considerando essas características demográficas.

    Resumo em Inglês:

    Action semantics is a relevant part of cognitive-linguistic assessment and the "Kissing and Dancing Test" (KDT) has been used extensively for this purpose, evidencing clinical distinctions among brain-damaged patients. To enhance its use, reference values are necessary, especially for populations with heterogeneous educational levels and socioeconomic backgrounds. OBJECTIVE: To analyze the effects of schooling and age on the KDT in cognitively unimpaired individual METHODS: The KDT was applied to seventy-four healthy subjects. Sociodemographic factors were investigated through correlational and between-group analyses. Reference values according to age and schooling were provided. RESULTS KDT performance correlated significantly with schooling (r=0.757, p<0.01), age (r=-0.496, p<0.01) and socioeconomic status (r=0.418 p<0.01) but these variables were intercorrelated. Correlation with schooling and age remained signifi when controlling for age and socioeconomic status (r=0.530, p<0.01), and for schooling (-0.305,<0.01), respectively. When controlling for schooling, correlation between socioeconomic status and KDT was not significant (p=0.164). Between-group analyses revealed no age effects. Significant differences were found in performance according to educational level. Scores below 39/52 and below 47/52 (percentile 25) for individuals with 8 or less years of schooling and for individuals with 9 or more years of schooling, respectively, seem suggestive of an impairment in Action Semantics Processing and shall be further investigated CONCLUSION KDT performance was influenced both by age and schooling, indicating the need to consider these demographic features as covariates when analyzing performance on the test and to adjust cut-off scores according to these demographic characteristics in clinical practice.
  • Processo de adaptação transcultural do Conversation "Analysis Profile for People with Aphasia" para a língua portuguesa Original Articles

    Ferreira, Mariana; Oliveira, Diana; Correia, Ana; Dixe, Maria dos Anjos; Mina, Sónia Pós de; Whitworth, Anne

    Resumo em Português:

    O Perfil de Competências Comunicativas para Indivíduos com Afasia (CAPPA) fornece informações específicas sobre os pontos fortes e fracos da comunicação entre a pessoa com afasia e o seu cuidador familiar dentro de um contexto conversacional. OBJETIVO: Apresentar os resultados das primeiras etapas do processo de adaptação transcultural do CAPPA para Português Europeu. MÉTODOS: Este estudo metodológico retrata o processo de tradução e retroversão do instrumento, seguindo os passos recomendados para esse fim. Além disso, após consentimento de uma das autoras originais, iniciou-se o processo de validação de conteúdo do CAPPA. Para tal, foi necessário submeter o instrumento à avaliação de um painel de peritos na área, que constitui a população deste estudo. RESULTADOS: Após o processo de tradução e retroversão do instrumento, foi constituído um painel de peritos para desenvolver a Técnica de Delphi. Algumas questões foram excluídas com base na ambiguidade, relevância e redundância. Sugestões feitas pelo painel de peritos foram incluídas na versão final do instrumento. 159 itens obtiveram 100% de consenso na avaliação da relevância e 157 na avaliação da adequação, após análise dos peritos. Sendo assim, o conteúdo do instrumento foi validado. Conclusão: A versão final vai agora ser aplicada à população-alvo a fim de alcançar a validação psicométrica.

    Resumo em Inglês:

    The Conversation Analysis Profile for People with Aphasia (CAPPA) provides specific information about strengths and weaknesses of the communication between people with aphasia and their family caregiver within a conversational context. OBJECTIVE: The aim of this paper was to present the results of the first stages of cross-cultural adaptation of the CAPPA for the European Portuguese language. METHODS: This methodology study describes the translation and back-translation processes, following the recommended steps to that end. In addition, following the consent of one of the original authors, the process of content validation of the CAPPA commenced. The instrument was submitted for assessment before a panel of experts in the area, who constituted the population of this study. RESULTS After the translation and back-translation processes, a panel of experts was convened to adapt the Delphi technique. Some questions were excluded on the basis of ambiguity, relevance and potential repetition. Suggestions made by the expert panel were included in a revised version of the tool. 159 items obtained a 100% consensus in relevance, and 157 items were considered suitable by the expert panel, validating the content of the instrument. CONCLUSION The final version will now be applied to the target population in order to carry out the psychometric validation.
  • Classificação Automática de Discurso Descritivo Escrito de Adultos Sadios: uma Visão Geral da Aplicação de Técnicas de Processamento de Línguas Naturais e Aprendizado de Máquina à Análise Clínica do Discurso Original Articles

