Acessibilidade / Reportar erro

Estado da arte da produção stricto sensu da enfermagem brasileira sobre saúde da população rural

Estado del arte de la producción stricto sensu de la enfermería brasileña sobre la salud de la población rural

Resumo

Objetivo

caracterizar a produção Stricto sensu da pós-graduação brasileira em Enfermagem sobre a temática saúde da população rural.

Método

revisão compreensiva realizada por meio da Plataforma Sucupira. Estabeleceram-se, como amostra, dissertações e teses de mestrado e doutorado das quais foram extraídas informações que constituíram dois bancos de dados submetidos à análise estatística descritiva e textual.

Resultados

118 relatórios de pesquisa compuseram a amostra. Identificou-se maior quantitativo de estudos produzidos do tipo dissertação de mestrado, provenientes da região Sul do Brasil, publicados entre 2015 e 2016 e que utilizaram abordagens quantitativas. A análise exploratória permitiu constatar que as pesquisas desenvolvidas versavam sobre três temáticas centrais: políticas públicas e serviços de atenção à saúde, cuidado cultural no contexto familiar e saúde do idoso rural.

Conclusões e implicações para a prática

a produção sobre a saúde rural em nível de pós-graduação Stricto sensu em Enfermagem no Brasil aponta para um novo leque de possibilidades de investigação e poderá contribuir para as práticas de cuidado que os enfermeiros rurais realizam.

Palavras-chave:
Saúde da População Rural; Enfermagem; População Rural; Zona Rural; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com