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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2020
  • Atividades da vida diária e demência Views & Reviews

    Cipriani, Gabriele; Danti, Sabrina; Picchi, Lucia; Nuti, Angelo; Fiorino, Mario Di

    Resumo em Português:

    Resumo. Demência é caracterizada por declínio na memória, linguagem, resolução de problemas e de outros domínios cognitivos que afetam a capacidade de realização de atividades cotidianas e atividades sociais. É consensual que o comprometimento cognitivo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de incapacidades funcionais em pacientes com demência. O status funcional pode ser conceituado como a capacidade de realizar autocuidado, automanutenção e atividade física. Uma pessoa com demência geralmente requer ajuda para tarefas mais complexas, como gerenciar contas e finanças, ou simplesmente realizar atividades domésticas. Um bom desempenho funcional é fundamental para que os idosos mantenham a independência e evitem a institucionalização. O objetivo desta revisão é delinear alterações funcionais em pacientes com demência, valorizando os subgrupos variados de demências.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. Dementia is characterized by a decline in memory, language, problem-solving and in other cognitive domains that affect a person’s ability to perform everyday activities and social functioning. It is consistently agreed that cognitive impairment is an important risk factor for developing functional disabilities in patients with dementia. Functional status can be conceptualized as the ability to perform self-care, self- maintenance and physical activity. A person with dementia usually requires help with more complex tasks, such as managing bills and finances, or simply maintaining a household. Good functional performance is fundamental for elderly people to maintain independency and avoid institutionalization. The purpose of this review is to describe functional changes in demented patients, evaluating the variability in subgroups of dementias.
  • Tratamento do agramatismo na produção oral e escrita em pacientes com afasia de Broca: uso do aprendizado implícito e explícito Original Article

    Silagi, Marcela Lima; Ferreira, Olavo Panseri; Almeida, Isabel Junqueira de; Simões, Janaina de Souza; Zampieri, Sueli Aparecida; Santana, Beatriz Raz Franco de; Mansur, Letícia Lessa

    Resumo em Português:

    Resumo. Várias abordagens terapêuticas para a reabilitação do agramatismo utilizam métodos implícitos e explícitos de aprendizado. Objetivo: Verificar o efeito dos métodos adaptados Mapping Therapy e ORLA (aprendizagem explícita versus implícita) na produção oral e escrita de discurso em pacientes agramáticos com afasia de Broca. Métodos: Seis indivíduos foram submetidos aos tratamentos Mapping Therapy e ORLA. Amostras das produções oral e escrita na tarefa de descrição da prancha foram comparadas antes e após o tratamento. Resultados: No método Mapping Therapy, os pacientes apresentaram melhor desempenho após o tratamento nas seguintes variáveis ​​relacionadas à produção escrita: número de palavras, substantivos, verbos, palavras de classe fechada e número de frases completas. Em relação à emissão oral, os pacientes mantiveram desempenho semelhante pré e pós processo terapêutico. No método ORLA, os pacientes apresentaram diferença significativa antes e após o processo terapêutico nas variáveis ​​relacionadas à produção oral, com aumento no número de palavras, número de verbos e velocidade de fala. Não houve diferença no desempenho pré e pós tratamento na produção escrita. Conclusão: Tanto a aprendizagem implícita como a explícita têm o potencial de serem usadas no tratamento do agramatismo. A Mapping Therapy foi mais eficaz no tratamento do agramatismo na produção escrita, enquanto o ORLA foi mais eficaz para o agramatismo na produção oral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. Several approaches to the rehabilitation of agrammatism use implicit and explicit learning methods. Objective: To verify the effect of adapted Mapping Therapy and ORLA methods (explicit versus implicit learning) on the oral and written production in spontaneous language among agrammatic patients with Broca’s aphasia. Methods: Six individuals were submitted to Mapping Therapy and ORLA (Oral Reading for Language in Aphasia) treatments. Samples of oral and written production from a picture description task were compared pre and post-treatment. Results: In Mapping Therapy, the patients presented better performance after the training for the variables related to written production: number of words, nouns, verbs, closed-class words, and number of complete sentences. Regarding oral output, the patients had similar performance before and after the therapeutic process. In ORLA, the patients presented a significant difference before and after the therapeutic process in the variables related to oral production, increasing the number of words, number of verbs, and speech rate. There was no difference in pre and post-treatment performance in written production. Conclusion: Both implicit and explicit learning can be used in the treatment of agrammatism. Mapping Therapy was more effective for the treatment of agrammatism in written production, while ORLA was more effective for the agrammatism in oral production.
  • Programa de estimulação cognitiva no comprometimento cognitivo leve: um estudo controlado randomizado Original Article

