Acessibilidade / Reportar erro

Cartas

CARTAS

SciELO e Qualis A: responsabilidades e significados desta conquista pela Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

No mundo financeiro, os negócios desejáveis são em euro ou em dólar. Claro que outras moedas como o iene, o real e o rublo são interessantes, mas ... nem tanto quanto!

No mundo acadêmico a moeda corrente é a citação bibliográfica do trabalho científico por outras publicações de pesquisadores do mundo inteiro. Quanto mais for citado um trabalho, maiores são os indicadores de sua importância! Como saber se o trabalho é bom ou ruim? A resposta está no número de citações e para isto existe um índice internacional que as pontifica.

O que deveríamos preferir: ter um trabalho citado centenas de vezes ou ter uma centena de trabalhos com poucas citações de cada um? A primeira alternativa seria minha resposta.

Qual é a chance de um trabalho ser lido? Depende da acessibilidade do veículo em que ele foi publicado e isto está ligado também ao idioma em que este é publicado. A acessibilidade do veículo está ligada a: 1) número de exemplares por tiragem; 2) por onde circula a revista: em todos os países, em um único país, em todos os estados ou apenas em um estado do país; 3) da quantidade e tipo de assinantes, como centros de pesquisa, universidades, bibliotecas, banco de dados e redes de informação na Internet, inclusive para o público em geral. Ao escolher e avaliar uma revista, a palavra chave é acessibilidade: quanto maior, aumenta a chance dos seus trabalhos serem lidos e citados por outros estudiosos.

Se o trabalho for produto de qualidade, de muito empenho, incluindo o financeiro, pense bem onde irá publicá-lo!

A acessibilidade aumentada expõe mais o trabalho e circula mais rapidamente a informação nova gerada. Se a revista ficar aberta e acessível em um portal da Internet aumentará a chance do mesmo ser resgatado, lido e citado. Gostemos ou não a moeda científica é a citação: quanto mais citado seu trabalho, maior sua valorização pessoal, maior a sua chance de obter recursos para pesquisa em seu departamento, maior peso terá seu currículo, maior será o seu salário. É cruel, muito cruel, mas é a realidade de nosso tempo.

Algumas redes e portais na Internet expõem revistas à comunidade científica e ao público em geral, gratuitamente, mas isto implica em maior acessibilidade para estas revistas e como são exigentes na escolha das mesmas, os critérios são rígidos, elas adquirem maior credibilidade juntos aos pesquisadores.

A FAPESP e seus parceiros BIREME e CNPq criaram e mantém a SciELO (Scientific Eletronic Library Online), uma rede que disponibiliza revistas nacionais à comunidade científica mundial. Mas, como sempre criteriosa, a FAPESP exige qualidade e por isto apenas são incluídas as melhores revistas. Fazer parte da SciELO implica em qualidade e acesso à melhor produção científica nacional.

Um atestado desta realidade é dado pela CAPES que, ao avaliar os programas de pós-graduação brasileiros e sua produção científica, classifica as revistas em Qualis A (ótimas), Qualis B (boas) e Qualis C (regulares). Para a CAPES, uma revista Qualis A deve fazer parte da SciELO, este é o critério.

Na Odontologia do país até 2005 apenas 4 revistas faziam parte da SciELO e eram Qualis A para a CAPES (Brazilian Dental Journal, Brazilian Oral Research, Journal of Applied Oral Science, Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo). Todas estas revistas são editadas e ou apoiadas financeiramente, direta ou indiretamente, implícita ou explicitamente, por universidades e/ou entidades públicas de reconhecido mérito no cenário científico nacional. São revistas que abrangem todas as áreas e especialidades da Odontologia.

No final de 2005 tivemos uma grande conquista: a Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial foi aceita e incluída na SciELO!

Acompanho esta revista, e a empresa que a publica, desde o início: um empreendimento do Prof. Dr. Laurindo Zanco Furquim e sua equipe para realizar o sonho da Ortodontia brasileira em ter um nobre e reconhecido veículo de publicações científicas. Dez anos depois, o sucesso é traduzido pela credibilidade e certificação de qualidade que representa a sua inclusão na rede SciELO e sua decorrente inclusão pela CAPES como revista Qualis A.