    Toledo, Cíntia Matsuda; Cunha, Andre; Scarton, Carolina; Aluísio, Sandra

    Resumo em Português:

    Um importante aspecto na avaliação de indivíduos com lesão cerebral é a produção de discurso. Acreditamos que estudos que comparam o desempenho de lesados com grupos de controles sadios devem utilizar grupos com escolaridade compatíveis. Nós apresentamos uma abordagem pioneira ao utilizar métodos de aprendizado de máquina com propósitos clínicos, para o Português do Brasil, destacando a escolaridade como variável de importância no cenário brasileiro. OBJETIVO: Nosso objetivo é descrever como: (i) desenvolver classificadores via aprendizado de máquina, usando features criadas por ferramentas de processamento de línguas naturais, para diferenciar descrições produzidas por indivíduos sadios em classes de anos de escolaridade e (ii) identificar automaticamente as features que melhor distinguem esses grupos. MÉTODOS: A abordagem proposta neste estudo extrai características linguísticas automaticamente a partir das descrições escritas com a ajuda de duas ferramentas de Processamento de Linguagem Natural: Coh-Metrix-Port e AIC. Ela inclui ainda nove features dedicadas à tarefa (três novas, duas extraídas manualmente, além de tempo de descrição; tipo de cena descrita - simples ou complexa; ordem de apresentação das figuras e idade). Neste estudo, foram utilizadas as descrições de 144 indivíduos estudados em Toledo18, que incluiu 200 brasileiros, sadios, de ambos sexos. RESULTADOS E CONCLUSÃO: SMV com kernel RBF é o mais recomendado para a classificação binária dos nossos dados, classificando três das quatro classes iniciais. O método de seleção das features CfsSubsetEval (CSF) é um forte candidato para substituir métodos de seleção manual.

    Resumo em Inglês:

    Discourse production is an important aspect in the evaluation of brain-injured individuals. We believe that studies comparing the performance of brain-injured subjects with that of healthy controls must use groups with compatible education. A pioneering application of machine learning methods using Brazilian Portuguese for clinical purposes is described, highlighting education as an important variable in the Brazilian scenario. OBJECTIVE: The aims were to describe how to: (i) develop machine learning classifiers using features generated by natural language processing tools to distinguish descriptions produced by healthy individuals into classes based on their years of education; and (ii) automatically identify the features that best distinguish the groups. METHODS: The approach proposed here extracts linguistic features automatically from the written descriptions with the aid of two Natural Language Processing tools: Coh-Metrix-Port and AIC. It also includes nine task-specific features (three new ones, two extracted manually, besides description time; type of scene described - simple or complex; presentation order - which type of picture was described first; and age). In this study, the descriptions by 144 of the subjects studied in Toledo18 were used, which included 200 healthy Brazilians of both genders. RESULTS AND CONCLUSION: A Support Vector Machine (SVM) with a radial basis function (RBF) kernel is the most recommended approach for the binary classification of our data, classifying three of the four initial classes. CfsSubsetEval (CFS) is a strong candidate to replace manual feature selection methods.
  • Disgrafias adquiridas em adultos após acidente vascular cerebral unilateral nos hemisférios direito e esquerdo Original Articles

    Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Fontoura, Denise Ren da; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar aspectos preservados e dificuldades na escrita de palavras e pseudopalavras em adultos que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) à esquerda e à direita e discutir os perfis de disgrafia adquirida nesses indivíduos. MÉTODOS: Investigaram-se perfis de disgrafia adquirida a partir da avaliação das habilidades e dificuldades na escrita de palavras e pseudopalavras de seis adultos que sofreram AVC no hemisfério direito (LHD) e no hemisfério esquerdo (LHE), comparados a adultos neurologicamente saudáveis. Realizou-se análise de séries de casos com os pacientes que apresentaram desempenho deficitário na escrita de palavras, que indicavam a presença de uma disgrafia adquirida. RESULTADOS: Foram identificados dois casos com disgrafia lexical (sendo um com LHE e outro com LHD), um caso com disgrafia fonológica, um com disgrafia periférica, um com disgrafia mista e um com disgrafia por déficit no buffer grafêmico, todos estes com LHE. Destacou-se nesse estudo a heterogeneidade das habilidades linguísticas dos casos clínicos, discutidas de acordo com o modelo cognitivo de dupla-rota de escrita. CONCLUSÃO: O maior prejuízo encontrado nos pacientes com LHE ressalta a importância desse hemisfério cerebral para o processamento da escrita de palavras. A presença de um caso com LHD com perfil de disgrafia lexical destaca a necessidade de melhor estudar o papel do hemisfério direito no processamento de palavras. Espera-se que esse estudo contribua para o planejamento de estratégias de intervenção neuropsicológica direcionadas à escrita de palavras.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: This study aimed to assess the strengths and difficulties in word and pseudoword writing in adults with left- and right-hemisphere strokes, and discuss the profiles of acquired dysgraphia in these individuals. METHODS: The profiles of six adults with acquired dysgraphia in left- or right-hemisphere strokes were investigated by comparing their performance on word and pseudoword writing tasks against that of neurologically healthy adults. A case series analysis was performed on the patients whose impairments on the task were indicative of acquired dysgraphia. RESULTS: Two patients were diagnosed with lexical dysgraphia (one with left hemisphere damage, and the other with right hemisphere damage), one with phonological dysgraphia, another patient with peripheral dysgraphia, one patient with mixed dysgraphia and the last with dysgraphia due to damage to the graphemic buffer. The latter patients all had left-hemisphere damage (LHD). The patterns of impairment observed in each patient were discussed based on the dual-route model of writing. CONCLUSION: The fact that most patients had LHD rather than right-hemisphere damage (RHD) highlights the importance of the former structure for word processing. However, the fact that lexical dysgraphia was also diagnosed in a patient with RHD suggests that these individuals may develop writing impairments due to damage to the lexical route, leading to heavier reliance on phonological processing. Our results are of significant importance to the planning of writing interventions in neuropsychology.
  • Habilidades inferenciais a partir de estímulos pictóricos em pacientes com lesão de Hemisfério Direito: Influência da Escolaridade Original Articles

    Ribeiro, Ariella Fornachari; Radanovic, Marcia

    Resumo em Português:

    Inferências são representações mentais, formadas através da interação entre a informação linguística explícita e o conhecimento de mundo de um indivíduo. Sabe-se que indivíduos com lesão cerebral em hemisfério direito (HD) frequentemente falham nesse tipo de tarefa e que, a escolaridade pode ser uma variável que afeta tal competência. OBJETIVO: Comparar o efeito da escolaridade em um teste de compreensão de inferência a partir de estímulos visuais, em pacientes com lesão de HD. MÉTODOS: As habilidades inferenciais de 75 controles e 50 pacientes com lesão de HD foram avaliadas a partir de estímulos pictóricos do intrumento "300 exercícios de compreensão de inferências lógicas e pragmáticas e cadeias causais". Ambos os grupos foram divididos em dois subgrupos de acordo com o nível de escolaridade: 4 a 8 anos e 9 anos ou mais. RESULTADOS E CONCLUSÃO: O grupo mais escolarizado apresentou melhor desempenho do que os menos escolarizados, seja nas comparações intragrupos e intergrupos (p<0.0001), tanto na compreensão de inferências lógicas quanto pragmáticas.