    Gomez-Soria, Isabel; Peralta-Marrupe, Patricia; Plo, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo. As intervenções cognitivas não farmacológicas no comprometimento cognitivo leve demonstram resultados promissores na prevenção ou retardo no comprometimento cognitivo e na incapacidade funcional. A estimulação cognitiva parece melhorar e manter a atividade cognitiva e social. Objetivo: Nosso objetivo foi o de avaliar um programa de estimulação cognitiva sobre o comprometimento cognitivo leve no nível cognitivo, nas atividades da vida diária, níveis de ansiedade e depressão. Métodos: Um estudo randomizado, controlado e cego, foi implementado em 122 idosos não institucionalizados com escore 24-27 na versão em espanhol do Mini Exame do Estado Mental (MEC-35). O grupo de intervenção (n=54) recebeu a intervenção (programa de estimulação cognitiva de 10 semanas) e foi comparado com um grupo de controle (n=68) que não recebeu nenhuma intervenção. Avaliações de acompanhamento foram realizadas pós-teste e 6 meses pós-teste. O desfecho primário foi a função cognitiva determinada pelas alterações nos escores do MEC-35 e os desfechos secundários foram medidos pelo Índice de Barthel, Escala de Lawton e Brody, Escala de Lawton e Brody, Questionário Goldberg (subescala de ansiedade) ) e a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (versão de 15 itens). Resultados: O grupo intervenção apresentou uma melhora significativa na função cognitiva nas duas medidas de tempo, pós-teste e 6 meses de acompanhamento. O Índice de Barthel foi encontrado mais alto no grupo de intervenção, mas apenas na análise pós-teste. A intervenção não melhorou o desempenho de atividades instrumentais da vida diária e níveis de depressão ou ansiedade. Conclusão: Os achados mostram melhorias cognitivas no comprometimento cognitivo leve da população idosa em curto e médio prazo e melhoraram as atividades básicas da vida diária em curto prazo. Identificador do Clinicaltrials.gov: NCT03831061.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. Non-pharmacological cognitive interventions in mild cognitive impairment have demonstrated promising results in preventing or delaying cognitive impairment and functional disability. Cognitive stimulation seems to improve and maintain cognitive and social activity. Objective: This study aimed to evaluate the impact of a cognitive stimulation program in mild cognitive impairment (MCI) at the cognitive level on activities of daily living (ADLs), and levels of anxiety and depression. Methods: A randomized controlled single-blind trial involving 122 non-institutionalized elderly with a MEC-35 score of 24-27 was conducted. The intervention group (n=54) received the intervention (10-week cognitive stimulation program) and was compared with a control group (n=68) that received no intervention. Follow-up assessments were conducted post-test and at 6 months post-test. The primary outcome was cognitive function determined by changes in scores on the Spanish version (MEC-35) of the Mini-Mental State Examination, while the secondary outcomes were measured by the Barthel Index, Lawton and Brody Scale, Goldberg Questionnaire (anxiety sub-scale) and the Yesavage Geriatric Depression Scale (15-item version). Results: The intervention group showed a significant improvement in cognitive function at both timepoints, post-test and 6-month follow-up. The Barthel Index was higher in the intervention group, but only on the post-test analysis. The intervention did not improve the performance of instrumental ADLs or depression or anxiety levels. Conclusion: The findings showed cognitive improvements in an elderly population with MCI in the short and medium-term and improved basic ADLs in the short term. Clinicaltrials.gov Identifier: NCT03831061.
  • Observação da ação e treinamento da marcha para melhorar a marcha e a cognição em idosos com comprometimento cognitivo leve: um estudo controlado randomizado Original Article

    Rojasavastera, Rommanee; Bovonsunthonchai, Sunee; Hiengkaew, Vimonwan; Senanarong, Vorapun

    Resumo em Português:

