Acessibilidade / Reportar erro

Flipped Classroom no ensino de gerenciamento em enfermagem: relato de experiência

Resumo

Objetivo:

Relatar a experiência do uso de dois métodos de Flipped Classroom na atividade curricular Organização dos Serviços de Saúde de um curso de graduação em enfermagem.

Método:

Relato de experiência de ensino desenvolvida no segundo semestre de 2016 e no primeiro de 2017 por meio da introdução de Just in Time Teaching e Peer Instruction em três conteúdos programáticos.

Resultados:

Os métodos flipped foram introduzidos em duas turmas. Na turma um foram introduzidos o Peer Instruction e o Just in Time Teaching, em aulas de alinhamento organizacional e processo administrativo, respectivamente. Na turma dois, apenas o Just in Time Teaching, em aulas de processo de trabalho e de processo administrativo.

Conclusão:

Os estudantes tiveram dificuldade com a integração do estudo individual. Iniciativas isoladas de inserção podem dificultar o planejamento do professor e a estruturação pedagógica de abordagem do conteúdo.

Palavras-chave:
Enfermagem; Ensino; Sala de Aula Invertida

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com