    Resumo em Inglês:

    Inferences are mental representations, formed through the interaction between explicit linguistic information and an individual's world knowledge. It is well known that individuals with brain damage in the right hemisphere (RH) often fail on this task and that schooling may be a variable affecting this. OBJECTIVE: Objective: To compare the effect of schooling on an inference comprehension task based on pictorial stimuli in patients with RH lesion. METHODS: The inferential abilities of 75 controls and 50 patients with RH lesion were assessed through the pictorial stimuli from the instrument "300 exercises of comprehension of logical and pragmatic inferences and causal chains". Both groups were stratified into two subgroups according to schooling level: 4 to 8 years and 9 or more years. RESULTS AND CONCLUSION: Highly educated subjects performed better than low educated individuals, both on intergroup and intragroup comparisons (p<0.0001) for logical and pragmatic inference ability.
  • Idade de aquisição e tarefa de nomeação em falantes bilingues Frísio-Holandeses com demência Original Articles

    Veenstra, Wencke S.; Huisman, Mark; Miller, Nick

    Resumo em Português:

    A idade de aquisição (IA) de palavras é uma variável reconhecida que interfere no processamento da linguagem em falantes com e sem distúrbios de linguagem. Para falantes bilíngues e multilíngues, a linguagem pode ser afetada diferenciadamente nas doenças neurológicas. O estudo da deterioração de linguagem em indivíduos falantes bilíngues com demência tem sido relativamente negligenciado. OBJETIVO: Nós investigamos se a IA de palavras estava associada ao grau de comprometimento da nomeação em indivíduos bilíngues com demência de Alzheimer provável em uma língua e entre as línguas faladas por eles. MÉTODOS: Trinta e seis bilíngues Frisio-holandeses com demência de grau leve a moderado nomearam 90 figuras em cada uma das línguas, pareadas quanto a IA e outras variáveis. Aspectos quantitativos (numero de acertos) e qualitativos (tipos de erros e trocas inadequadas de código) foram mensurados. RESULTADOS: Déficits de resgate lexical ocorreram no Frisio (Língua 1) e Holandês (Língua 2) com efeito significante da IA na nomeação em ambas as línguas. Palavras adquiridas mais precocemente foram mais preservadas e melhor resgatadas. O desempenho foi idêntico entre as línguas, mas melhor no Holandês, quando as covariáveis foram controladas. Entretanto, os participantes demonstraram mais mudanças impróprias de código no contexto do teste em Frísio. Na análise qualitativa não houve diferenças na distribuição global dos erros entre as línguas tanto para as palavras adquiridas precoce ou tardiamente. Houve uma porcentagem significativamente mais alta de erros semanticamente relacionados em relação aos visualmente relacionados. CONCLUSÃO: Os achados tem implicações para a compreensão de distúrbios de resgate lexical em indivíduos bilíngues com demência e a sua relação com o declínio em outras funções cognitivas que pode desempenhar um papel na inadequada mudança de código. Nós discutimos os achados à luz da estreita relação entre Frisio e Holandês e o padrão de uso durante a vida.

    Resumo em Inglês:

    Age of acquisition (AoA) of words is a recognised variable affecting language processing in speakers with and without language disorders. For bi- and multilingual speakers their languages can be differentially affected in neurological illness. Study of language loss in bilingual speakers with dementia has been relatively neglected. OBJECTIVE: We investigated whether AoA of words was associated with level of naming impairment in bilingual speakers with probable Alzheimer's dementia within and across their languages. METHODS: Twenty-six Frisian-Dutch bilinguals with mild to moderate dementia named 90 pictures in each language, employing items with rated AoA and other word variable measures matched across languages. Quantitative (totals correct) and qualitative (error types and (in)appropriate switching) aspects were measured. RESULTS Impaired retrieval occurred in Frisian (Language 1) and Dutch (Language 2), with a significant effect of AoA on naming in both languages. Earlier acquired words were better preserved and retrieved. Performance was identical across languages, but better in Dutch when controlling for covariates. However, participants demonstrated more inappropriate code switching within the Frisian test setting. On qualitative analysis, no differences in overall error distribution were found between languages for early or late acquired words. There existed a significantly higher percentage of semantically than visually-related errors. CONCLUSION These findings have implications for understanding problems in lexical retrieval among bilingual individuals with dementia and its relation to decline in other cognitive functions which may play a role in inappropriate code switching. We discuss the findings in the light of the close relationship between Frisian and Dutch and the pattern of usage across the life-span.
  • Análise do número de palavras e do conteúdo no discurso de pacientes com doença de Alzheimer leve e moderada Original Articles