    Resumo. Com o avanço da tecnologia médica e do conhecimento atual, a população tem uma expectativa de vida mais longa, levando a um aumento na proporção de idosos. Objetivo: O estudo teve como objetivo investigar o efeito da observação de ação (AO) combinada com o treinamento da marcha na marcha e cognição em idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL). Métodos: Trinta e três participantes foram alocados aleatoriamente para observação de ação com grupos de treinamento de marcha (AOGT), treinamento de marcha (GT) e controle (CT). Os grupos AOGT e GT receberam um programa de observação e protocolo de treinamento de marcha com a mesma duração total de 65 minutos por 12 sessões. Na observação, o grupo AGOT assistiu a um vídeo de movimento normal da marcha, enquanto o grupo GT assistiu a uma figura abstrata e o grupo CT não recebeu nenhum programa de treinamento. Todos os participantes foram avaliados quanto aos parâmetros da marcha durante tarefas simples e duplas, utilizando um sistema eletrônico de esteira da marcha e avaliados quanto ao nível cognitivo, utilizando a Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA) na linha de base, após o treinamento e 1 mês de acompanhamento. Resultados: Os resultados mostraram que o grupo AOGT apresentou melhorias significativas nas velocidades da marcha durante tarefas simples e duplas, além do escore MoCA, enquanto o grupo GT teve melhora significativa apenas na velocidade da marcha. Conclusão: O tratamento adjunto da AO com o treinamento da marcha proporciona maiores benefícios tanto do desempenho da marcha quanto do desempenho cognitivo em idosos com CCL.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. Owing to advancement of medical technology and current knowledge, the population has a longer life expectancy, leading to an increase in the proportion of elderly. Objective: The study aimed to investigate the effect of action observation (AO) combined with gait training on gait and cognition in elderly with mild cognitive impairment (MCI). Methods: Thirty-three participants were randomly allocated to action observation with gait training (AOGT), gait training (GT), and control (CT) groups. The AOGT and GT groups received a program of observation and gait training protocol with the same total duration of 65 min for 12 sessions. For the observation, the AGOT group watched a video of normal gait movement, while the GT group watched an abstract picture and the CT group received no training program. All participants were assessed for gait parameters during single- and dual-tasks using an electronic gait mat system and were assessed for cognitive level using the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) at baseline, after training and at 1-month follow-up. Results: The results showed that the AOGT group had significant improvements in gait speeds during single- and dual-tasks, as well as better MoCA score, while the GT group had significant improvement only in gait speed. Conclusion: The adjunct treatment of AO with gait training provides greater benefits for both gait and cognitive performances in elderly with MCI.
  • Mini-Cog versus Codex (exame de distúrbios cognitivos): existe alguma diferença? Original Article

    Larner, Andrew J.

    Resumo em Português:

    Resumo. Mini-Cog e Codex são testes breves de triagem cognitiva incorporando testes de recuperação de palavras e desenho de relógio. Objetivo: Avaliar e comparar a precisão da triagem de Mini-Cog e Codex (exame de distúrbios cognitivos) para o diagnóstico de demência e comprometimento cognitivo leve (CCL) em pacientes atendidos em uma clínica dedicada a distúrbios cognitivos. Métodos: Os testes foram administrados a uma coorte consecutiva de 162 pacientes, cujos diagnósticos padrão de referência com base em critérios clínicos de diagnóstico foram demência (44), CCL (26) e queixa subjetiva de memória (92). Resultados: O Mini-Cog e o Codex apresentaram alta sensibilidade (>0,8) para o diagnóstico de demência, mas o Codex foi mais específico. Para o diagnóstico de CCL, o Mini-Cog teve melhor sensibilidade que o Codex. As comparações ponderadas de Mini-Cog e Codex mostraram apenas um benefício líquido marginal para o Mini-Cog para o diagnóstico de demência, mas um benefício líquido maior para o diagnóstico de CCL. Conclusão: Neste estudo pragmático, o Mini-Cog e o Codex foram testes breves de triagem precisos para demência, mas o Mini-Cog foi melhor para a identificação de CCL.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. Mini-Cog and Codex (cognitive disorders examination) are brief cognitive screening tests incorporating word-recall and clock drawing tests. Objective: To assess and compare the screening accuracy of Mini-Cog and Codex for diagnosis of dementia and mild cognitive impairment (MCI) in patients attending a dedicated cognitive disorders clinic. Methods: Tests were administered to a consecutive cohort of 162 patients, whose reference standard diagnoses based on clinical diagnostic criteria were dementia (44), MCI (26), and subjective memory complaint (92). Results: Both Mini-Cog and Codex had high sensitivity (>0.8) for dementia diagnosis, but Codex was more specific. For diagnosis of MCI, Mini-Cog had better sensitivity than Codex. Weighted comparisons of Mini-Cog and Codex showed only marginal net benefit for Mini-Cog for dementia diagnosis but larger net benefit for MCI diagnosis. Conclusion: In this pragmatic study both Mini-Cog and Codex were accurate brief screening tests for dementia but Mini-Cog was better for identification of MCI.
  • Testes cognitivos breves validados no Peru para detecção de comprometimento cognitivo: um mapeamento sistemático da literatura científica Original Article

    Custodio, Nilton; Herrera-Pérez, Eder; Montesinos, Rosa; Lira, David; Metcalf, Tatiana

    Resumo em Português:

    Resumo. Testes cognitivos breves (TCBs) são necessários para a detecção precoce do comprometimento cognitivo, particularmente nos serviços de atenção primária. Objetivo: Este artigo descreve uma revisão sistemática dos TCBs avaliados em populações peruanas. Métodos: Utilizamos técnicas de mapeamento sistemático para identificar artigos sobre testes de triagem para comprometimento cognitivo envolvendo indivíduos peruanos. Incluímos estudos publicados em inglês e espanhol até 2018. Revisamos 6 bancos de dados de referência na rede da Biblioteca Virtual em Saúde e no Web of Science; Scopus (MEDLINE) e banco de dados EMBASE. Resultados: Dez dos 447 artigos preencheram os critérios de inclusão. Os estudos incluíram amostras ambulatoriais (9) e comunitárias (2). Os critérios de elegibilidade entre os estudos foram semelhantes. Embora os diferentes protocolos tenham sido aplicados, os critérios diagnósticos foram padronizados. Para a discriminação entre demência e controles, INECO Frontal Screening (IFS) (AUC: 0.99), Addenbrooke’s Cognitive Examination (ACE) (AUC: 0.95 to 1.00) mostraram desempnho superior, assim como o Memory Alteration Test (M@T) (AUC: 1.00) o Desenho do relógio (CDT-Mv) (AUC: 0,94 a 1,00) para discriminação entre a doença de Alzheimer (DA) e os controles. Conclusão: As evidências disponíveis são limitadas. No entanto, nossa análise com dados nacionais sugere que o ACE pode ser uma boa opção sempre que possível com pacientes peruanos. Alternativamente, o M @ T e o IFS podem ser usados ​​para rastrear pacientes com suspeita de DA ou DFT, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. Brief cognitive tests (BCTs) are necessary for early detection of cognitive impairment, particularly in primary care settings. Objective: This report describes a systematic review of BCTs evaluated in Peruvian populations. Methods: We used systematic mapping techniques to identify articles on screening tests for cognitive impairment involving Peruvian subjects. We included studies published in English and Spanish up to 2018. We reviewed 6 reference databases within the Virtual Health Library network, as well as the Web of Science, Scopus (MEDLINE), and EMBASE databases. Results: Ten out of 447 articles met the inclusion criteria. Studies included both outpatient (9) and community-based (2) samples. Eligibility criteria of the studies were similar. Although different protocols were applied, the diagnostic criteria were standardized. For discrimination between dementia and controls, IFS (AUC: 0.99) and ACE (AUC: 0.95 to 1.00) showed superior performance, as did the M@T (AUC: 1.00) and CDT-Mv (AUC: 0.94 to 1.00) for discriminating between Alzheimer’s disease (AD) and controls. Conclusion: The available evidence is limited. However, our analysis of national data suggests that the ACE may be a good choice whenever it can be applied to Peruvian patients. Alternatively, the M@T and IFS can be used for screening patients with suspected AD or FTD, respectively.
  • VALIDAÇÃO DA VERSÃO ARGENTINA DO TESTE MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT TEST (MOCA): UM INSTRUMENTO DE TRIAGEM PARA COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E DEMÊNCIA LEVE EM IDOSOS Original Article

    Serrano, Cecilia M.; Sorbara, Marcos; Minond, Alexander; Finlay, John B.; Arizaga, Raul L.; Iturry, Monica; Martinez, Patricia; Heinemann, Gabriela; Gagliardi, Celina; Serra, Andrea; Magliano, Florencia Ces; Yacovino, Darío; Rojas, María Martha Esnaola y; Ruiz, Adelaida Susana; Graviotto, Héctor Gastón

    Resumo em Português:

    RESUMO. O MoCA é um teste breve e útil para diagnosticar comprometimento cognitivo leve (CCL) e demência leve. Até o momento, nenhuma validação argentina com adaptação transcultural da versão em espanhol havia sido relatada. Objetivo: Validar o MoCA em idosos e estudar sua utilidade no CCL e demência leve. Métodos: Este estudo incluiu 399 indivíduos acima de 60 anos avaliados no departamento cognitivo-comportamental (2017-2018). Foram excluídos pacientes com menos de 3 anos de escolaridade, com distúrbios sensoriais, distúrbios psiquiátricos e demência moderada a grave. O grupo controle foi cognitivamente normal. Eles foram classificados de acordo com a avaliação neuropsicológica e os critérios clínicos padrão em Controles, MCI e demência leve. A versão adaptada do MoCA (MOCA-A) foi administrado aos pacientes e controles. Resultados: Média de escolaridade: 10,34 anos (DP: 3,5). O escore MoCA-A foi significativamente diferente entre os grupos (p<0,0001). O MoCA-A correlacionou-se com a escolaridade (r=0,406 p<0,00001). Com uma pontuação de corte ≥25 (IY=0,55), a sensibilidade para CCL foi de 84,8% e para demência leve 100%, com especificidade de 69,7%. Adicionando um ponto único à pontuação em pacientes com menos de 12 anos de escolaridade, a especificidade do teste atingiu 81%. Conclusão: O MoCA-A é um teste de rastreamento preciso e confiável para MCI e demência leve na Argentina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The MoCA is a brief useful test to diagnose mild cognitive impairment (MCI) and mild dementia (MD). To date, no Argentine cross-cultural adapted validations of the Spanish version have been reported. Objective: To validate the MoCA in the elderly and study its usefulness in MCI and MD. Methods: This study included 399 individuals over 60 years old evaluated in the Cognitive-Behavioral Department (2017-2018). Patients with<3 years of education, sensory disturbances, psychiatric disorders, or moderate-severe dementia were excluded. The control group comprised cognitively normal subjects. Participants were classified according to neuropsychological assessment and clinical standard criteria into Control, MCI or MD groups. A locally adapted MoCA (MOCA-A) was administered to the patients and controls. Results: Mean educational level was 10.34 years (SD 3.5 years). MoCA-A score differed significantly among groups (p<0.0001). MoCA-A performance correlated with educational level (r: 0.406 p<0.00001). Adopting a cut-off score ≥25 (YI=0.55), the sensitivity for MCI was 84.8% and for MD ​​100%, with specificity of 69.7%. When adding a single point to the score in patients with ≤12 years of education, the specificity of the test reached 81%. Conclusion: The MoCA-A is an accurate reliable screening test for MCI and MD in Argentina.
  • RELAÇÕES ENTRE BEM-ESTAR SUBJETIVO E A DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA Original Article

