Acessibilidade / Reportar erro

Facial profile changes due to bone cement graft to manage the hyperactive muscles of the gingival smile

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as alterações do perfil facial promovidas pelo enxerto de cimento de polimetilmetacrilato (PMMA) para redução da exposição gengival excessiva devida à hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior durante o sorriso.

Métodos:

Onze pacientes (todos do sexo feminino, faixa etária de 20 a 43 anos) com sorriso gengival, tratados com enxerto de cimento de PMMA em clínica privada, foram selecionados para este estudo retrospectivo. Três medidas cefalométricas angulares e dez lineares do perfil facial foram realizadas no pré-operatório (T1) e com pelo menos seis meses de pós-operatório (T2). As diferenças entre T1 e T2 foram verificadas pelo teste de Wilcoxon, e a correlação entre a espessura do enxerto e as alterações do perfil facial foi avaliada estatisticamente pelo Coeficiente de Spearman. O nível de significância foi estabelecido em p< 0,05.

Resultados:

o ângulo nasolabial (p= 0,03) e o componente labial do ângulo nasolabial apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p= 0,04), com maiores valores em T2. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas (p> 0,05) entre a espessura do enxerto e as alterações do perfil facial.

Conclusões:

O enxerto de cimento ósseo de PMMA projetou discretamente o lábio superior, aumentando o ângulo nasolabial sem afetar o componente nasal. Não foram detectadas correlações entre a espessura do enxerto e as alterações do perfil facial.

Palavras-chave:
Sorriso gengival; Cimento ósseo; Polimetilmetacrilato; Perfil facial

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br