    Lira, Juliana Onofre de; Minett, Thaís Soares Cianciarullo; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por prejuízo na memória e em outras funções cognitivas, como a linguagem, que pode ser afetada em todos os aspectos, incluindo o discurso. Tarefa de descrição de figura é considerada uma forma eficaz de obter amostra de discurso cuja característica fundamental é a capacidade de recuperar itens lexicais adequados. Não há consenso nos achados sobre deterioração no desempenho do conteúdo do discurso na fase leve da DA. OBJETIVO: Comparar a quantidade e a qualidade do conteúdo do discurso em pacientes com DA leve, moderada e controles. MÉTODOS: Foi feito um estudo transversal cuja amostra foi composta por indivíduos a partir de 50 anos, de ambos os sexos, com um ou mais anos de escolaridade. Foram divididos em três grupos: controle (GC), DA leve (ADG1) e DA moderada (ADG2) e a eles foi solicitado descrever a "prancha do roubo dos biscoitos". Considerados na análise o número total de palavras completas faladas e o de unidades de informação (UI). RESULTADOS: Não houve diferença significativa entre os grupos. Para o número de palavras, o CG apresentou desempenho significativamente melhor que AD1 e AD2, não houve diferença entre os dois últimos grupos. O GC produziu quase o dobro de unidades de informação em relação ao ADG1 e mais que o dobro do que ADG2. Além disso, o ADG2 apresentou pior desempenho nas UI em comparação ao ADG1. CONCLUSÃO: Foi observado um evidente prejuízo no desempenho quanto à quantidade e ao conteúdo do discurso em pacientes com DA a partir da fase leve. Entretanto apenas o conteúdo continuou a se agravar com a progressão da doença.

    Resumo em Inglês:

    Alzheimer's disease (AD) is characterized by impairments in memory and other cognitive functions such as language, which can be affected in all aspects including discourse. A picture description task is considered an effective way of obtaining a discourse sample whose key feature is the ability to retrieve appropriate lexical items. There is no consensus on findings showing that performance in content processing of spoken discourse deteriorates from the mildest phase of AD. OBJECTIVE: To compare the quantity and quality of discourse among patients with mild to moderate AD and controls. METHODS: A cross-sectional study was designed. Subjects aged 50 years and older of both sexes, with one year or more of education, were divided into three groups: control (CG), mild AD (ADG1) and moderate AD (ADG2). Participants were asked to describe the "cookie theft" picture. The total number of complete words spoken and information units (IU) were included in the analysis. RESULTS There was no significant difference among groups in terms of age, schooling and sex. For number of words spoken, the CG performed significantly better than both the ADG 1 and ADG2, but no difference between the two latter groups was found. CG produced almost twice as many information units as the ADG1 and more than double that of the ADG2. Moreover, ADG2 patients had worse performance on IUs compared to the ADG1. CONCLUSION Decreased performance in quantity and content of discourse was evident in patients with AD from the mildest phase, but only content (IU) continued to worsen with disease progression.
  • Reabilitação de déficits comunicativos léxico-semânticos: um panorama das abordagens conduzidas Original Articles

    Casarin, Fabíola Schwengber; Branco, Laura; Pereira, Natalie; Kochhann, Renata; Gindri, Gigiane; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    Déficits em processamento comunicativo léxico-semântico podem acompanhar quadros neurológicos. Mas, pouco se sabe do efeito terapêutico de intervenções léxico-semânticas. OBJETIVO: Esta revisão sistemática caracterizou estudos com este tipo de intervenção, em pacientes adultos com demência, pós TCE e pós AVC. MÉTODOS: Analisaram-se estudos publicados entre 2004 e 2014 nas bases de dados PubMed, PsycInfo e SCOPUS, com descritores dos construtos reabilitação, quadro neurológico adquirido, comunicação e componente léxico-semântico. RESULTADOS: Dos 453 estudos encontrados, 28 foram selecionados, seguindo método prisma. Destes, a maioria apresentava terapia para anomia. As técnicas mais empregadas foram de processamento léxico-semântico, seguida pelo fonológico e gestual. Em sua maioria, a intervenção ocorreu na modalidade individual, com uso de tarefas formais, apesar da variabilidade do número, frequência e duração das sessões. CONCLUSÃO: Os tratamentos propiciaram melhora no desempenho na avaliação pós-intervenção. No entanto, há limitações da intervenção léxico-semântica, especialmente quanto à descrição teórica das técnicas e faltam estudos de eficácia, de efetividade, e de acompanhamento.

    Resumo em Inglês:

    Lexical-semantic impairments are common consequences of acquired neurological damage. However, little is known about the benefits of existing treatment methods for this type of language impairment. OBJECTIVE: To evaluate current research into lexical-semantic interventions for adults with dementia, TBI or stroke. METHODS: The PubMed, PsycInfo and SCOPUS databases were searched for studies related to rehabilitation, neurological conditions, communicative and lexical-semantic skills published between 2004 and 2014. RESULTS: Twenty-eight of the 453 abstracts found were selected for the review based on the PRISMA method. Most of the studies described treatments for anomia. Semantic tasks were the most commonly used, followed by phonological and gestural strategies. Interventions were individual and involved formal tasks, although the number, frequency and duration of sessions varied between studies. CONCLUSION: Although lexical-semantic interventions lead to improvements in language abilities, they are still poorly described in the literature, and must be further investigated in terms of their efficacy, effectiveness and long-term effects.
  • Intervenção discursiva na doença de Alzheimer: rastreio ocular e efeito de pistas visuais na conversação Original Articles

    Brandão, Lenisa; Monção, Ana Maria; Andersson, Richard; Holmqvist, Kenneth

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi o de investigar se pistas visuais sobre o tópico discursivo podem servir como auxiliares para a manutenção da coerência e da informatividade em narrativas autobiográficas de pessoas com doença de Alzheimer (DA). MÉTODOS: O experimento apresentou três condições: uma conversa tendo à vista uma tela de computador em branco; uma condição de conversação com pista dentro do tópico, em que a tela do computador mostrava uma foto e uma frase sobre o evento tema; e uma condição fora de tópico, em que a tela mostrava uma foto e uma frase que não apresentavam relação com o tema da conversa. O discurso foi gravado enquanto a atenção visual foi examinada através de rastreamento ocular para medir a atenção dos participantes para as pistas apresentadas na tela e para o rosto do ouvinte. RESULTADOS: Os resultados sugerem que as intervenções por meio de pistas visuais na forma de imagens e informações escritas são úteis para melhorar a informatividade discursiva na AD. CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou o potencial do uso de imagens e mensagens escritas curtas como meios de compensação para aumentar a informatividade do discurso em pacientes com DA. Estudos futuros devem investigar a eficácia de intervenções de linguagem baseadas no uso dessas estratégias de compensação para a comunicação de pacientes com DA com seus familiares e amigos.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The goal of this study was to investigate whether on-topic visual cues can serve as aids for the maintenance of discourse coherence and informativeness in autobiographical narratives of persons with Alzheimer's disease (AD). METHODS: The experiment consisted of three randomized conversation conditions: one without prompts, showing a blank computer screen; an on-topic condition, showing a picture and a sentence about the conversation; and an off-topic condition, showing a picture and a sentence which were unrelated to the conversation. Speech was recorded while visual attention was examined using eye tracking to measure how long participants looked at cues and the face of the listener. RESULTS: Results suggest that interventions using visual cues in the form of images and written information are useful to improve discourse informativeness in AD. CONCLUSION: This study demonstrated the potential of using images and short written messages as means of compensating for the cognitive deficits which underlie uninformative discourse in AD. Future studies should further investigate the efficacy of language interventions based in the use of these compensation strategies for AD patients and their family members and friends.
  • Terapia interdisciplinar para pacientes com demência Original Articles