    Moura, Fernanda Panage; Hamdan, Amer Cavalheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO. O bem-estar subjetivo (SWB) é determinado pelo grau de satisfação com a própria vida e pela intensidade/frequência que experimenta emoções negativas e positivas. Atualmente, existem estudos indicando que o SWB é benéfico para a saúde. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática foi analisar a qualidade metodológica dos artigos publicados sobre aspectos do bem-estar subjetivo em pessoas com doença de Alzheimer. Métodos: Foram utilizadas as palavras-chave “Bem-Estar” e “Alzheimer”. Os critérios de inclusão foram: a) artigos com amostra da população idosa; b) artigos empíricos; c) artigos publicados de 2014 a 2019. A análise dos artigos selecionados foi realizada por meio da “Checklist Downs and Black”. Resultados: 13 artigos foram selecionados para análise. Os resultados indicam que apenas um dos artigos atingiu um alto nível de qualidade metodológica, conforme protocolo utilizado. Os demais atingiram um nível médio, variando de 46% a 67% da total adesão ao protocolo. Conclusão: Os estudos analisados ​​apresentam um nível médio de qualidade metodológica. É importante melhorar o método de estudos que visam estudar os aspectos do bem-estar subjetivo em pessoas com DA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Subjective Well-Being (SWB) is determined by the degree of satisfaction with one's own life and the intensity/frequency with which we experience negative and positive emotions. Current studies indicate that SWB is beneficial for health. Objective: The aim of this systematic review was to analyze the methodological quality of published articles on SWB in people with Alzheimer’s disease (AD). Methods: The keywords “Well-Being” and “Alzheimer” were used. Inclusion criteria were a) articles with a sample of the elderly population; b) empirical articles; c) articles published between 2014 and 2019. Analysis of the selected articles was performed using the Downs and Black Checklist. Results: 13 articles were selected for further analysis. The results showed that only one of the articles reached a high methodological quality level. The other articles had an average level, ranging from 46% to 67%, of total protocol compliance. Conclusion: The studies analyzed had a medium level of methodological quality. It is important to improve the methodological quality of studies on SWB in people with AD.
  • COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COGNITIVO E ASPECTOS DO CONTEXTO DO CUIDADO EM IDOSOS CUIDADORES IDOSOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE ACOMPANHAMENTO Original Article

    Ottaviani, Ana Carolina; Bregola, Allan Gustavo; Terassi, Mariélli; Luchesi, Bruna Moretti; Souza, Érica Nestor; Oliveira, Nathalia Alves de; Fraga, Francisco José; Pavarini, Sofia Cristina Iost

    Resumo em Português:

    RESUMO. A saúde cognitiva é importante para a qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores idosos. O comprometimento cognitivo pode afetar negativamente a capacidade de cuidar de si e dos outros. Objetivo: Comparar o desempenho cognitivo e os aspectos do contexto do cuidado em idosos cuidadores de idosos em uma de acompanhamento de três anos. Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal com medidas em 2014 e 2017, realizado com 61 cuidadores idosos cadastrados na atenção primária de um município do interior do Estado de São Paulo. Características sociodemográficas, contexto do cuidado, cognição, desempenho nas atividades da vida diária, sobrecarga e sintomas depressivos foram coletados em entrevistas individuais. A análise dos dados foi realizada para comparar variáveis categóricas e contínuas. Resultados: Foram encontrados aumentos significativos entre a linha de base e o acompanhamento do escore no domínio da linguagem da avaliação cognitiva (p=0,024), receber ajuda material (p=0,020), tempo de cuidado (p=0,045) e dependência do idoso em relação às atividades básicas da vida diária (p=0,042). Conclusão: Os cuidadores de idosos tiveram melhor desempenho no campo da linguagem, passaram a receber mais apoio material / financeiro, experimentaram aumentos no tempo gasto no cuidado e na dependência do idoso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Cognitive health is important for the quality of life and well-being of elderly caregivers. Cognitive impairments can negatively affect the ability to care for oneself and others. Objective: To compare cognitive performance and aspects of the care context in elderly caregivers of older adults in a three-year follow-up investigation Methods: A longitudinal study was conducted of 61 elderly caregivers treated in primary care in a city in the interior of the state of São Paulo with data collected in 2014 and 2017. Sociodemographic characteristics, the care context, cognition, performance for activities of daily living, burden and depressive symptoms were collected in individual interviews. Data analysis was performed to compare categorical and continuous variables. Results: Significant increases were found between baseline and follow-up for the language domain score of the cognitive evaluation (p=0.024), receipt of material support (p=0.020), time providing care (p=0.045) and dependence of elderly care recipient for basic activities of daily living (p=0.042). Conclusion: Elderly caregivers performed better on the domain of language, received more material/financial support, spent more time on care and reported greater dependence of the elderly care recipient.
  • SINTOMAS DEPRESSIVOS E CRONOTIPOS DE IDOSOS RESIDENTES DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPIS): UM ESTUDO DECORRENTE DE GESTÃO DE CASOS Original Article

    Almeida, Evany Bettine de; Lima-Silva, Thais Bento; Menna-Barreto, Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO. A institucionalização potencializa a tendência às alterações específicas que ocorrem no sono com o envelhecimento, além de consequências negativas para a saúde como o aumento da prevalência de sintomas depressivos. Objetivo: Comparar o perfil do sono com os sintomas depressivos de idosos residentes em instituições de longa permanência para idosos. Métodos: Trata-se um estudo descritivo e quantitativo, desenvolvido 29 com idosos residentes em duas diferentes Instituições de Longa Permanência para Idosos. Foram utilizados um questionário de informações sociodemográficas, Diário do Sono, Questionário para identificação de Indivíduos Matutinos e Vespertinos e Escala de Depressão Geriátrica versão de 15 itens. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descrita, Teste t de Student e teste U de Mann-Whitney. Resultados: Houve predomínio de mulheres (72%%), idade entre 80 a 90 anos (48%), viúvas (66%) e com baixa escolaridade (83%). Observou-se que as mulheres dormiram e acordaram mais tarde comparados aos homens. Quanto ao cronotipo, as mulheres foram classificadas como vespertino e os homens como intermediários/ indiferentes. A maioria dos idosos apresentou sintomas de depressão maior (48%), quando comparado aos homens, as mulheres manifestaram mais sintomas depressivos, tanto na categoria distimia quanto depressão maior. Conclusão: Conclui-se que não houve diferença significante nas comparações entre o perfil do sono e sintomas depressivos, porém os idosos com o cronotipo intermediário apresentaram menor escore na escala de sintomas depressivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Institutionalization potentiates the tendency for specific sleep disturbances which occur with aging, besides negative health consequences such as increased rate of depressive symptoms. Objective: To compare sleep profile and depressive symptoms in elderly nursing home residents, highlighting gender differences. Methods: A quantitative descriptive study of 29 elderly from two different nursing homes was conducted. A sociodemographics questionnaire, Sleep Diary, Morningness-Eveningness Questionnaire and the 15-item Geriatric Depression Scale were applied. Data were analyzed using descriptive statistics, Student’s t-test and the Mann-Whitney U-test. Results: The sample comprised individuals that were predominantly female (72%), aged 80-90 years (48%), widowed (66%) and low-educated (83%). The women were found to sleep and awake later than the men. Regarding chronotypes, the women were classified as evening types and men as intermediate/indifferent types. Most of the elderly exhibited symptoms of major depression (48%). Compared to men, women had more depressive symptoms in both dysthymia and major depression categories. Conclusion: No significant differences were evident on comparisons of sleep profile and depressive symptoms, but elderly with the intermediate chronotype scored lower on the depressive symptoms scale.
  • AVALIAÇÃO DIRETA E INDIRETA DAS HABILIDADES FUNCIONAIS EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON EM TRANSIÇÃO PARA DEMÊNCIA Original Article

    Oliveira, Gisele Saraiva Reis de; Bressan, Lúcia; Balarini, Fernanda; Jesuino e Silva, Raquel Silveira; Brito, Manuelina Mariana Capellari Macruz; Foss, Maria Paula; Santos-Lobato, Bruno Lopes; Tumas, Vitor

    Resumo em Português:

