Open-access Consumo de combustível de um trator em função do desgaste, da lastragem e pressão de inflação dos pneus

Ao se utilizar pressão de inflação e a capacidade de carga (lastro) adequadas, pode-se obter um rendimento maior e um prolongamento da vida útil do pneu; além disso, minimizam-se os problemas de perda de tração, aumento de patinhagem e consumo de combustível. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o consumo de combustível de um trator agrícola operando com pneus novos e desgastados, em três condições de lastragem e três pressões de inflação, ao trafegar sobre solo compactado com cobertura vegetal. O experimento foi realizado na unidade experimental do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG, em um solo compactado pelo pisoteio de bovinos e com cobertura vegetal. Utilizou-se um trator 4x2 TDA, com potência de 65,62 kW no motor. Os pneus foram do tipo R1, diagonal (dianteiros: 12,4-24; traseiros: 18,4-30), sendo que a altura média das garras dos pneus novos foi de 0,3 e 0, 35 m para os pneus dianteiros e traseiros, respectivamente, e nos pneus desgastados, 0,018 e 0,0045 m para os pneus dianteiros e traseiros, simultaneamente. Os resultados evidenciaram vantagens para o trator quando equipado com pneus novos.

máquinas agrícolas; ensaio de trator; força de tração


location_on
Associação Brasileira de Engenharia Agrícola Associação Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, Departamento de Engenharia - FCAV/UNESP, Via de Ac. Prof. Paulo Donato Castellane, KM 05, CEP: 14884-900 , Phone: +55 (16) 3209-7619, WhatsApp: +55 (16) 98118-8978 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: revistasbea@sbea.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro