Acessibilidade / Reportar erro

Na lavoura arcaica1 1 Este artigo é fruto de ensaio apresentado na disciplina "Figurações da família: Psicanálise e Literatura Brasileira", oferecida no Departamento de Letras da FFLCH/USP em 2015. Sou imensamente grata a Yudith Rosembaum por essa parceria de tantos frutos, bem como aos alunos, pela companhia interessada que estimula a criação.

Resumo

Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, é lavoura em diversos campos do arcaico. Neste artigo, a autora procura mostrar aspectos dessa lavoura no campo da língua portuguesa, na qual Raduan cava as palavras e deita o leito para o fluxo delas; no campo da terra, de uma natureza anterior ao labor humano, onde a personagem cava o espaço para o seu corpo; da personagem no interior de si, do próprio corpo e de suas memórias; no interior da intimidade familiar, do discurso paterno, do ventre materno, do amor fraterno; e no campo da literatura, no "texto dos mais velhos", em páginas ancestrais do Ocidente. Todas essas lavouras se cruzam para um acerto de contas do autor com sua própria história.

Palavras-chave:
Lavoura arcaica; Raduan Nassar; História pessoal; Arcaicos

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br