    RESUMO. O comprometimento cognitivo é comum em pacientes com doença de Parkinson (DP), e a avaliação das habilidades funcionais é crucial para o diagnóstico de demência. Objetivo: Avaliamos diferenças entre os métodos de avaliação funcional direta e indireta para avaliar habilidades funcionais em pacientes com DP. Métodos: Foram avaliados 32 pacientes com DP e suspeita de demência inicial usando métodos de avaliação direta e indireta. Resultados: Houve uma diferença significativa entre os escores dos métodos diretos e indiretos de avaliação. Pacientes e informantes geralmente superestimaram suas habilidades em muitas atividades da vida diária (AVD). No entanto, todas as ferramentas de avaliação funcional utilizadas neste estudo tiveram uma precisão relativamente boa para prever desempenho anormal em uma escala cognitiva global. Pacientes com cognição normal, de acordo com os escores em uma escala cognitiva global, podem apresentar algum comprometimento funcional nas AVD. As pontuações do Direct Assessment of Functional Ability (DAFA) correlacionaram-se linearmente com as pontuações nas escalas cognitivas globais e, especialmente, com as pontuações nos domínios da memória e concentração. Conclusão: Pacientes e informantes próximos geralmente superestimam suas habilidades instrumentais nas AVD. A avaliação direta do funcionamento diário foi mais confiável do que ferramentas indiretas para avaliar perdas funcionais em pacientes com DP. Finalmente, alguns pacientes com DP, mas sem demência, podem apresentar perdas funcionais nas AVD

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Cognitive impairment is common in patients with Parkinson’s disease (PD), and evaluation of functional abilities is crucial for diagnosis of dementia. Objective: We evaluated differences between direct and indirect functional assessment methods to evaluate functional abilities in PD patients. Methods: We evaluated 32 patients with PD and suspected mild dementia using direct and indirect assessment methods. Results: There was a significant difference between the scores of direct and indirect methods of assessment. Patients and close informants usually overestimated their abilities in many ADL. However, all functional assessment tools used in this study had a relatively good accuracy to predict abnormal performance in a global cognitive scale. Patients with normal cognition according to scores in a global cognitive scale may have some functional impairment in ADL. Direct Assessment of Functional Ability (DAFA) scores correlated linearly with scores in global cognitive scales, and especially with scores in the domains of memory and concentration. Conclusion: Patients and close informants usually overestimate their instrumental abilities in ADL. The direct assessment of daily functioning was more reliable than indirect tools to assess functional losses in patients with PD. Finally, some patients with PD but no dementia may present functional losses in ADL.
  • FUNÇÕES EXECUTIVAS NA DOENÇA DE PARKINSON COM E SEM ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Original Article

    Arten, Thayná Laís de Souza; Hamdan, Amer Cavalheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO. Observando o envelhecimento da população mundial, é essencial investigar quais métodos são mais eficazes no tratamento das doenças que aparecem com a idade. Este estudo aborda a doença de Parkinson (DP). Na DP tem aumentado o uso da Estimulação Cerebral Profunda (DBS) para o tratamento da doença. Objetivo: Investigar a Função Executiva (FE) em pacientes com e sem DBS. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura de acordo com os critérios de Principais Itens para relatar Revisão Sistemática e Meta-Análises (PRISMA). Selecionamos artigos científicos publicados nas bases de dados Scopus, Web of Science e PsycInfo. Resultados: 13 artigos foram selecionados. Observou-se que não há padronização nos instrumentos utilizados para avaliar a FE e, na maioria dos estudos, a falta de controle de grupo pode ter afetado os resultados. Conclusão: Observou-se declínio na FE na fluência verbal e velocidade de processamento em pacientes com DBS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Given the aging of the world population, it is essential to investigate which methods are most effective for treating the diseases that manifest with age. This study addresses Parkinson’s disease (PD), for which Deep Brain Stimulation (DBS) has been increasingly used to treat the disease. Objective: To investigate Executive Functions (EF) in patients with and without DBS. Methods: A systematic review of the literature was conducted according to the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyzes (PRISMA) criteria. Scientific papers published on the Scopus, Web of Science and PsycInfo databases were selected. Results: 13 articles were selected. Results showed no standardization of instruments used to evaluate EF and that, in most studies, lack of a control group may have affected results. Conclusion: Decline in EF was observed in terms of verbal fluency and processing speed in patients with DBS.
  • COGNIÇÃO E EPILEPSIA: TESTE DE TRIAGEM COGNITIVA Original Article

    Tedrus, Glória Maria Almeida Souza; Passos, Maria Lina Giacomino Almeida; Vargas, Letícia Muniz; Menezes, Larissa Estela Ferreira Jacó

    Resumo em Português:

