Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização do consumo de álcool de uma população adscrita à estratégia Saúde da Família

Caracterización del consumo de alcohol en una población adscrita a la estrategia Salud de la Familia

O objetivo deste estudo foi caracterizar o consumo de álcool de uma população adscrita à Estratégia Saúde da Família (ESF) do município do Rio de Janeiro, Brasil.

Métodos:

Inquérito domiciliar desenvolvido com amostra de 301 indivíduos que reponderam a um formulário contendo variáveis de caracterização sociodemográfica e do consumo de álcool, além do Alcohol Use Disorders Identification Test. A análise exploratória dos dados foi feita no software SPSS versão 13.0 com distribuição de frequências simples.

Resultados:

A proporção de abstêmios mostrou-se alta (50,5%); no entanto, identificaram-se elevados níveis de consumo excessivo de álcool entre os bebedores (75,2%).

Conclusão:

Destaca-se a importância da ESF, e, também, que as políticas públicas brasileiras consideram o desenvolvimento de ações de prevenção ao consumo excessivo de álcool, por meios da disseminação de informações sobre as consequências negativas deste consumo à saúde e à qualidade de vida do indivíduo e das populações.

Consumo de bebidas alcoólicas; Programas de rastreamento; Programa Saúde da Família; Enfermagem em saúde pública


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com