Acessibilidade / Reportar erro

Retention period after treatment of posterior crossbite with maxillary expansion: a systematic review

RESUMO

OBJETIVO:

o objetivo da presente revisão sistemática foi avaliar a duração do período de contenção e a estabilidade do tratamento ortodôntico com expansão maxilar em pacientes em crescimento com mordida cruzada posterior.

MÉTODOS:

foram realizadas buscas estratégicas nas bases eletrônicas: Cochrane Library, Web of Science, PubMed e Scopus, até 15 de janeiro de 2016. Os critérios de inclusão foram: estudos clínicos controlados e randomizados, prospectivos ou retrospectivos, de pacientes em crescimento com mordida cruzada; tratados com aparelhos expansores maxilares, com fase de contenção pós-expansão e no mínimo seis meses de fase de pós-contenção. Os critérios de exclusão foram: mordida cruzada anterior, anomalias craniofaciais, cirurgia ou outro tratamento ortodôntico; relato de casos; artigos de opinião; teses; revisões de literatura e revisões sistemáticas. O risco de viés dos artigos selecionados foi avaliado a partir do Cochrane risk of bias tool para ensaios clínicos randomizados e Downs and Black checklist para ensaios clínicos não randomizados.

RESULTADOS:

a busca resultou em 156 títulos/resumos, sendo 44 textos examinados na íntegra. Foram selecionados 6 artigos para o acesso à qualidade metodológica. A duração do período de contenção ocorreu entre 4 semanas e 6 meses. Aparelhos fixos (aparelho em acrílico, Haas, Hyrax e quad-helix) ou removíveis (Hawley e Hawley com expansor) foram utilizados na fase de contenção.

CONCLUSÃO:

parece que seis meses de contenção com aparelhos fixos ou removíveis são suficientes para evitar a recidiva ou garantir mudanças mínimas em um curto período de acompanhamento pós-contenção.

Palavras-chave:
Mordida cruzada; Expansão Maxilar; Contenção.

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br