    RESUMO. É frequente a ocorrência de déficits cognitivos em pessoas com epilepsia (PWE). Entretanto, no Brasil, as PWE podem ficar sem avaliação neurocognitiva pelo reduzido número de testes disponíveis e validados para nossa cultura e pela ausência de equipes multidisciplinares em ambulatórios gerais de epilepsia. Objetivo: Relacionar os escores do Brief Cognitive Battery-Edu (BCB-Edu) aos aspectos da epilepsia de 371 PWE. Métodos: Foi feita avaliação clínica e cognitiva (MMSE, BCB-Edu) de 371 PWE com idade > 18 anos. Foram relacionados os aspectos da epilepsia com os dados do BCB-Edu. Os dados cognitivos foram comparados aos de 95 indivíduos normais (NC), com p<0.05. Resultados: PWE apresentam desempenho cognitivo inferior ao do grupo NC. Os aspectos cognitivos foram distintos, segundo aspectos da epilepsia. Na regressão logística, os fatores preditivos para comprometimento em múltiplos domínios cognitivos foram a idade e a utilização de mais de uma droga antiepiléptica (R2 Nagelkerke=0.135). Conclusão: Houve, nas PWE, pior desempenho cognitivo em diferentes domínios. Houve relação entre déficit cognitivo com aspectos da epilepsia. O BCB-Edu mostrou-se eficaz como teste de triagem cognitiva na epilepsia em adultos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Cognitive deficits often occur in people with epilepsy (PWE). However, in Brazil, PWE might not undergo neurocognitive evaluation due to the low number of validated tests available and lack of multidisciplinary teams in general epilepsy outpatient clinics. Objective: To correlate Brief Cognitive Battery-Edu (BCB-Edu) scores with epilepsy characteristics of 371 PWE. Methods: Clinical and cognitive assessment (MMSE, BCB-Edu) of 371 PWE aged >18 years was performed. The clinical aspects of epilepsy were correlated with BCB-Edu data. Cognitive data of PWE were compared against those of 95 healthy individuals (NC), with p-<0.05. Results: People with epilepsy had lower cognitive performance than individuals in the NC group. Cognitive aspects also differed according to epilepsy characteristics. Predictive factors for impairment in multiple cognitive domains were age and use of more than one antiepileptic drug (logistic regression; R2 Nagelkerke=0.135). Conclusion: Worse cognitive performance was found in PWE on different domains. There was a relationship between cognitive impairment and the aspects of epilepsy. BCB-Edu proved to be effective as a cognitive assessment screening test for epilepsy in adults.
  • RELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ESTUDANTES MARROQUINOS DO ENSINO MÉDIO Original Article

    Bouzaboul, Mounir; Amri, Abdeslam; Abidli, Zakaria; Saidi, Hassan; Faiz, Noureddine; Ziri, Rabea; Ahami, Ahmed

    Resumo em Português:

    RESUMO. As funções executivas (FEs) desempenham um papel central no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas e no aprendizado acadêmico. Objetivo: Por esse motivo, nosso estudo teve como objetivo determinar a relação entre FEs e desempenho acadêmico entre estudantes do ensino médio no Atlas Médio de Marrocos. Métodos: Nosso estudo se concentrou em 137 alunos do ensino médio que estudavam em quatro colégios localizados no Atlas Médio de Marrocos. A amostra estudada foi dividida em dois grupos, o primeiro composto por alunos com dificuldades de aprendizagem e o segundo considerado como controle. Para avaliar os FEs, três testes foram administrados aos alunos de ambos os grupos (Testes de Trilhas, Teste de Stroop e Teste de Extensão de Dígitos). Resultados: A idade média dos alunos em nossa amostra foi de 14,5±1,3 anos, com uma relação entre gêneros equilibrada. Em nosso estudo, os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentaram desempenho inferior nos testes que mediram flexibilidade cognitiva, processo inibitório e memória de trabalho em comparação ao grupo controle. Conclusão: Do ​​nosso resultado, podemos concluir que alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam um desempenho fraco nos três componentes básicos das FEs. Por esse motivo, seria desejável um diagnóstico neuropsicológico completo, para identificar alunos que possam ter distúrbios cognitivos ou comportamentais para uma correção adequada para melhorar seus FEs e, posteriormente, seu sucesso acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Executive functions (EF) play a central role in the development of social and cognitive skills and academic learning. Objective: For this reason, this study aims to determine the relationship between executive functions and academic performance among middle school students in the Middle Atlas of Morocco. Methods: This study focuses on 137 middle school students studying at four colleges located in the Middle Atlas of Morocco. The sample studied was divided into two groups: the first consisting of students with learning difficulties; and the second considered a control. To assess EF, three tests were administered to learners in both groups (Tracking Test, Stroop Test and Number Span Test). Results: In the sample, average age of the learners was 14.5±1.3 years and sex ratio was balanced. The students with learning difficulties had lower performance on tests measuring cognitive flexibility, inhibitory processes and working memory compared to the control group. Conclusion: From these results, it can be concluded that students with learning disabilities performed poorly on the three basic components of executive functions. Therefore, thorough neuropsychological diagnosis would be desirable to identify learners who may have cognitive or behavioural disorders and allow adequate intervention to improve their executive functions and subsequently their academic success.
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