    Cera, Maysa Luchesi; Abreu, Daniela Cristina Carvalho de; Tamanini, Rosângela de Abreu Venancio; Arnaut, Amanda Carla; Mandrá, Patrícia Pupin; Santana, Carla da Silva

    Resumo em Português:

    Pacientes com demência necessitam de reabilitação com vários profissionais da saúde e a atenção interdisciplinar pode favorecer ainda mais a rotina do paciente e sua família. OBJETIVO: Comparar o desempenho funcional de idosos com demência antes e após um programa de estimulação interdisciplinar de um serviço de atenção à saúde de média complexidade. MÉTODOS: Relato de três casos com diagnóstico médico de demência usuários de um programa de reabilitação interdisciplinar. Foram aplicados os instrumentos: Mini Exame do Estado Mental, Clinical Dementia Rating,Geriatric Depression Scale, Índice de Lawton & Brody e Medida de Independência Funcional para adultos (MIF). As estratégias terapêuticas foram individualizadas, delineadas a partir do desempenho na MIF, com base, nos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, exercidas em uma casa terapêutica e associadas a orientações. RESULTADOS: Após a intervenção, houve redução da dependência funcional, que evidencia diminuição da supervisão necessária para a realização das Atividades de Vida Diária. CONCLUSÃO: Os três pacientes se beneficiaram da intervenção interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Patients with dementia require rehabilitation involving several health professionals, where interdisciplinary care can further enhance the routine of patients and their families. OBJECTIVE: To compare the functional performance of elderly with dementia before and after an interdisciplinary intervention program provided by a healthcare service of medium complexity. METHODS: Three cases with clinically-confirmed dementia enrolled on an interdisciplinary rehabilitation program were reported. The following instruments were applied: Mini Mental-State Exam, Clinical Dementia Rating, Geriatric Depression Scale, Lawton & Brody Index, and the Functional Independence Measure for adults (FIM). The therapeutic strategies were individualized and designed based on patient performance on the FIM, according to the criteria of the Classification of Functionality, Disability and Health, implemented at the house of therapy of the Center for Integrated Rehabilitation together with provision of guidance. RESULTS: A reduction in functional dependence was observed after intervention, evidenced by less supervision needed to carry out Activities of Daily Living. Conclusion: The three patients benefited from the interdisciplinary intervention.
  • Intervenção breve para agramatismo em Afasia Progressiva Primária Não Fluente: relato de caso Case Reports

    Machado, Thais Helena; Campanha, Aline Carvalho; Caramelli, Paulo; Carthery-Goulart, Maria Teresa

    Resumo em Português:

    A variante não fluente e agramática da Afasia Progressiva Primária (APPNF) caracteriza-se por redução da produção verbal com falhas para construir sentenças gramaticalmente corretas, envolvendo disfunções nos níveis sintático e morfológico da linguagem. É crescente o número de pesquisas sobre alternativas não farmacológicas enfocando a reabilitação de aspectos funcionais ou comprometimentos cognitivos específicos de cada variante das APP. Relatar um tratamento de curta-duração administrado a um paciente com APPNF enfocando a produção de sentenças. O paciente apresentava redução importante da fluência verbal, uso de palavras-chave, simplificação frasal e gramatical, além de anomia. Utilizando o método de aprendizado sem erros, foram estruturadas seis sessões para estimular a formação de frases no presente e no passado com a técnica de cloze. O paciente apresentou melhora restrita à estratégia, com 100% de acerto nas frases treinadas e generalização para as não-treinadas de estrutura sintática semelhante após o treinamento. Os resultados foram mantidos um mês após o tratamento.

