Acessibilidade / Reportar erro

Prevalence of dental anomalies of number in different subphenotypes of isolated cleft palate

OBJETIVO:

o propósito deste estudo foi avaliar radiograficamente a prevalência das anomalias dentárias de número (agenesias e supranumerários), na dentição permanente, em diferentes subfenótipos da fissura isolada de palato, em pacientes pré-adolescentes.

MÉTODOS:

foram investigadas, de forma retrospectiva, 300 radiografias panorâmicas de pacientes com fissura palatina (pós-forame), de 9 a 12 anos de idade, matriculados em um mesmo centro. A amostra foi dividida em dois grupos de acordo com a extensão/gravidade da fissura palatina: completa e incompleta. O teste qui-quadrado foi utilizado para comparação intergrupos das prevalências de anomalias avaliadas (p < 0,05).

RESULTADOS:

a agenesia dentária foi encontrada em 34,14% dos pacientes com fissura pós-forame completa e em 30,27% com fissura pós-forame incompleta. A prevalência de dentes supranumerários correspondeu a 2,43% nos pacientes com fissura palatina completa e a 0,91% no grupo com fissura palatina incompleta. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos quanto à prevalência de agenesias dentárias e supranumerários. Não se observou diferença sexual quanto à prevalência de fissura dentro de cada grupo de estudo.

CONCLUSÃO:

os pacientes pré-adolescentes com fissura palatina apresentam maior prevalência de anomalias dentárias em relação à população em geral. A gravidade da fissura palatina parece não se associar com a prevalência de anomalias dentárias de número.

Fissura palatina; Anormalidades dentárias; Radiografia panorâmica


Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br