Acessibilidade / Reportar erro

Differences in the force system delivered by different beta-titanium wires in elaborate designs

Resumo

Objetivo:

avaliar os sistemas de força produzidos por quatro marcas de fios de -Ti, dobrados em formas complexas.

Métodos:

quarenta molas T-Loop (TLS) dobradas à mão, confeccionadas a partir de fios de -Ti, calibre 0,017" x 0,025", foram aleatoriamente divididas em quatro grupos, de acordo com a marca do fio: TMA (G1), BETA FLEXY (G2), BETA III Wire (G3) e BETA CNA (G4). Forças e momentos foram registrados por um transdutor de momento - acoplado a um extensômetro digital, adaptado a uma máquina de ensaios -, a cada 0,5mm de desativação, a partir de 5mm da ativação inicial. A proporção momento-força (M/F), a sobreposição das extensões verticais das TLSs e a relação carga-deflexão (C/D) também foram calculadas. Para completar os resultados, o módulo de Young (MY) de cada fio foi determinado pelo declive no gráfico de carga-deflexão em um ensaio de tração. Ademais, a composição química da superfície foi avaliada por um espectrômetro de fluorescência de raios X por energia dispersiva.

Resultados:

todos os grupos, exceto o G2, produziram níveis de força semelhantes, inicialmente. O G3 produziu as maiores taxas de C/D, enquanto G1 e G4 tiveram quantidades similares de sobreposição das extensões verticais das TLSs em posição neutra. G1 e G3 geraram os mais altos níveis de momentos, enquanto G2 e G3 produziram os mais altos índices de M/F. Os fios -Ti do G3 produziram o maior MY, e todos os grupos apresentaram composição semelhante, exceto G2.

Conclusão:

os quatro fios de beta-titânio analisados produziram diferentes sistemas de forças, quando utilizados para formas mais complexas, devido ao fato de que cada fio responde de forma diversa à confecção de dobras.

Ortodontia; Movimento dentário; Fios ortodônticos

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br