    Resumo em Inglês:

    The non-fluent and agrammatic variant of Primary Progressive Aphasia (NFPPA) is characterized by reduced verbal production with deficits in building grammatically correct sentences, involving dysfunctions in syntactic and morphological levels of language. There are a growing number of studies about non-pharmacological alternatives focusing on the rehabilitation of functional aspects or specific cognitive impairments of each variant of PPA. This study reports a short-term treatment administered to a patient with NFPPA focusing on the production of sentences. The patient had significant reduction in verbal fluency, use of keywords, phrasal and grammatical simplifying as well as anomia. Using the method of errorless learning, six sessions were structured to stimulate the formation of sentences in the present and past with the cloze technique. The patient had improvement restricted to the strategy, with 100% accuracy on the trained phrases and generalization to untrained similar syntactic structure after training. These results persisted one month after the treatment.
  • Produção de sentenças na reabilitação de agramatismo: um estudo de caso Case Reports

    Silagi, Marcela Lima; Hirata, Fernanda Naito; Mendonça, Lúcia Iracema Zanotto de

    Resumo em Português:

    O agramatismo é marcado por déficits morfossintáticos na produção das sentenças. Estudos que abordam o tratamento destas dificuldades são escassos e controversos. O presente estudo descreveu a reabilitação de uma paciente com agramatismo associado à afasia de Broca em fase crônica, por meio de programa de estruturação de sentenças. Trata-se de método que visa à expansão do repertório gramatical através do treino com apoio de contextos que estimulam ações e diálogos. A paciente obteve resultados positivos em todos os tipos de frases treinadas, com ganhos generalizados para contextos de fala espontânea. No entanto, os benefícios não se mantiveram em longo termo.

    Resumo em Inglês:

    Agrammatism is characterized by morphosyntactic deficits in production of sentences. Studies dealing with the treatment of these deficits are scarce and their results controversial. The present study describes the rehabilitation of a case diagnosed as chronic Broca's aphasia, with agrammatism, using a method directed to sentence structural deficits. The method aims to expand the grammatical repertoire by training production of sentences with support from contexts that stimulate actions and dialogues. The patient showed positive results on all types of sentences trained and generalized the gains to spontaneous speech. However, these benefits were not sustained in the long term.
  • Afasia logopênica ou doença de Alzheimer: Diferentes fases da mesma doença? Case Reports

    Beber, Bárbara Costa; Kochhann, Renata; Silva, Bruna Matias da; Chaves, Marcia L. F.

    Resumo em Português:

    A variante logopênica da Afasia Progressiva Primária, ou afasia logopênica, é a variante mais recentemente descrita entre todas as variantes da Afasia Progressiva Primária e, também por isso, a menos definida. Essa variante pode apresentar achados clínicos em comum com a doença de Alzheimer pelo fato de compartilharem o mesmo achado citopatológico. Este artigo descreve o caso clínico de uma paciente na qual se evidenciou uma dificuldade em assumir o diagnóstico clínico que se dividia entre a variante logopênica e a doença de Alzheimer em determinadas fases da doença. Utilizando este caso como exemplo e as atuais evidências que a literatura apresenta sobre a variante logopênica, levantamos a hipótese de que essa variante pode apresentar-se como uma manifestação inicial da doença de Alzheimer em alguns casos menos típicos.

    Resumo em Inglês:

    The logopenic variant of Primary Progressive Aphasia, or logopenic aphasia, is a the most recently described variant of Primary Progressive Aphasia and also the least well defined. This variant can present clinical findings that are also common to Alzheimer's disease, given they both share the same cytopathologic findings. This article reports the clinical case of a patient for whom it proved difficult to define a clinical diagnosis, being split between the logopenic variant and Alzheimer's disease at different phases of the disease. Using this case as an example and drawing on the latest evidence from the literature on the logopenic variant, we postulate the hypothesis that this variant may present as an initial symptom of Alzheimer's disease in some atypical cases.
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