RESUMO
Introdução:
A técnica de decoronação é descrita na literatura desde 1984 e, com base nos resultados disponíveis, pode trazer benefícios consideráveis para o reparo e reabilitação de dentes anquilosados. Com base nesses relatos, seria esperado que esse procedimento fosse bem conhecido pela comunidade odontológica. No entanto, isto não parece ser verdadeiro e esse procedimento não é amplamente utilizado.
Objetivo:
O objetivo deste artigo é apresentar literatura adequada que discuta a decoronação e avalie as perspectivas do procedimento, tanto em relação à técnica quanto aos benefícios em longo prazo para o paciente.
Métodos:
Foi realizada revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs, utilizando as seguintes palavras-chave: “decoronation”, “ridge preservation decoronation”, “decoronation ankylosis”. Além disso, um relato de caso demonstrará a técnica de maneira sistemática e detalhada.
Resultados:
Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 27 artigos que apresentam consistência quanto à decoronação.
Conclusão:
Há escassa disponibilidade de trabalhos científicos relacionados ao tema para corroborar e discutir a técnica. Esse artigo reforça os benefícios desse procedimento e revisa a decoronação na tentativa de fornecer um possível tratamento para dentes anquilosados em pacientes em crescimento.
Palavras-chave:
Má oclusão; Classe II de Angle; Anquilose dentária; Decoronação