Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL BBO

O Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO) é fruto de uma iniciativa da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR). O BBO nasceu da necessidade de se estabelecer padrões de excelência clínica no exercício da especialidade. O ortodontista certificado pelo Board é reconhecido como um profissional que se apresentou perante uma rígida e conceituada comissão examinadora, demonstrando sua capacidade e qualificação na arte e ciência da Ortodontia.

Com a fundação do BBO, no dia 2 de setembro de 2002, a Ortodontia foi a primeira especialidade brasileira na área da saúde a ter um processo de certificação para especialistas. Na Odontologia mundial, a Ortodontia foi a primeira especialidade a implantar o Board, em julho de 1929, durante o 28º Congresso da American Society of Orthodontia, nos EUA, quando foi fundado o American Board of Orthodontics (ABO). Em 1950, o Conselho de Educação em Odontologia da American Dental Association (ADA) reconheceu o ABO como agência certificadora oficial em Ortodontia.

Ser Diplomado pelo Board é a representação do compromisso do especialista com o conhecimento necessário para tratar os pacientes nos mais elevados padrões de qualidade. A existência do Board traz benefícios para todos: a sociedade ganha, com a opção de contar com profissionais reconhecidamente melhor preparados; a ciência se beneficia, ao dispor de padrões rigorosos de sustentação de suas descobertas; e as instituições representativas da Classe Ortodôntica são alçadas, ao buscarem melhorar sua atuação para atender às novas perspectivas e exigências de seus representados. Especificamente para o ortodontista, as vantagens de ser certificado passam, principalmente, pelos seus valores éticos de conduta, já que a busca pela excelência é um caminho de seriedade, respeito e compromisso com os melhores resultados para os pacientes.

A diplomação pelo BBO sinaliza a direção que realmente faz sentido: a da qualidade no mais alto grau. E buscar a excelência em tudo que se faz é, no mínimo, prova de gentileza e delicadeza com nossas próprias vidas. A frase do escritor americano William Lyon Phelps traduz, de forma ímpar, a importância de buscarmos a sabedoria e o conhecimento. Disse ele: "Todas as vezes que adquirires um novo interesse, ainda mais, alcançares uma nova conquista, estarás aumentando o teu poder de vida." Assim, esse caminho oferece também a maximização do poder em nossas vidas de sermos melhores, de fazermos mais, de oferecermos o máximo de nossas capacidades e potencialidades aos pacientes. Sobre o hábito de desejar o melhor, Gilberto Amado nos lembra que "A sabedoria é a arte de subir ao mais alto de si mesmo." Sabedoria é desejar o melhor, é procurar a especialização, é dar um passo adiante, é ir onde poucos se dispõem a trilhar. Realmente é um exercício e tanto; mas, pelos frutos do BBO até aqui, podemos afirmar que tem valido a pena.

Com o Board, é possível despertar o espírito de atualização constante e, ainda, fornecer referências e parâmetros do trabalho do especialista à classe odontológica e à comunidade. Os candidatos à obtenção do título de diplomado pelo Board são avaliados quanto aos quesitos diagnóstico, planejamento de tratamento e conhecimento de aspectos da terapia ortodôntica. O exame propicia aos candidatos a oportunidade de rever suas práticas, refletir sobre a importância do cuidado com uma documentação de qualidade, do controle mecânico na condução do tratamento e do empenho na finalização. Dentre os benefícios da certificação, vale destacar as mudanças na conduta profissional - refletidas no grau de satisfação dos pacientes - e a segurança em trabalhar com critérios de padronização, desde a documentação até o seguimento dos casos tratados. No Board, os candidatos têm oportunidade de se autoavaliarem, por meio de uma rígida e detalhada revisão de conduta clínica. Portanto, o processo de certificação representa um passo concreto para a melhoria da qualidade da Ortodontia.

A certificação pelo Board implica que o ortodontista é um estudante por toda a vida. Sua experiência com o Board é uma experiência com o aprendizado: não existe progresso sem aprendizado. E o aprendizado é por toda a vida. O ortodontista deve continuar aprendendo, e a experiência com o Board será um estímulo para o clínico nesse sentido. Em março de 2014, a exemplo do ABO, o BBO iniciará o processo de recertificação, prevista no estatuto e importante para validar a competência continuada.

Quando da criação do BBO, comentei que quem trabalha com as mãos é apenas um trabalhador; a pessoa que trabalha com as mãos e a cabeça é um artesão; e aquela que trabalha com as mãos, a cabeça e o coração é um artista. É preciso, portanto, entendermos a Ortodontia como ciência e arte, porque assim seremos artistas do cotidiano. Mas, é sabido, todo artista precisa de treino, estudo, dedicação e empenho. Talento não é mágica, há de se buscar a excelência com muito trabalho e vigilância. As ferramentas, os parâmetros e as condições para essa especialização contínua são oferecidos pelo BBO. Como a diplomação pelo BBO não é condição para o exercício da Ortodontia, a consolidação do seu principal objetivo (a excelência da atuação profissional) só virá com o tempo e a multiplicação de seus princípios e ideais - semelhante à semente que o lavrador lança sobre a terra, como tradução do trabalho e da fé em frutos futuros. Essa é a missão do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial no tempo presente: lançar a boa semente do desejo e da consciência de especialistas, cada vez mais bem preparados e capacitados, para transformar, para melhor e mais belo, o sorriso e a face dos nossos pacientes.

Roberto Lima Filho

Ex-Presidente do BBO

rlima@me.com

  • A boa Semente do BBO e a Excelência da Especialidade

    A partir da presente edição, o Dental Press Journal of Orthodontics passa a ser o órgão oficial de publicação e divulgação do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO). Essa importante parceria, firmada entre a Dental Press e o BBO, permitirá aos leitores desse renomado periódico conhecerem os avanços e o incansável trabalho do BBO. Recebi do atual presidente do BBO, Dr. Sadí Flávio Horst, o honroso convite para inaugurar este espaço editorial que o Board ocupará anualmente. Assim como um belo sorriso marca positivamente um primeiro encontro, pretendo apresentar a você, leitor, o que o BBO representa para a face da nossa especialidade neste novo milênio. Espero que essa primeira impressão sobre o Board desperte em você o desejo de conhecê-lo mais e melhor. É essa a nossa intenção e desejo ao compor o primeiro editorial do BBO, hospedado nessa edição do DPJO.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Out 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2013
    Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
    E-mail: artigos@dentalpress.com.br