A honestidade de propósito, a seriedade do trabalho e o reconhecimento por órgãos transparentes e de altíssima credibilidade aumentam a responsabilidade, mas neste momento só consigo expressar minha alegria com duas palavras: Viva! Parabéns!

Alberto Consolaro

Queridos Laurindo, Teresa e esplêndida equipe:

Há alguns que se encolhem e escondem-se frente ao torvelinho das tormentas.

Outros, levantam-se e com coragem, eficiência e determinação lançam-se no presente com vistas no futuro. Assim são vocês, com esta maravilhosa têmpera, que deve ser louvada e imitada.

A inclusão da Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial na biblioteca SciELO é mais do que um passo na direção certa; é um salto para as grandes mudanças que estão acontecendo nas comunicações científicas.

As Revistas Impressas e sua inclusão digital na WEB voltam-se, cada vez mais, para o clínico, buscando, acertadamente, a demanda. Porém, isto restringe o espaço para os trabalhos científicos de pesquisa, com rigor da metodologia científica, oriundo de dissertações e outros, que enriquecem a Odontologia. O espaço para esta preciosa produção científica deve ser encontrado nas Revistas Virtuais, com formato, critérios e requisitos próprios.

Este é o novo desafio para todos nós, que ansiamos por nos comunicar melhor.

Afetos fraternos,

Cléber Bidegain

Prezados Editores da Revista Dental Press, cumprimentamos a equipe pela merecida conquista, fruto do desempenho e obstinação de seus idealizadores.

Com admiração,

Prof. José Valladares Neto

Disciplina de Ortodontia da FO-UFG, Presidente da ABO-GO

Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso dessa renomada revista.

Vocês realmente merecem. Espero encontrá-los no CIOSP e no Congresso da APEO para transmitir pessoalmente as nossas felicitações.

Atenciosamente,

Paulo Roberto Aranha Nouer.

Presidente da APEO

Parabenizo a Revista, em especial seu editor, pela inclusão dessa conceituada Revista na coleção SciELO Brasil.

Além de ser tão importante no meio odontológico, é também fundamental para o intercâmbio de informações de alto nível científico para a área fonoaudiológica.

Ressalto ainda que é uma grande honra fazer parte de sua equipe de consultores científicos.

Atenciosamente

Esther M. G. Bianchini

Consultora Científica -

Fonoaudiologia

Parabéns a todos da Revista Dental Press.

Em breve espero contribuir com mais artigos.

Atenciosamente,

Fausto Ito

Parabéns!!!!!!!!!!

Que presente de natal!!!!!

Prof. Dr. Paulo César R. Conti

Departamento de Prótese FOB

Universidade de São Paulo

Congratulações ao Dr. Laurindo Furquim e toda a equipe

Um 2006 magnífico para todos.

Orlando Tanaka

Caros amigos da equipe Dental Press, certamente um dos brindes será em homenagem a esta conquista. Saúde!!!!!

Júlio Araújo Gurgel

Adilson L. Ramos

Laurindo Z. Furquim

Parabéns por mais este importante título ou melhor por esta maravilhosa inclusão, extendida à toda a família Dental Press.

Dickson Martins da Fonseca

Queridos amigos Dental Press

Aquela caixa branca, de fino gosto, envolta num laço de fita vermelha que nos presenteou um dia com a edição nº 1, não foi por acaso.

Congratulo-me com o êxito alcançado, faz jus ao trabalho honesto, sério e de qualidade que a equipe Dental Press sempre se propõe e realiza.

Parabéns. Grande abraço aos amigos.

Beatriz França

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Fev 2006
Dental Press Editora Av. Euclides da Cunha nº. 1718 - Zona 5, 87015-180 Maringá-PR-Brasil, Tel.: (44) 3031-9818, Fax: (44) 3262-2425 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: dental@dentalpress.com.br