Acessibilidade / Reportar erro

Malocclusion and its relationship with oral health-related quality of life in patients with eating disorders

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a prevalência e gravidade da má oclusão e seu impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) e a satisfação autorreferida de pacientes com anorexia e bulimia nervosa.

Métodos:

A amostra foi composta por 60 mulheres que compareceram a uma clínica especializada em saúde mental de uma faculdade brasileira de Medicina. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: pacientes com anorexia e bulimia nervosa (ABN; n=30) e pacientes sem distúrbios alimentares (CN; n=30). A oclusão dentária foi avaliada pelo Índice de Estética Dental; a QVRSB foi avaliada usando o questionário OHIP-14; e a satisfação autorreferida com a aparência dos dentes, capacidade de fala e mastigação foi avaliada por meio de entrevistas.

Resultados:

Má oclusão grave e muito grave foi observada em 26,67% e 46,67% dos pacientes no grupo ABN, respectivamente, enquanto o grupo CN apresentou 80,00% dos pacientes sem anormalidade/má oclusão leve. O grupo ABN apresentou maior proporção de pacientes (p<0,05) com perda dentária, espaçamento na região dos incisivos, desalinhamento maxilar e desalinhamento mandibular, em relação ao grupo CN. O grupo ABN apresentou menor (p<0,05) QVRSB e satisfação autorreferida com a aparência dos dentes, capacidade de fala e mastigação, em comparação ao grupo CN. Houve uma correlação positiva (p<0,05) entre o Índice de Estética Dental e o escore do OHIP-14 no grupo ABN.

Conclusões:

A prevalência de má oclusão grave no grupo ABN foi alta, com impacto negativo na QVRSB e satisfação autorreferida com a aparência dos dentes, capacidade de fala e mastigação.

Palavras-chave:
Má oclusão; Anorexia nervosa; Bulimia nervosa; Qualidade de vida

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br