Acessibilidade / Reportar erro

Lubricating conditions: effects on friction between orthodontic brackets and archwires with different cross-sections

Resumo

Objetivo:

este estudo investigou o efeito das condições de lubrificação no atrito entre braquetes e fios de NiTi de diferentes secções transversais.

Métodos:

os braquetes (Roth, GAC) foram fixados a um dispositivo conectado a uma máquina de ensaio universal, que recebeu segmentos de fio de NiTi (Nitinol, GAC) com secções de 0,012”; 0,016” ou 0,020”. Após o fio ter sido instalado no slot do braquete, aplicou-se um dos seguintes lubrificantes: saliva humana (SH: controle positivo), água destilada (AD) ou saliva artificial à base de mucina (MUC) ou de carboximetilcelulose (CMC). No grupo controle negativo, nenhum lubrificante foi utilizado. As combinações entre as secções dos fios e as condições de lubrificação geraram 15 grupos, com 15 amostras cada. Os dados foram submetidos à análise de variância a dois critérios e ao teste de Tukey.

Resultados:

não houve interação significativa entre a secção do fio e a condição de lubrificação (p = 0,901). Independentemente de ter sido utilizado ou não lubrificante, observou-se elevação significativa do atrito com o aumento da secção transversal do fio (p < 0,001). Para qualquer um dos fios, o grupo testado na presença de MUC não diferiu daquele em que se aplicou SH. Por outro lado, quando suprimiu-se os lubrificantes, constatou-se atrito significativamente mais elevado. Os grupos CMC e AD demonstraram comportamento intermediário.

Conclusões:

o atrito se elevou com o aumento da secção transversal dos fios de NiTi, mas a despeito do fio, o atrito com a saliva à base de MUC foi similar àquele com a SH e menor do que sob condição a seco.

Palavras-chave:
Lubrificação; Atrito; Fio ortodôntico

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br